Curso ABA em ambiente escolar
ABA PARA ESCOLAS E EDUCADORES Curso ABA em ambiente escolar Como auxiliar aluno com transtorno do espectro autista na escola O curso tem
8:00 às 21:00
(11) 95328-8942
Camila Domeniconi
Formação ABA
ABA, sigla para Applied Behaviour Analysis, ou Análise do Comportamento Aplicada, como é conhecida no Brasil trata-se de uma abordagem da psicologia comportamental que foi adaptada e aplicada ao tratamento e ensino de crianças portadoras de diversos transtornos e psicopatologias, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositor-Desafiador (TOD), dentre outros. Baseia-se nos princípios de reforço positivo, solicitações graduais, repetição e as divisão das tarefas em pequenas partes, ensinadas inicialmente em separado.
A literatura nacional e internacional mostra que crianças que recebem intervenção comportamental em geral, obtém avanços significativos.
Em um programa ABA de qualidade, procedimentos de modificação de comportamento são claramente especificados. As instruções e dicas (prompts), reforçadores (“recompensas”) e materiais que são usados para desenvolver cada habilidade são determinados individualmente para cada paciente.
Para a aplicação adequada é efetiva da ABA, é fundamental uma formação sólida e consistente.
Capacitar profissionais e estudantes para o planejamento, aplicação e a análise de procedimentos de ensino com base na Análise do Comportamento Aplicada.
Módulo 1 – Princípios Básicos 04/03
– O que é a Aba e por quê funciona;
– Princípios básicos: consequências e controle de estímulos;
– Um olhar sobre consequências coercitivas;
– Discriminação e Generalização;
– Operações Motivadoras;
Módulo 2 – Entendendo a função dos comportamentos 01/04
– Análise Funcional: como fazer, para quê e quando?;
– Os diferentes tipos de Análise Funcional
– Praticando a análise funcional
Módulo 3 – Procedimentos de ensino 06/05
– Modelagem e modelação;
– Tentativas discretas;
– Ensino incidental;
– Análise da tarefa;
– Procedimentos de dicas
Módulo 4 – Construindo e avaliando currículos – Comunicação 17/06
– Linguagem receptiva – o que é, como avaliar e como promover;
– Operantes verbais – o que são;
– Ensino de mando;
– Ensino de tato;
– Promovendo habilidades comunicativas
Módulo 5 – Construindo e avaliando currículos – Habilidades Sociais 1 – 01/07
– Habilidades Sociais
– Reconhecendo e praticando a assertividade
– O TEA e as habilidades sociais
– A importância do brincar como promotor das habilidades sociais
Módulo 6 – Construindo e avaliando currículos – Habilidades Sociais 2 – 05/08
– Como identificar sentimentos;
– Como expressar sentimentos;
– Evitar e gerenciar conflitos
– Praticando a construção de um currículo para expressão de sentimentos negativos
– Praticando e ensinando a empatia
Módulo 7 – Construindo e avaliando currículos – Habilidades Acadêmicas – 02/09
– Leitura
– Escrita
– Matemática
– Praticando a construção de um currículo para ensino de leitura
Módulo 8 – Construindo e avaliando currículos – Habilidades de vida diária – 11/11
– Procedimentos eficazes para o ensino de habilidades de auto cuidado
– Como envolver pais e educadores
– Como motivar o aprendiz para o auto cuidado
– Praticando a construção de um currículo para uma habilidade de vida diária
Módulo 9 – Inclusão escolar – 07/10
– Ensino colaborativo
– Plano de desenvolvimento individualizado – o que é e como construir
– Acompanhamento do aluno com TEA em sala de aula
Módulo 10 – Revisão de conceitos e procedimentos – 02/12
Oficina e produção de programas de ensino em sala de aula e em casa
Camila Domeniconi
Psicóloga, doutorado pela Universidade Federal de São Carlos com estágio no Eunice Kennedy Shriver Center / University of Massachusetts Medical School. Pós doutorado na Universidade do Minho e Universidade de Barcelona. Docente do Departamento de Psicologia e orientadora de alunos de mestrado e doutorado no Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Bolsista Produtividade do CNPq.
Com Certificado emitido pela UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos
O Curso Formação ABA, voltando a possibilidade de realizar os encontros 100% Presenciais, retomaremos as atividades no Presencial, TRANSMITINDO AO VIVO para o Online também, ou seja, você vai poder assistir o curso tanto Presencial quanto Online.
Cada Aula fica gravada para acompanhamento durante 90 dias, podendo assistir ao Replay durante este período.
Data Horário e Local
Início do Curso : 04 de março de 2023
Duração: 10 meses
Horário: das 8 às 12h e das 13h às 17h (1h de almoço)
Carga horária: 80 horas
Início do Curso : 04 de Março de 2023
Duração: 10 meses
Horário: das 8 às 12h e das 13h às 17h (1h de almoço)
* A vaga não é garantida, pois é limitada por quantidade e por ordem de pagamento para o curso.
* Será redirecionada para o Sistema de Pagamento EDUZZ, uma plataforma segura.
ABA PARA ESCOLAS E EDUCADORES Curso ABA em ambiente escolar Como auxiliar aluno com transtorno do espectro autista na escola O curso tem
FORMAÇÃO ABA Curso de Formação em ABA Introdução aos conceitos da Análise Aplicada do Comportamento: dos princípios básicos a programação de ensino. Adequada
FORMAÇÃO ABA Curso de Formação em ABA Introdução aos conceitos da Análise Aplicada do Comportamento: dos princípios básicos a programação de ensino. Adequada
Rua Vitória Régia, 1095
Santo André
São Paulo
(11) 953288942
(11) 4424-1284
secretaria@cliapsicologia.com.br
É um procedimento de investigação detalhada que tem como objetivo mensurar e descrever o perfil de desempenho cognitivo, avaliando o funcionamento das funções cognitivas tais como: memória e aprendizagem, atenção e função executiva, percepção, visuoconstrução e visuopercepção, habilidades acadêmicas e aspectos emocionais. Ela pode ser realizada sempre que houver suspeitas de alterações cognitivas.
A dificuldade/seletividade alimentar é tratada muitas vezes de forma interdisciplinar, as áreas envolvidas conforme necessidade são: fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e nutrição.
Iniciamos com uma entrevista com um desses profissionais, para entender melhor o caso de forma individual e encaminhar para as avaliações necessárias.
Buscar uma equipe interdisciplinar que faça uma avaliação global do desenvolvimento, pois o atraso na fala pode estar relacionado a diferentes aspectos e apenas uma visão integral do sujeito, da família e do contexto social pode indicar, com efetividade, o melhor projeto terapêutico para cada um.
O atendimento psicológico de bebês tem por objetivo identificar precocemente riscos para o desenvolvimento, e é sempre realizado considerando a dupla mãe -bebê e a tríade pai-mãe-bebê.
Iniciamos com uma entrevista com um desses profissionais, para entender melhor o caso de forma individual e encaminhar para as avaliações necessárias.
Não, a CLIA é uma clínica com atuação interdisciplinar que atende pessoas de todas as idades. Oferecemos intervenção comportamental para indivíduos com TEA, mas também oferecemos para outros públicos e temos intervenções convencionais com profissionais especializados em diversos assuntos além do autismo.
Iniciamos com uma entrevista com um desses profissionais, para entender melhor o caso de forma individual e encaminhar para as avaliações necessárias.
Rua Vitória Régia, 1095
Santo André
São Paulo
(11) 953288942
(11) 4424-1284
secretaria@cliapsicologia.com.br
© Todos Direitos Reservados a Clia Psicologia | Desenvolvido por Novagencia.
© Direitos de Imagem a Freepik