Whatsapp (11) 953288942 | Telefone (11) 4424-1284

O sentar em W, É Bom ou Ruim ?

O sentar em W, É Bom ou Ruim ?

O sentar em W refere-se à postura na qual a criança, quando sentada ao chão, posiciona as pernas em forma de W. Esse sentar é uma das posturas que as crianças assumem ao brincar, porém ela se torna um problema quando só se senta assim.

A criança deve passar por varias posições sentada durante o brincar. A alternância das posturas ajuda a criança a desenvolver os músculos do tronco e a formar as primeiras noções de equilíbrio e consciência corporal, porem quando ela assume apenas essa postura pode acarretar alterações ortopédicas, no desenvolvimento ósseo e no desenvolvimento motor.

As crianças menores de um ano e meio preferem esta posição, pois essa postura requer menos equilíbrio durante as atividades porem as consequências da permanência por longos períodos nesta postura pode gerar atraso nas aquisições de controle de tronco, noções de consciência corporal e equilíbrio.

A falta das transferências laterais e a diminuição em cruzar a linha média podem acarretar em um prejuízo no desenvolvimento da dominação manual. A criança não realiza rotações para alcançar os brinquedos que se encontra ao seu redor e também não leva a mão esquerda a alcançar um objeto no lado direito do corpo, a criança tende a usar a mão direita no lado do corpo e a mão esquerda no lado esquerdo do corpo.

Modificar as Posturas Sentadas, Aprimora o Controle Muscular

Por isso que quando a criança brinca modificando suas posturas sentadas ela aprimoram o controle muscular, são capazes de realizar rotações de tronco, inclinações, transferências de peso laterais, reações de proteção e trabalham também a dissociação de cinturas.

E isso da sentido a frase “Para se ter um bom controle distal é preciso ter boa estabilidade proximal”. Em outras palavras, para escrever, utilizar talheres, ou qualquer outra atividade que exija controle distal, é preciso que o tronco seja estável e ofereça boa sustentação aos músculos que vão movimentar o braço.

Assim, se uma criança varia suas posturas sentadas e desenvolve o controle postural de tronco, então esta boa estabilidade proximal irá oferecer um melhor controle dos membros superiores permitindo que elas manipulem livremente os brinquedos e desenvolvam suas habilidades manuais.

Sentar em W apresenta algumas características no controle do tronco como:

Aumento da base de sustentação quando comparada com outras posturas sentadas, isso lhe garante maior estabilidade estática e menor necessidade de ajustes posturais. Podemos comparar isso a uma pessoa que bebeu muito e necessita afastar as pernas para manter o equilíbrio.

E também afeta o centro de gravidade dificilmente ultrapassará a sua base de sustentação (a área ocupada pelo “W”), desta forma, os músculos do tronco terão pouco trabalho para manter o equilíbrio. Porem olhando assim a criança tem equilíbrio e estabilidade, mas isso não permite o desenvolvimento dela, pois é na instabilidade que se desenvolve as reações posturais e a força dos músculos do tronco.

Pensando na parte ortopédica, o sentar em W pode ocasionar algumas alterações. Os quadris encontram-se no limite a rotação interna, predispondo a criança a problemas ortopédicos futuros. Além disso, esta posição anormal favorece a instalação de encurtamentos e contraturas musculares, particularmente nos isquiotibiais, adutores do quadril e tríceps sural. A postura em “W” também pode afetar o desenvolvimento ósseo, favorecendo a anteversão da cabeça do fêmur e rotação interna da tíbia.

Por isso a melhor forma de prevenir e observar a criança ao brincar e se a postura assumida for essa sem alteração para outras deve se reposicionar as pernas da criança a frente mas comunicando a de que esta posição não e correta para ajudar criar uma consciência corporal. E se necessário procurar ajuda terapêutica.

Fabiana Sarilho de Mendonça, fisioterapeuta da Clia Psicologia, Saúde & Educação

Clia Psicologia - Saúde e Educação

A Clia Psicologia, Saúde & Educação tem como maior objetivo promover a prevenção da saúde do individuo em seu aspecto biopsicossocial.

Deixe seu comentário

Quer agendar uma consulta ?

Agende

1ª Consulta Gratuita
  • Agende uma Consulta:
  • Telefone: (11) 4424-1284
  • Whatsapp: (11) 953288942​
agENDAR

Posts Recentes

Facebook da CliaPsicologia

Baixe agora nosso e-book, para ter mais segurança durante a gestação.

CONTATO

  • (11) 4424-1284
  • (11) 953288942
  • contato@cliapsicologia.com.br
  • Rua Vitória Régia, 1095
    Santo André - SP

PROGRAMAÇÕES GRATUITAS

© Todos Direitos Reservados a Clia Psicologia. Desenvolvido por Novagencia Digital.

Fechar Menu