Podem Existir Problemas de Aprendizagem e Prematuridade ?
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) são considerados pré-termo, os recém-nascidos com idade gestacional inferior a 37 semanas.
Em decorrência das novas tecnologias e dos novos conhecimentos adquiridos na área de medicina perinatal, os recém-nascidos estão sobrevivendo com pesos de nascimento cada vez mais baixos.
Embora grande parte dos prematuros não desenvolva alterações neurológicas graves, estes estão mais propensos a apresentarem alterações e/ou desvios em suas aquisições e desenvolvimento nas áreas motora, linguística e cognitiva. E podem apresentar no futuro, distúrbios de aprendizagem, déficits de atenção, problemas de comportamento, déficits na coordenação motora, percepção viso-espacial e dificuldades de linguagem.
Isto está relacionado com o fato deste bebê ser privado de um importante processo de desenvolvimento cerebral intra-uterino, que normalmente ocorre nas três últimas semanas de gestação. As áreas mais afetadas desse desenvolvimento são: memória, coordenação visomotora e linguagem. Por isso, consequentemente, a criança poderá apresentar prejuízos na aprendizagem escolar.
Por apresentarem atrasos nos períodos iniciais da linguagem verbal, estas crianças também apresentam riscos para o desenvolvimento do aprendizado escolar adequado, podendo persistir até a vida adulta. Assim, a partir dos riscos que crianças prematuras apresentam no seu desenvolvimento de linguagem, pode-se hipotetizar que mesmo após o início da verbalização, seu ritmo de evolução seja mais lento do que crianças nascidas a termo, e podem existir diferenças no desenvolvimento entre a linguagem receptiva e expressiva. A identificação destas alterações, principalmente antes do período de escolarização, auxilia no prognóstico.
As dificuldades de aprendizagem podem estar relacionadas a o que?
As dificuldades de aprendizagem podem estar relacionadas com alterações no processo de desenvolvimento do aprendizado da leitura, escrita e raciocínio lógicomatemático, associadas a comprometimento da linguagem oral e podem ser entendidas como um indicador tênue de alterações neurofuncionais menores.
Numa pesquisa realizada pela UNICAMP, que comparou crianças nascidas a termo e pré termo, observou-se que das crianças nascidas a termo e com peso normal, 75% não apresentaram dificuldades de aprendizagem, 20% mostraram alguma dificuldade escolar e o transtorno de aprendizagem foi observado em 5%. Já para as crianças pré termo e com baixo peso, os dados foram diferentes: 33% apresentaram transtorno de aprendizagem, 35% apresentaram dificuldade escolar e sem dificuldades apenas 32% da amostra. As autoras também pontuaram a influencia de variáveis so¬cioeconômicas, culturais, familiares e educacionais (Riechi e col, 2011).
Então este é um dado relevante e que deve ser considerado no ambiente escolar.