Quando nossos filhos já podem ter responsabilidades e independências
A chegada de um bebê é única, principalmente quando este é o primogênito. Toda a bagagem adquirida através de leituras, bate-papos, curso de gestantes e palestras abarcam apenas dos primeiros meses até um ano, enquanto ainda são bebês.
Mas como se desenvolve a independência desta criança? O que é recomendável para a cada fase para que isso ocorra de forma natural?
Essa independência esta ligada a maturação do cérebro, processo durante o qual as funções cognitivas e motoras se encontram em perfeita funcionalidade e interação, permitindo que a criança emita respostas adaptativas adequadas e comportamentos esperados.
A maturação cerebral
A maturação cerebral depende de experiências sensórias e psíquicas, que impactam diretamente no desenvolvimento da capacidade de se relacionar com o meio e com os outros. Ao nascer, o bebê se encontra em uma fase de pura sensação, no qual ele apenas recebe estes estímulos, aprende a identifica-los, discrimina-los e responder a eles.
O sentido tátil
O sentido tátil é o mais ativo e operacional, e não a visão como muitos acham, pois este canal sensorial ainda não se encontra bem desenvolvido. Ao longo dos primeiros meses de vida as sensações fornecem informações e estruturam o cérebro do bebê para adquirimos a consciência ou percepção corporal, especialmente o sentido do tato, o sentido vestibular e o proprioceptivo (percepção do corpo no espaço).
Uma ocasião em que isso se faz presente é no ato de ninar o bebê. O balanço realizado pela mãe ao niná-lo lhe oferece sensações vestibulares; o bater fraquinho no bumbum, sensações proprioceptivas; e o simples fato do bebê estar todo encostado na mão lhe oferece informações táteis.
Na Prática!
Esse simples ato oferece à criança tanto as experiência sensoriais (Ex: você está aqui no meu colo, encostado em meu corpo deitado de lado) quanto as experiências psíquicas (Ex: sou sua mãe e você pode confiar e sentir que sempre estarei aqui).
A evolução da motricidade se dá através de ações, como a manipulação de objetos, que justificam a razão de uma maturação. As percepções e os movimentos, ao estabelecerem relação com o meio externo, estão diretamente relacionadas à elaboração da linguagem por meio da função simbólica, que dará origem ao pensamento.
Como se dá a Organização Motora?
Assim podemos dizer que a organização motora se dá por intermédio da sincronia de maturação de vários sistemas; motores, sensitivos, sensorial, cognitivo e psíquico.
Apesar de haver variações no ritmo de maturação de cada criança, há uma faixa etária, um espaço de tempo ao longo do qual se espera que a criança adquira algumas independências e responsabilidades, baseado em seu desenvolvimento motor e cognitivo.
A tabela abaixo serve como referência em relação a estes aspectos, sendo os últimos itens esperados no final de cada faixa etária.
2 a 3 anos | · Comer todo tipo de alimento · Comer sozinha com colher · Beber em copo sem tampa e sozinha, inicialmente com duas mãos e após com uma · Guardar os brinquedos · Colocar a própria roupa usada no cesto de roupa suja · Colocar a mesa com orientação e ajuda e tirar seu próprio prato · Guardar os próprios sapatosno armário · Ajudar na limpeza da casa, tirar pó de moveis baixos · Iniciar o uso do garfo sozinha para a alimentação · Usar faca sem ponta e serra mínima para cortar pão e alimentos macios · Escovação sozinha com supervisão |
4 a 6 anos | · Despejar líquidos de jarras em copos (4 anos auxilio 6 anos sozinho) · Arrumar a cama · Tirar o lixo do banheiro (4 anos auxilio 6 anos sozinho) · Regar as plantas · Ajudar a guardar as compras · Conseguir se limpar após a evacuação sozinho 5/6 anos · Realizar o banho 4 anos com supervisão 6 anos sozinho · Comer com os talheres adequados sozinhos (cortar sua carne e usar a faca com a função de auxilio ao garfo) · Escovar os dentes só (colocando a pasta de dente) · Vestir-se |
7 a 10 anos | · Colocar a mesa e recolher após as refeições · Lavar a louça com supervisão · Recolher a roupa do varal · Varrer o chão · Passar o aspirador · Preparar lanches rápidos · Auxiliar no preparo de refeições |
A partir dos 11 anos | · Cozinhar · Levar o lixo para fora de casa · Trocar roupa de cama · Lavar banheiro · Lavar louça |
Fabiana Sarilho de Mendonça
Fisioterapeuta. Graduada e em fase de Pós Graduação Strictu Sensu, mestranda em ciências da reabilitação, com especialização em Fisioterapia em neonatal e pediátrica (lato sensu), com aprimoramento em dor crônica pelo ACCamargo, RPG e Pilates. Com experiência em ergonomia e ginástica laboral. Aprofundou-se em estudos de aperfeiçoamento em RPG, Pilates (clinico), Mobilização Neural, Osteopatia, Movimentos Combinados, Mobilização Articular, Ventilação Mecânica, Kinesiotappe e Fisioterapia aplicada em Urologia e Proctologia.