Whatsapp (11) 953288942 | Telefone (11) 4424-1284

Como fazer terapia sozinho? É possível?

Como fazer terapia sozinho?

 A terapia é uma ferramenta poderosa para o crescimento pessoal e pode ser bonita à sua maneira. Dito isto, como um conselheiro treinado e como alguém que já passou por aconselhamento em várias ocasiões, percebo que a terapia também é um desafio. Faz você se separar e, em seguida, juntar todos os pensamentos, emoções e acontecimentos difíceis em sua vida. Quando você faz isso de todo o coração, pode ser uma tarefa enorme.

Parte do que determina se a terapia é bem-sucedida é se ela se encaixa ou não, se você aprende a usar as técnicas que seu conselheiro sugere para ajudá-lo a enfrentar os desafios do dia-a-dia. A maior parte do que torna a terapia bem-sucedida, no entanto, é se você realmente vai ou não à terapia. E reconheço que nem todos estão em posição (emocional ou financeira) para fazer isso.

Então, aqui estão algumas estratégias concretas e cotidianas.

 

Reconheça que suas emoções são normais.

 Sentimentos negativos podem ser difíceis, mas fazem parte da existência humana. Raiva, ressentimento, tristeza, desapontamento em si mesmo ou nos outros, baixa auto-estima, sentir-se magoado por outra pessoa – tudo isso é normal e todos os experimentam. Permita-se o luxo de ser humano e apenas sinta o que está sentindo.

Na Jamaica, tenho notamos uma cultura de bravata emocional (que eu acho que existe em muitos outros lugares também), que proíbe a emoção de um modo que, francamente, é muito insalubre e provavelmente perpetua a estigma da doença mental. Emoções não deixam você fraco. Eles fazem de você uma pessoa normal.

Pense sobre seus sentimentos.

 

Pode ser terapêutico refletir sobre seus sentimentos e ajudá-lo a obter um melhor entendimento deles. Mas imponha um limite de tempo (literal) na sua ruminação. Uma vez que seu tempo acabou, faça algo deliberado e contrario para interromper os padrões de pensamento que estão governando esses sentimentos, e siga em frente com o seu dia. Por exemplo, se você estiver sentado, levante-se e ande por aí.

 

Contra cada pensamento negativo com dois positivos.

 Isso soa tão clichê e simples, mas desafiar a si mesmo para se concentrar em pensamentos positivos realmente faz a diferença. Isso é especialmente importante para aqueles que sofrem de depressão, já que seu cérebro se acostuma a funcionar sem neurotransmissores “felizes” e começa a produzir / receber menos deles. Deliberadamente, contrariar sua insegurança é uma ótima maneira de afastar-se do inevitável efeito bola de neve da negatividade.

 

 

Transforme seu foco para fora, para outras pessoas.

Esta é uma técnica a partir de uma abordagem terapêutica chamada “ Terapia Comportamental Dialética ” (que na verdade é muito prática e acessível para controlar emoções intensas). E é uma ótima maneira de acabar com uma sessão chafurda.

Parte do que mantém o ciclo de emoções negativas é nossa tendência a pensar em nós mesmos o tempo todo. Em tempos de aflição prolongada, distraia-se fazendo algo para outra pessoa, como ligar para um amigo e perguntar como ele está, ou fazer um favor a alguém. As emoções negativas são boas (e inevitáveis), mas elas não precisam controlar seu dia.

 

Encontre uma maneira de liberar suas emoções.

Quando minha mente está em frenesi, gosto de escrever pensamentos em um pedaço de papel e depois rasgar o papel. Eu nem mesmo releio, porque isso pode levar a um ciclo de negatividade.

Algumas outras sugestões para ‘deixar sair’ incluem: escrever em um diário, conversar com alguém da sua confiança, criar arte ou fazer exercícios vigorosos. Praticar uma maneira segura de expressar suas emoções é uma grande parte da terapia, e é algo que você pode fazer quando quiser ou precisar.

Clia Psicologia - Saúde e Educação

A Clia Psicologia, Saúde & Educação tem como maior objetivo promover a prevenção da saúde do individuo em seu aspecto biopsicossocial.

Deixe seu comentário

Quer agendar uma consulta ?

Agende

1ª Consulta Gratuita
  • Agende uma Consulta:
  • Telefone: (11) 4424-1284
  • Whatsapp: (11) 953288942​
agENDAR

Posts Recentes

Facebook da CliaPsicologia

Baixe agora nosso e-book, para ter mais segurança durante a gestação.

Fechar Menu