como saber se tenho depressao

O Aumento da Depressão em todo Planeta.

Estima-se que a Depressão, até 2030, afetará mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde, inclusive câncer e doenças cardíacas.

Sua incidência aumentou cerca de 20% ao longo dos últimos 10 anos. 

Atualmente, cerca de 322 milhões de pessoas no mundo sofrem deste quadro. O Brasil é um dos países com maior incidência de Depressão, que afeta em torno de 11,5 milhões de brasileiros.

Preguiça ou Depressão ?

Apesar de por muitos ainda ser confundida com preguiça ou frescura, a Depressão envolve sofrimento psíquico e qualquer pessoa está sujeita a desenvolvê-la, pois afeta tanto homens quanto mulheres em qualquer idade, desde a infância até a terceira idade. Trata-se de uma doença muitas vezes incapacitante, resultando em dos maiores motivos de licença médica da atualidade.

Você acha que tem Depressão? Quando Devo Procurar Ajuda ?

É importante ficar atento aos sinais e procurar ajuda quando algo não vai bem. Muitas vezes, familiares e amigos próximos negam ajuda diante de sinais leves ou precursores da patologia.

Causas Conhecidas da Depressão.

Uma das causas conhecidas da Depressão é a desregulação na produção e recaptaçao de neurotransmissores no sistema nervoso central. Porém, fatores externos ou perturbações emocionais podem levar ao quadro que envolve alterações no humor, comportamento, cognição, sono, apetite e outros sintomas físicos.

Uma dica importante para Tratar a Depressão.

O modo de vida do homem moderno o torna mais propenso a esta patologia.

Por isso, é fundamental buscar um estilo de vida saudável, priorizando momentos de lazer junto a amigos e familiares, atividade física e alimentação saudável, como forma de minimizar os efeitos da ansiedade e do stress que podem levar ao quadro depressivo.

Quais são os Sintomas da Depressão?

Sintomas associados à Depressão envolvem: ansiedade, apatia, culpa, descontentamento geral, desesperança, mudanças de humor, perda de interesse, perda de interesse ou prazer nas atividades, solidão, tristeza, tédio ou sofrimento emocional, agitação, automutilação, choro excessivo, inquietação, irritabilidade ou isolamento social, despertar precoce, excesso de sonolência, insônia ou sono agitado, falta de concentração, lentidão durante atividades ou pensamentos suicidas, fadiga ou fome excessiva, dentre outros.

Muitas vezes a pessoa com depressão tem dificuldade em enxergar o lado positivo das coisas. Frases como ‘’ninguém se importa’’ ou ‘’a culpa é sempre minha’’ são sinais de alerta para a depressão. Se você identificou esses sintomas em alguém da sua família ou em você mesmo, procure um profissional. A psicoterapia, quando necessária associada ao tratamento farmacológico, constitui o tratamento mais eficaz.

© Copyright 2015 - A Clia Psicologia - Todos os direitos reservados. Desenvolvimento por Projeta Comunicação - Desenvolvedor Elvécio Francisco

Fale Conosco (11) 4424-1284 / (11) 2598-0732