Muitos me perguntam quanto tempo esperar até levar a criança ao fonoaudiólogo.
Não existe idade mínima para se procurar um Fonoaudiólogo, ao contrário, é cada vez mais frequente a sua presença em berçários acompanhando eventuais dificuldades em sugar e engolir nos recém- nascidos e orientando os pais.
Além do trabalho hospitalar, o atendimento clínico também recebe bebês para estimulação precoce em vários distúrbios como fissura lábio- palatina, deficiência mental ou auditiva e sequelas de lesões cerebrais.
Nos atrasos de aquisição de linguagem, quanto mais cedo a intervenção, melhores os resultados.
A Avaliação de um Fonoaudiólogo
Nos desvios fonológicos (trocas de sons na fala), a abordagem no momento correto garante uma terapia mais eficaz e breve e evita consequências como timidez e baixa autoestima. Portanto, se houver alguma dúvida com relação às funções de sugar, engolir, mastigar ou em relação à comunicação oral ou gráfica, só vale a pena esperar se um Fonoaudiólogo avaliar e orientar dessa forma.
Uma criança leva muitos anos até completar totalmente o aprendizado de uma língua em todos os seus aspectos. No que diz respeito à fala correta dos sons da língua , recomendo que a criança esteja apta antes do início da alfabetização que hoje em dia, é feita mais precocemente.
Qual idade a criança começa a falar corretamente as palavras?
Dessa forma, a criança deveria diferenciar e falar os sons corretamente aos 4 ou 5 anos, no máximo. Isto não significa que se deva esperar até 5 anos para levar a criança com desvios na fala ao Fonoaudiólogo, pois alguns sons são adquiridos muito antes disso.
Se esperarmos demais e o problema for muito grande, a reabilitação demandará mais tempo e poderá trazer sequelas em outras áreas (na alfabetização, prejuízo emocional).
O correto é buscar a orientação profissional para cada caso tão logo o problema seja percebido.
Maria José Lopes de Andrade, fonoaudióloga da Clia Psicologia, Saúde & Educação