Whatsapp (11) 953288942 | Telefone (11) 4424-1284

Nomofobia e Dependência Digital - Não consigue Largar o Celular

Junte-se a 1217 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nomofobia e Dependência Digital - Não consegue Largar o Celular

- A dependência digital é um transtorno mental?

Sim, a dependência digital é considerada um transtorno mental e vem crescente assustadoramente nos últimos anos. Estudos apontam um aumentam de 60% desses casos entre 2014 e 2015. As pessoas com dependência digital podem sofrer de nomofobia, quando afastada de seus aparelhos.

- Quais são os sintomas da dependência?

Não é simples reconhece-los de imediato, pois vão instalando-se aos poucos até que comecem a casar prejuízos emocionais, profissionais e sociais à pessoa e com quem convive.

Alguns sintomas são:

Preocupação excessiva com emas relacionados ao mundo digital, necessidade cada vez maior de contato com o meio digital para sentir-se satisfeito, demonstra agressividade e irritação quando há problemas de conexão, mesmo que queira, não consegue manter-se afastado, permanece conectado mais tempo que o programado, mente sobre o tempo gasto On Line, sinais de irritabilidade, depressão, prejuízo nas atividades profissionais sociais e familiares.

- Podemos considerar essa uma dependência séria, como a química, por exemplo?

Sim, os sintomas são muito parecidos com a dependência química e os estudos demonstram que a dependência digital pode favorecer a dependência química

- Quais são os malefícios dessa dependência?

Prejuízos nas relações sociais e familiares, queda de rendimento profissional, redução as habilidades sociais, além de problemas físicos, como dores relacionadas aos longos período sentados em frente ao meio digital, obesidade, má-alimentação. Problemas posturais, tendinites, também pode ocorrer depressão, TDAH, transtorno bipolar e fobia social

- Como sair dessa?

É fundamental o auxílio de prisional habilitado, psicólogo e, se necessário, psiquiatra para auxilio com tratamento medicamentoso.

- Além de psicoterapia, existe alguma prática no dia-a-dia que possa ajudar a controlar essa dependência?

Muitas vezes além da psicoterapia individual, é importante a orientação familiar e eventualmente o tratamento medicamentoso. No dia-a-dia, tentar ficar afastado do aparelho e exposto às situações sociais saudáveis, como encontro com amigos, caminhadas no parque, são atitudes importantes.

- Tem cura?

É um vício, como todo vicio, tem controle. Hoje já existem novas doenças relacionadas à internet - nomofobia, síndrome do toque fantasma, náusea digital, transtorno de dependência da internet, depressão de facebook, vício em jogos On Line, hipocondria digital, efeito gole. O problema, conhecido como Distúrbio da Dependência à Internet, provoca danos comuns a outros vícios: O usuário percebe que está fazendo uso abusivo da web, porém, não consegue controlar.

Ana Paula Magosso Cavaggioni psicóloga da Clia Psicologia e Educação

Atendimento clia psicologia

Agende uma Consulta: (11) 4424-1284
Procura Orientação via Whatsapp: (11) 953288942

Fechar Menu