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Transtorno fonológico e as habilidades de leitura e escrita. Saiba sua Influência.

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O que é Transtorno Fonológico?

O transtorno fonológico é definido como uma dificuldade quanto à aquisição dos sons da fala esperados para o estágio do desenvolvimento e próprios da idade. Pode envolver erros na produção, uso, representação ou organização dos fonemas, tais como substituições de um som por outro ou omissões de sons.

Quais as características Transtorno Fonológico?

O Transtorno Fonológico, antigamente chamado de Distúrbio Fonético ou Distúbio Articulatório, se caracteriza portrocas de sons na fala (ex: para falar bola, a criança fala pola; para falar vaca, a criança fala faca).

Qual faixa etária de idade para o Transtorno Fonológico ?

A prevalência é de aproximadamente 2% entre crianças de 6 e 7 anos com transtorno fonológico de moderado a grave. A prevalência de formas mais leves pode ser superior e há maior prevalência no sexo masculino.

Os perigos do Transtorno Fonológico.

Ele deve ser identificado o mais precocemente possível em pré-escolares e escolares para que seja trabalhado e o impacto nas alterações cognitivo-lingüísticas na aprendizagem minimizados, pois, o processo fonológico alterado compromete o acesso e a recuperação do léxico mental (imagem mental da palavra), ocasiona problemas no mecanismo de conversão letra-som, tão exigido nas atividades de leitura e escrita de um sistema de escrita como o português.

As mo­dalidades oral e escrita da comunicação humana compartilham funções e processamentos de diferentes sub­sistemas da linguagem, alguns dos quais – principalmente os fonológicos – são importantes para o aprendizado do princípio alfabético da escrita.

Essas relações implicam e definem a necessidade da criança ter desenvolvido, completa e adequadamente, o seu sistema de fala, ao ingressar no ensino fundamental, pois as representações fonológicas são a base onde informações formais sobre letras e palavras escritas serão sedimentadas. Então, o aprendizado da leitura e da escrita, na vigência da alteração de fala, não é tarefa fácil para o aluno.

Clia Psicologia - Saúde e Educação

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