Whatsapp (11) 953288942 | Telefone (11) 4424-1284

As Variantes do som do grafema R

Junte-se a 1217 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A Fala pode prejudicar o Desenvolvimento Social ?

A fala é o principal meio de comunicação entre as pessoas e quando aparecem dificuldades podem interferir no desenvolvimento social nas diversas fases da vida.

A linguagem oral é o repertório básico para o processo de alfabetização e por isso o desenvolvimento da fala está ligado à linguagem escrita.

Sobre a relação fonema/grafema, existem sons que podem ser representados pela mesma letra e existem letras que tem muitos sons, como o grafema R representativo de toda a variação oral de sons do “r. Exemplos: o “r” forte de “rato” ou “barraco”, o “r” fraco de “parede” e o “r’ de final de silaba nas estruturas consoante-vogal-R e vogal-R, chamado de arquifonema /R/

O português brasileiro possui regionalismos demarcados pelas fronteiras geográficas entre as cidades e os estados do país. Dentre o repertório de sons da fala, é possível destacar a variedade de manifestações fonéticas do arquifonema /R/: a variante fricativa em falantes de Rio de Janeiro, a variante flape é encontrada em São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS); a variante vibrante pode ser observada em algumas regiões de São Paulo (SP) e a variante retroflexa caracteriza o falar “caipira”.

Este arquifonema geralmente é adquirido por volta dos 4:6 anos de idade.

O que acaba por chamar a atenção do professor é quando este som não é produzido pela criança com as características da região onde vive. Mas se a criança produzir qualquer uma das variações na idade esperada significa que ela adquiriu corretamente o som, pois regionalismos não são caracterizados como alteração de fala.

Regiane A. Crippa
Fonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/EPM) no ano de 1999, com Aprimoramento Profissional pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Especialização em Aprendizagem pela Faculdade de Medicina do ABC.
Atuação em ações de promoção da saúde, prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e orientação de aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na linguagem oral e escrita, na articulação da fala, na voz, na fluência e no sistema miofuncional orofacial.

Atendimento clia psicologia

Agende uma Consulta: (11) 4424-1284
Procura Orientação via Whatsapp: (11) 953288942

Fechar Menu