Introdução
Atualmente temos recebido no consultório muitos pais preocupados e perdidos em relação aos cuidados e educação dos filhos. E isso não tem sido mais privilégio dos pais de adolescentes.
Pais de crianças muito pequenas, de 1 ou 2 anos, têm sentido dificuldades semelhantes, muitas vezes sem saber como agir diante da demanda imposta pelos filhos.
Tal situação gera nos pais sentimentos de culpa, angústia e aflição, que precisam ser cuidados para devolver aos mesmos a condição do exercício da parentalidade.
Descrição
A UTI de pais, através de uma abordagem psicoterapêutica e psicoeducativa em grupo, tem por objetivo acolher as dúvidas e sentimentos dos pais em relação aos filhos, sua educação e desenvolvimento.
Desta forma, os pais tornam-se mais seguros a assertivos na relação parental, menos suscetíveis à influências e opiniões externas que muitas vezes os fazem colocar em dúvida, para si próprios, o que sabem a respeito do que é melhor para seu filho.
Winnicott já dizia que ninguém conhece melhor seu filho do que os pais. A cultura contemporânea vem retirando dos pais este saber. Auxiliar os pais e reapropriarem-se deste saber é um trabalho de prevenção e promoção de saúde mental.
Conteúdo Programático
As discussões e temas abordados são definidos a partir da necessidade do grupo
Profissional responsável
Ana Paula Magosso Cavaggioni
Psicóloga Clínica graduada pela UMESP. Doutoranda em Psicologia da Saúde pela UMESP, Mestre em Psicologia da Saúde pela UMESP, com pós-graduação lato sensu em Neuropsicologia Clinica, pós-graduação lato sensu em Avaliação e Intervenção Psicológica em Crianças e Adolescentes pela Cognos – Formação Profissional e desenvolvimento Pessoal. Especializada no Método RAMAIN e no MétodoDIA-LOG. Participação em grupos de pesquisa sobre desenvolvimento de bebês e intervenção precoce. Mebro da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde – ABPSA. Aprofundou-se em estudos de aperfeiçoamento em Psicanálise do bebê e da criança, técnicas psicoterápicas, psicossomática, psicoterapia de casal e família – IPPIA – Instituto de Psiquiatria e Psicologia da Infância e adolescência. Diretora Clínica da Clia Psicologia, Saúde & Educação.
Simone S. Drigo
Psicóloga formada pela UMESP, com especialização em Neuropsicologia pelo HC-FMUSP. Aprimoramento em Terapia Cognitivo-Comportamental. Pós-graduação em Gestão de Pessoas pela UMESP. Aprimoramento em avaliação psicológica e neuropsicológica de crianças, adultos, adolescentes e idosos. Aprimoramento em Prova de Rorschach.
Profissionais Colaboradores
Fabiana Sarilho de Mendonça
Fisioterapeuta graduada pela Faculdade do Clube Náuticos Mogianos, mestranda em ciências da reabilitação, com especialização em Fisioterapia neonatal e pediátrica (lato sensu), aprimoramento em dor crônica pelo ACCamargo, RPG e Pilates, com experiência em ergonomia e ginástica laboral. Aprofundou-se em estudos de aperfeiçoamento em RPG, Pilates (clinico), Mobilização Neural, Osteopatia, Movimentos Combinados, Mobilização Articular, Ventilação Mecânica, Kinesiotappe e Fisioterapia aplicada em Urologia, Proctologia e Aprimoramento em integração sensorial.
Fabio Bonilha Cavaggioni
Psicanalista graduado pela Sociedade Brasileira de Psicanalise Interativa, com especialização em Psicopatologia e Comportamento Borderline ( SBPI ), especialização em Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade – IAEU – Universidade de León, Aprofundou-se em estudos da Teoria Freudiana, junto a Sociedade Brasileira de Psicanalise e membro da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde.
Regiane A. Crippa
Fonoaudióloga graduada pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina), com aprimoramento profissional pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Especialização em Aprendizagem pela Faculdade de Medicina do ABC. Atuação em ações de promoção da saúde, prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e orientação de aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na linguagem oral e escrita, na articulação da fala, na voz, na fluência e no sistema miofuncional orofacial.
Ana Paula de Lima Bronzatti
Fonoaudióloga graduada pela USC – Universidade do Sagrado Coração com Habilitação em fonoaudiologia escolar, clínica e audiométrica pela FMABC – Faculdade de Medicina do ABC – Santo André. Capacitação e Aperfeiçoamento em Dislexia e TDAH. Aprofundou-se em estudos em fonoaudiologia escolar, clínica, ambulatorial e neurodificuldades. Pós Graduação em Educação Especial – Inclusão e Disfagia.
Susana Rosa López Barrios
Médica, com especialização em pediatria geral, Graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos. Especialização e Mestrado pela Faculdade de Saúde Pública –USP Doutorado pela Faculdade de Medicina – USP Título de Especialista em Pediatria emitido pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Autor do livro Planejamento em Saúde, da série Saúde e Cidadania. Coordenadora do Curso de Pós Graduação de Gestão em Saúde, SENAC / SP.
Virginia Deiró Nosella
Terapeuta Ocupacional graduada em 2003 pela PUC de Campinas, cursando a especialização em Neuroaprendizagem e os Transtornos do Aprender, aprimoramento em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Experiência profissional em neurologia, neuropediatria, autismo e gerontologia. Curso de Integração Sensorial, Dynamic Tap, Kinésio Tap, avaliação e prescrição de adaptação para cadeira de rodas, entre outros cursos para aprimoramento profissional. Piracicaba.