fbpx
Whatsapp (11) 953288942 | Telefone (11) 4424-1284

Tenho um filho autista. O que devo fazer e como agir com meu filho Autista?        

Share on facebook
Share on google
Share on whatsapp

Compartilhe com 1 ou 2 amigos

Tenho um filho autista. O que devo fazer e como agir com meu filho Autista?            

O diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) costuma exercer um efeito avassalador sobre a família, especialmente sobre os pais. Preocupações com o futuro do seu filho, medos, ansiedades e angustias permeiam a vida de mães e pais frente a essa realidade. Sem duvidas, trata-se de uma criança que apresenta um quadro comportamental peculiar, dificuldades nas interações sociais, na comunicação, padrões rígidos e repetitivos que,  por vezes, dificultam a aprendizagem de diversas habilidades fundamentais à vida. Porém, isso não significa que seu filho não aprende ou jamais será capaz de se relacionar!

Qualquer individuo é capaz de aprender, desde atividades básicas de vida diária, como ir ao banheiro, alimentar-se e vestir-se de forma independente, até habilidades mais avançadas, acadêmicas e socioemocionais. Porém, alguns, como aqueles com desenvolvimento atípico, precisam que seja oferecida uma aprendizagem estruturada e sistematizada. Precisam de alguém exclusivamente dedicado a ajuda-los na interação com o meio e com outro.

Destaca-se uma Ciência, conhecida como Ciência ABA ( Análise do Comportamento Aplicada )

Dentre as diversas estratégias existentes voltadas ao desenvolvimento da criança autista, destaca-se a Análise do Comportamento Aplicada – ABA, com inúmeras evidências cientificas de efetividade, não apenas no TEA mas também em outras patologias. Porém, como cada criança é única e singular, só é possível identificar a melhor estratégia para cada um por meio de uma detalhada avaliação interdisciplinar. Desta forma, é possível desenvolver um projeto terapêutico especifico para as necessidades de seu filho, sua família e da escola que ele frequenta.

É preciso ter em mente que, qualquer que seja a abordagem de tratamento de seu filho, é fundamental o envolvimento de todos aqueles envolvidos em seus cuidados.

E os pais?

Precisam ser acolhidos  e amparados em suas angustias para que se fortaleçam e possam colaborar, como apenas eles podem, para o melhor desenvolvimento da criança.

 

Nesta matéria aqui: http://www.criancaesaude.com.br/autismo/crianca-e-saude/aprendi-com-meu-filho-autista/  Marcos Mion fala sobre as Lições que aprendeu com seu filho autista, vale a pena a leitura!

 

Clia Psicologia - Saúde e Educação

A Clia Psicologia, Saúde & Educação tem como maior objetivo promover a prevenção da saúde do individuo em seu aspecto biopsicossocial.

Deixe seu comentário

Quer agendar uma consulta ?

Agende

1ª Consulta Gratuita
  • Agende uma Consulta:
  • Telefone: (11) 4424-1284
  • Whatsapp: (11) 953288942​
agENDAR

Posts Recentes

Facebook da CliaPsicologia

Baixe agora nosso e-book, para ter mais segurança durante a gestação.

Fechar Menu