fbpx

Curso VB-MAPP

(Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program)​

Análise funcional de comportamentos e avaliação por meio do protocolo vb-mapp.

Capacitar profissionais e estudantes das áreas da saúde e educação para a realização da avaliação comportamental baseada no VB-MAPP, de indivíduos com TEA e outros distúrbios do desenvolvimento.

Share on facebook
Share on google
Share on whatsapp

Compartilhe

Instrutor

Dra. Maria Carolina Correa Martone

Categoria

Psicologia e Autismo

Curso VB-MAPP

Objetivo

Capacitar profissionais e estudantes das áreas da saúde e educação para a realização da avaliação comportamental baseada no VB-MAPP, de indivíduos com TEA e outros distúrbios do desenvolvimento.

Introdução

A intervenção em Análise do Comportamento Aplicada – ABA – possui comprovada efetividade no tratamento de crianças com autismo e outras necessidades especiais. Porém, é fundamental uma avaliação rigorosa, por meio de protocolos padronizados e análise funcional de comportamentos para que seja construído um Plano de Ensino e Tratamento Individualizado (PETI). O VB-MAPP baseia-se na análise de B. F. Skinner sobre o comportamento verbal, marcos de desenvolvimento estabelecidos e pesquisa de campo em análise do comportamento. Trata-se de uma ferramenta extremamente útil e amplamente utilizada para determinar o repertorio inicial e acompanhar a aprendizagem de crianças com dificuldades em seu desenvolvimento, podendo ser utilizado em diversos ambientes para estabelecer metas de aquisição de linguagem e objetivos acadêmicos. Porém, é fundamental que seja aplicado por profissionais treinados, com conhecimento em análise do comportamento e comportamento verbal.

Descrição

O VB-MAPP – Verbal Behavior Milestones Assess ment and Placement Program – é um instrumento de avaliação de linguagem baseado na abordagem comportamental. Propõe uma avaliação sistemática do repertório verbal da criança para determinar quais habilidades especificas estão presentes ou ausentes. É dividido em cinco componentes que avaliam uma amostra do repertório verbal da criança a partir de 170 marcos de
desenvolvimento que são apresentados em três níveis (0 -18 meses; 18-30 meses e 30-48); avalia a presença de comportamentos que atrapalham ou impederm o aprendizado; permite a construção de um Plano de Ensino Individualizado para a criança; e permite o rastreamento da aquisição das habilidades trabalhadas.

Docente(s):

Dra. Maria Carolina Correa Martone

Dra. Maria Carolina Correa Martone

(Tradutora oficial do VBMAPP no Brasil)

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade e São Paulo- USP, Mestre pela PUC-SP, Psicologia Experimental- Análise do Comportamento sob orientação do Prof. Dr. Roberto Alves Banaco e doutora pela Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós- Graduação em Psicologia (2017) sob a orientação do Prof. Dr. Celso Goyos. Parte da tese de doutorado foi a adaptação para o português do VB- MAPP. 

Fez residência no centro educacional para crianças com autismo – The New England Center for Children, (NECC) 2008-2009, Massachusetts -USA. 

É docente do curso de Pós-Graduação lato sensu do Laboratório de Aprendizagem Humana, Multimídia Interativa e Ensino Informatizado (LAHMIEI)- Universidade Federal de São Carlos- UFSCar desde 2013 e coordenadora da Fundação PANDA (Programa de Apoio ao Desenvolvimento e Aprendizagem), Ribeirão Preto- desde 2014. Atua ainda com consultoria em ABA para crianças com TEA e realiza treinamento para profissionais e familiares. 

Foi coordenadora do curso de Especialização em ABA e Autismo do Centro Paradigma de Análise do Comportamento de 2010-2012. 

Professora do Centro Paradigma de 2009 a 2014 onde ministrou, entre outros, os cursos de Avaliação Comportamental (nas cidades de São Paulo, Recife e São Luis do Maranhão); treino de toalete, transtornos de sono e alimentação (nas cidades de São Paulo, Recife e São Luis do Maranhão); práticas educacionais para a Educação Especial; cursos de capacitação para os profissionais da APAE de Barueri e de Várzea Paulista e antiga Sociedade Pestalozzi (atual ABADS).

Na Fundação PANDA ministra cursos desde 2015, destacando-se os cursos para capacitação de implementadores ABA e tutores escolares.

Ver Curriculum Completo

Inscrição e Pré Requisitos:

Data Horário e Local
Datas: 11 e 12 de outubro
Horários: 9h as 12h e das 13h as 17h

Local de Realização: CLIA Psicologia, Saúde e Educação.
Rua Vitória Régia 1095, Campestre, Santo André, SP, CEP 09080-320

Investimento
À vista: R$ 810,00
Parcelado: até 12x 80,00 pelo Pagseguro

Inscrição e Pré Requisitos:
Conhecimento comprovado em Análise do Comportamento e Comportamento Verbal

Apenas 30 Vagas, inscrições até dia 08 de Outubro.

Investimento

12x80,00

Ou A-vista 810,00

Data, Horário

Dia: 11 e 12 de Outubro de 2019
Horário: das 9h as 17h (1h de almoço)
Com Certificado

FAÇA ABAIXO SUA MATRÍCULA

* A vaga não é garantida, pois é limitada por quantidade e por ordem de pagamento para o curso.

* Próximo passo é o de pagamento pelo Eduzz Checkout Sun.

Cursos Relacionados

Agende ou Envie uma Mensagem

Endereço Clia Psicologia

Rua Vitória Régia, 1095
Santo André
São Paulo

Telefones Clia Psicologia

(11) 953288942
(11) 4424-1284

email Clia Psicologia

contato@cliapsicologia.com.br

* Em até 24 horas úteis retornaremos sua mensagem.
Fechar Menu