Curso ABA Naturalistico
ABA NATURALISTICO Curso ABA Naturalístico Intervenções Naturalísticas e Análise do Comportamento Adequada para o trabalho terapêutico onde visa o desenvolvimento natural da criança,
8:00 às 21:00
(11) 95328-8942
ABA, sigla para Applied Behaviour Analysis, ou Análise do Comportamento Aplicada, como é conhecida no Brasil trata-se de uma abordagem da psicologia comportamental que foi adaptada e aplicada ao tratamento e ensino de crianças portadoras de diversos transtornos e psicopatologias, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositor-Desafiador (TOD), dentre outros. Baseia-se nos princípios de reforço positivo, solicitações graduais, repetição e as divisões das tarefas em pequenas partes, ensinadas inicialmente em separado.
A literatura nacional e internacional mostra que crianças que recebem intervenção comportamental em geral, obtém avanços significativos.
Em um programa ABA de qualidade, procedimentos de modificação de comportamento são claramente especificados. As instruções e dicas (prompts), reforçadores (“recompensas”) e materiais que são usados para desenvolver cada habilidade são determinados individualmente para cada paciente.
Para a aplicação adequada é efetiva da ABA, é fundamental uma formação sólida e consistente.
Adequada para o trabalho terapêutico onde visa o desenvolvimento natural da criança, conectado as motivações, interesses e desenvolvimento apresentado pela criança.
Módulo 1
– Princípios;
– Pressupostos;
– Importância e evidências científicas.
Módulo 2
Intervenções naturalísticas e a família do aprendiz no espectro do autismo
– Características da família com TEA;
– Como garantir o envolvimento da família e qual a importância;
– Relatos científicos com envolvimento de famílias.
Módulo 3
Organização da intervenção naturalística
– Como planejar;
– Como registrar;
– Tomada de decisões;
– Planejando uma atividade naturalística.
Módulo 4
Motivação social
– Como aumentar motivação das crianças para o ambiente social?
– Planejando condições para o aumento da motivação social na rotina.
Módulo 5
Comunicação
– Quais as estratégias naturalísticas mais utilizadas para promover a linguagem das crianças?
Módulo 6
Brincadeira
– Importância de aprender a brincar para o desenvolvimento;
– Como despertar o interesse das crianças pelos brinquedos e pelas brincadeiras?
– Promovendo variações nas brincadeiras e no uso dos brinquedos.
Módulo 7
Independência, auto regulação e os comportamentos desafiadores
– Evidências empíricas de promoção de independência a partir de intervenções naturalísticas;
– Estratégias para lidar com o comportamento desafiador
– Prática e discussão síncrona
Camila Domeniconi
Aulas teóricas em formato online, ao vivo, com apresentações, dinâmicas e atividades assíncronas.
Ao todo serão 7 módulos de 8 horas cada, com 14 aulas de 3 horas por semana, sendo 6 horas de atividade síncrona + 2 horas de assíncrona em cada módulo.
Data Horário e Local
Início do Curso : 28 de maio de 2024
Duração: 5 meses
Horário: Terças-feiras, das 19h às 22h
Carga horária: 56 horas
Início do Curso : 28 de maio de 2024 (Terças-feiras, das 19h às 22h)
Duração: 5 meses
Horário: Terças-feiras, das 19h às 22h
* A vaga não é garantida, pois é limitada por quantidade e por ordem de pagamento para o curso.
* Será redirecionada para o Sistema de Pagamento Blinket, uma plataforma segura.
ABA NATURALISTICO Curso ABA Naturalístico Intervenções Naturalísticas e Análise do Comportamento Adequada para o trabalho terapêutico onde visa o desenvolvimento natural da criança,
FORMAÇÃO ABA Curso de Formação em ABA Introdução aos conceitos da Análise Aplicada do Comportamento: dos princípios básicos a programação de ensino. Adequada
FORMAÇÃO ABA Curso de Formação em ABA Introdução aos conceitos da Análise Aplicada do Comportamento: dos princípios básicos a programação de ensino. Adequada
É um procedimento de investigação detalhada que tem como objetivo mensurar e descrever o perfil de desempenho cognitivo, avaliando o funcionamento das funções cognitivas tais como: memória e aprendizagem, atenção e função executiva, percepção, visuoconstrução e visuopercepção, habilidades acadêmicas e aspectos emocionais. Ela pode ser realizada sempre que houver suspeitas de alterações cognitivas.
A dificuldade/seletividade alimentar é tratada muitas vezes de forma interdisciplinar, as áreas envolvidas conforme necessidade são: fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e nutrição.
Iniciamos com uma entrevista com um desses profissionais, para entender melhor o caso de forma individual e encaminhar para as avaliações necessárias.
Buscar uma equipe interdisciplinar que faça uma avaliação global do desenvolvimento, pois o atraso na fala pode estar relacionado a diferentes aspectos e apenas uma visão integral do sujeito, da família e do contexto social pode indicar, com efetividade, o melhor projeto terapêutico para cada um.
O atendimento psicológico de bebês tem por objetivo identificar precocemente riscos para o desenvolvimento, e é sempre realizado considerando a dupla mãe -bebê e a tríade pai-mãe-bebê.
Iniciamos com uma entrevista com um desses profissionais, para entender melhor o caso de forma individual e encaminhar para as avaliações necessárias.
Não, a CLIA é uma clínica com atuação interdisciplinar que atende pessoas de todas as idades. Oferecemos intervenção comportamental para indivíduos com TEA, mas também oferecemos para outros públicos e temos intervenções convencionais com profissionais especializados em diversos assuntos além do autismo.
Iniciamos com uma entrevista com um desses profissionais, para entender melhor o caso de forma individual e encaminhar para as avaliações necessárias.
Rua Vitória Régia, 1095
Santo André
São Paulo
(11) 953288942
(11) 4424-1284
secretaria@cliapsicologia.com.br
© Todos Direitos Reservados a Clia Psicologia | Desenvolvido por Novagencia.
© Direitos de Imagem a Freepik