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Passos para alimentação saudável para crianças na fase pré-escolar e escolar

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Fase Pré-escolar e Escolar, diminuição do apetite, socialização e interação com o mundo digital.

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O período pré-escolar caracteriza-se por diminuição na velocidade de crescimento e, portanto, diminuição do apetite. Associa-se a esses aspectos a atenção desviada para outras atividades, como andar e mexer em objetos espalhados pela casa.

A maior socialização e independência , características da fase escolar promovem melhor aceitação de preparações alimentares diferentes e mais sofisticadas. Entretanto, é nessa fase que se inicia o comportamento sedentário, às vezes origem social ou cultural, como videogame, computador, televisão ou celular.

10 passos para alimentação saudável para crianças na fase pré-escolar e escolar

O período pré-escolar caracteriza-se por diminuição na velocidade de crescimento e, portanto, diminuição do apetite. Associa-se a esses aspectos a atenção desviada para outras atividades, como andar e mexer em objetos espalhados pela casa.

A maior socialização e independência , características da fase escolar promovem melhor aceitação de preparações alimentares diferentes e mais sofisticadas. Entretanto, é nessa fase que se inicia o comportamento sedentário, às vezes origem social ou cultural, como videogame, computador, televisão ou celular.

10 passos para alimentação saudável para crianças na fase pré-escolar e escolar

O Ministério da Saúde/Organização Pan-Americana de Saúde adotam os 10 passos como guia para alimentação saudável para crianças na fase pré-escolar e escolar:

  1. Procure oferecer alimentos de diferentes grupos, distribuindo-os em pelo menos 3 refeições e dois lanches por dia.
  2. Inclua diariamente alimentos como: cereais, tubérculos, raízes, pães e massas, fontes de energia, distribuindo entre as refeições e lanches durante o dia.
  3. Procure oferecer diariamente legumes, verduras e frutas como parte das refeições da criança.
  4. Ofereça feijão com arroz pelo menos 5 vezes por semana.
  5. Ofereça diariamente leite e derivados nos lanches, e carnes, aves, peixes e ovos nas refeições..
  6. Alimentos gordurosos e frituras devem ser evitados, prefira alimentos assados, grelhados ou cozidos.
  7. Evite oferecer refrigerantes e sucos industrializados, balas, bombons, biscoitos doces e recheados, salgadinhos e outras guloseimas no dia-a-dia.
  8. Diminua a quantidade de sal na comida.
  9. Estimule a criança a beber bastante água e sucos naturais de frutas durante o dia, de preferência nos intervalos das refeições, para manter a hidratação e a saúde do corpo.
  10. Incentive a criança a ser ativa e evite que ela passe muitas horas assistindo TV, jogando videogame ou brincando no computador/celular.

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