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Psicoterapia pais-bebê

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Psicoterapia pais-bebê

Constitui-se importante fonte de angústia e sofrimento para os pais quando estes veem-se diante de uma dificuldade específica na interação ou relacionamento com o seu bebê, ou ainda quando sentem-se incapazes de aliviar um sofrimento ou mal-estar que este demonstra. Tal situação pode desorganizar emocionalmente os pais, dificultando ainda mais sua relação com o bebê, impactando negativamente em seu desenvolvimento.

A psicoterapia pais-bebê tem sido uma das abordagens que vem sendo recentemente mais utilizada no tratamento dos distúrbios nas relações iniciais pais-bebê. Seu objetivo é melhorar a relação entre os pais e o bebê entre os 0 e 3 anos de vida, de modo que estes possam ir reconhecendo e compreendendo o que bebê lhes quer comunicar, empoderando-se novamente de seu papel, facilitando o desenvolvimento saudável do bebê.

Qual a função do Psicólogo na Psicoterapia pais-bebê ?

O psicólogo traduz a comunicação do bebê, dando “voz” àquilo que ele não é capaz de expressar através de palavras, de modo que os pais possam compreender suas necessidades especificas. Compreendendo melhor o que seu bebê tem a dizer, suas necessidades e estados emocionais, os pais se reasseguram de suas funções parentais, podendo atuar com o bebê de forma mais tranquilizadora e asseguradora, o que facilita o desenvolvimento das capacidades do bebê em expressar seus desejos e necessidades de forma compreensível aos pais.

Sabe-se da importância dessas primeiras relações com os pais, ou com os principais cuidadores, para o bem-estar e bom desenvolvimento psíquico e emocional. Desta forma, é fundamental que os pais busquem ajuda o mais cedo possível para que possam agir de modo a prevenir o surgimento de dificuldades e entraves no desenvolvimento do bebê, promovendo seu fortalecimento emocional e psíquico.

A chegada de um novo membro na família normalmente traz sentimentos como felicidade, êxtase e preocupações. Isso porque a partir desse momento uma nova jornada desconhecida se inicia para os pais. Dessa forma, é muito comum, principalmente durante os primeiros anos de vida, que os responsáveis não consigam lidar de forma apropriada com as dificuldades do bebê. E é nesse sentido, que a psicoterapia para pais-bebê tem sido cada vez mais procurada.

No intuito de criar estímulos para incentivar e sejam concretizados durante o desenvolvimento do novo membro da família, a psicoterapia pais-bebê promove uma abordagem mais integrada entre a relação pais-filhos. Contudo, por ser uma nova abordagem, algumas pessoas ainda apresentam algumas dúvidas sobre o tema. Por isso, confira neste artigo mais detalhes sobre o que a psicoterapia pais-bebê e como ela pode ajudar no desenvolvimento saudável de uma criança.

O que é psicoterapia pais-bebê?

De forma geral, a psicoterapia pais-bebê pode ser entendida como a criação de um laço mais harmonioso entre pais e bebê, principalmente na primeira infância, a fim de evitar distúrbios psicológicos e físicos durante o crescimento da criança.

Portanto, essa intervençãovisa criar estratégias e mecanismos para melhorar a relação entre pais e o bebê. Com isso, é possível desenvolver um ambiente mais propício para que os responsáveis consigam compreender as informações que o bebê está querendo passar, facilitando o desenvolvimento e comunicação entre ambos, como também estimulá-los de uma maneira adequada, criando um ambiente propício para estes..

Qual a origem da psicoterapia pais-bebê?

A primeira abordagem no âmbito da psicologia pais-bebê foi realizada em 1970 por Selma Fraiberg, quando ela empiricamente começou a observar que grande parte das dificuldades psicocognitivas dos bebês, e até mesmo doenças patológicas, surgiam no início precoce da vida. Até esse momento havia poucos estudos sobre como a construção do relacionamento entre pais e filhos nos estágios iniciais da vida poderiam impactar no desenvolvimento deles.

Nesse sentido, a pesquisadora observou que alguns sinais de risco do bebê, como alterações na digestão, alimentação, sono, respiração, comportamento e problemas de pele começaram a ser apresentados nos primeiros anos de vida, representando os primeiros sintomas de uma comunicação em sofrimento. Dessa forma, recentemente, vários estudos têm sido feitos trazendo como objeto de análise a psicoterapia pais-filhos e como esta pode beneficiar a relação, permitindo que mães e pais se tornem mais sensíveis às necessidades de seus filhos.

Quais os benefícios da psicoterapia pais-bebê?

Existem uma série de benefícios que podem ser percebidos ao adotar a psicoterapia pais-bebê durante os estágios iniciais da vida da criança. Isso ocorre principalmente porque é incentivado a criação do vínculo materno com o seu bebê de forma mais sensível e sensitiva.

Com isso, os responsáveis conseguem entender melhor as necessidades que são informadas pelos bebês e sejam mais proativos para modificarem modelos internos de funcionamento, bem como tornar o envolvimento afetivo mais positivo e significante para o bebê.

Essa comunicação mais fluida e harmônica, é capaz de aumentar a qualidade da relação dos pais com a criança. Isso porque ajuda a desenvolver a construir o “eu” do bebê, sendo esse aspecto a base que servirá para os futuros relacionamentos da criança com o ambiente externo.

Dessa forma, ao construir a representação da proteção e segurança no pequeno indivíduo, isto poderá contribuir para o desenvolvimento da sua autonomia e do sistema psíquico como um todo. Por isso é possível dizer que os benefícios podem ser levados para além dos resultados a curto prazo, ajudando também na criação de ambiente mais comunicativo e acolhedor para os filhos durante todo seu amadurecimento.

Entenda qual a função do Psicólogo nessa psicoterapia

Uma das grandes dificuldades dos pais durante os primeiros anos de desenvolvimento do bebê se dá ao fato de que eles não são capazes de se expressar como os adultos. Portanto, ao sentir alguma dor ou desconforto, a criança é incapaz de pôr em palavras quais são os sintomas, tornando mais difícil a tarefa dos pais em compreender as necessidades daquele pequeno indivíduo.

Dessa forma, a função principal do psicólogo é “traduzir” as sensações que o bebê não consegue expressar de forma autônoma. Ao compreender melhor o que aquela criança está tentando expressar, ajuda a estabelecer uma troca mais fluida e assertiva dos pais para ela.O psicólogo que atua nessa área portanto, possui técnicas e estratégias fundamentais para auxiliar os pais na construção da comunicação entre ambas as partes.

Conclusão

Ao final desse texto, é importante que tenha ficado claro como a abordagem psicoterápica pais-bebê é fundamental para ajudar os adultos responsáveis na criação saudável de uma criança. Como resultado, essa abordagem pode ser vista principalmente como uma intervenção precoce visando a prevenção de riscos e também de transtornos do desenvolvimento infantil, centrado na relação mãe-bebê/pai-bebê.

Se você gostaria de ter acesso a mais informações sobre esse tipo de atendimento, basta entrar em contato com a clínica Clia Psicologia. Dessa forma, é possível criar um laço mais forte e acolhedor entre pais e bebês durante os primeiros estágios de vida.

Conheça algumas histórias ...

Nossos especialistas

Dra. Ana Paula Magosso

Psicóloga Clínica

Doutora em Psicologia da Saúde pela UMESP, Mestre em Psicologia da Saúde pela UMESP, Psicóloga Clínica graduada pela UMESP, com pós-graduação lato sensu em Neuropsicologia Clinica,

Fabio Bonilha Cavaggioni

Psicanalista

Formado em Psicologia Positivista, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Psicanalista graduado pela S.B.P.I., com especialização em Psicopatologia e Comportamento Borderline

Regiane A. Crippa

Fonoaudióloga

Fonoaudióloga graduada pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina, com aprimoramento profissional pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Especialização em Aprendizagem pela Faculdade de Medicina do ABC.

Sabrina Costa Laqua

Psicóloga

Psicóloga clínica formada pela UMESP. Mestrado Internacional na Universidade de Leiden- Holanda, em Psicologia da Criança e do Adolescente, com foco em problemas de aprendizagem.

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