Utiliza instrumentos psicométricos e escalas especificamente padronizados para avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor e cognitivo do bebê, que permitem detectar alterações desde o 1º mês de vida, auxiliando na identificação da compatibilidade entre a idade cronológica e a idade mental.
Enfatiza, ainda, as manifestações observáveis do comportamento do bebê, características psicológicas básicas, o processo de aquisição e produção da linguagem, além da interação progressiva entre o sistema nervoso, o psiquismo e os comportamentos que se referem a uma progressiva interação do ser humano com seu contexto social.
A avaliação neuropsicológica não se limita a aplicação de testes psicométricos e neuropsicológicos organizados em baterias, mas objetiva, também, avaliar a relação destes achados com patologias neurológicas e/ou comportamentais e a estabelecer a possível área cerebral envolvida. Adicionalmente, a interpretação cuidadosa destes resultados deve ser associada à análise da situação atual do sujeito e do contexto onde vive.
A importância da avaliação neuropsicológica de bebês de 0 a 36 meses consiste principalmente em identificar os potenciais e as dificuldades que ele/ela apresenta, possibilitando o encaminhamento para as intervenções terapêuticas necessárias.
1. Acompanhamento do desenvolvimento global do bebê de modo a auxiliar os pais no conhecimento das características cognitivas, sócio afetivas, de linguagem e psicomotoras;
2. Atendimento preventivo para atrasos no desenvolvimento de bebês que são considerados “de risco” para o desenvolvimento normal: prematuridade, baixo-peso, com alterações neurológicas, genéticas ou metabólicas, etc.;
3. Orientação de atividades de estimulação e enriquecimento adequado à faixa etária do desenvolvimento global do bebê.
Sou um bloco de texto. Clique no botão editar para alterer este texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Psicanalista – Diretor da Clia Psicologia Saúde & Educação.
Psicóloga Clínica, Doutoranda em Psicologia da Saúde.
Fonoaudióloga com Habilitação em fonoaudiologia escolar, clínica e audiométrica.
Psicóloga Clínica. Mestranda em Psicologia.
Fisioterapeuta, Mestre em ciências da reabilitação, Fisioterapia em neonatal e pediátrica.
Musicoterapeuta, atendimentos clínicos em Autismo, TDAH etc.
Cromoterapeuta, Psicopedagoga e Facilitadora do PQIF,
Fonoaudióloga, com aprimoramento em Audiologia Clínica.
Fonoaudióloga, com aprimoramento profissional e Especialização em Aprendizagem
Psicóloga clínica, especializada em dificuldades e problemas de aprendizagem.
Psicóloga, com especialização em Neuropsicologia
Psicóloga, psicóloga esportiva com atuação em equipes, Neuropsicopedagogia