O QUE É PSICOLOGIA?
Psicologia é o estudo de todos os aspectos do comportamento e processos mentais. Ele inclui tópicos como como o cérebro funciona, como nossa memória é organizada, como as pessoas interagem em grupos e como as crianças aprendem sobre o mundo. Por causa de sua amplitude, praticamente todos podem encontrar algo em psicologia que lhes interesse. A psicologia tem ligações com as ciências naturais, as ciências sociais e as artes, e leva a uma variedade de oportunidades de carreira. Psicólogos profissionais trabalham nas áreas de psicologia clínica, psicologia educacional, psicologia organizacional, psicologia forense, psicologia de aconselhamento e psicologia da saúde.
Qual é a diferença entre psicologia, psiquiatria e psicanálise?
Existem várias diferenças, mas uma das mais importantes é a formação que psicólogos, psiquiatras e psicanalistas têm. A psicologia é uma disciplina independente que é ensinada em universidades e faculdades. Um psicólogo é alguém que possui pelo menos um BA ou Bacharel em psicologia, que é credenciada por uma associação nacional de psicologia, como a Sociedade Psicológica da Irlanda (PSI).. Mais frequentemente do que não, um psicólogo profissional também realizará um mestrado ou doutorado em uma área de especialidade de psicologia, como a psicologia clínica. Um psiquiatra, em contraste, tem um grau primário em medicina (em vez de psicologia) e uma qualificação de pós-graduação especializada em psiquiatria. A psiquiatria é, portanto, um ramo da medicina. A psicanálise é uma abordagem particular à psicoterapia, e essa abordagem está dentro de uma tradição psicoterapêutica fundada por Sigmund Freud. Enquanto todos os psicólogos, psiquiatras e psicoterapeutas aprendem algo sobre o trabalho de Freud durante seu treinamento, apenas uma minoria se submete a treinamento especializado adicional em psicanálise para se qualificar para a prática como psicanalistas.
Ramos da psicologia
Existem diferentes tipos de psicologia que servem a propósitos diferentes. Não existe uma maneira fixa de classificá-los, mas aqui estão alguns tipos comuns.
Psicologia Clínica
A psicologia clínica integra ciência, teoria e prática para compreender, prever e aliviar problemas com adaptação, incapacidade e desconforto. Promove a adaptação, ajuste e desenvolvimento pessoal.
Um psicólogo clínico concentra-se nos aspectos intelectuais, emocionais, biológicos, psicológicos, sociais e comportamentais do desempenho humano ao longo da vida de uma pessoa, em diferentes culturas e níveis socioeconômicos.
A psicologia clínica pode nos ajudar a entender, prevenir e aliviar o sofrimento ou a disfunção psicologicamente causados e promover o bem-estar e o desenvolvimento pessoal de um indivíduo.
A avaliação psicológica e a psicoterapia são centrais para a prática da psicologia clínica, mas os psicólogos clínicos muitas vezes também estão envolvidos em pesquisa, treinamento, testemunhos forenses e outras áreas.
Psicologia cognitiva
A psicologia cognitiva investiga processos mentais internos, como resolução de problemas, memória, aprendizado e linguagem. Ele analisa como as pessoas pensam, percebem, comunicam, lembram e aprendem. Está intimamente relacionado à neurociência , filosofia e linguística.
Os psicólogos cognitivos analisam como as pessoas adquirem, processam e armazenam informações.
As aplicações práticas incluem como melhorar a memória, aumentar a precisão da tomada de decisões ou como configurar programas educacionais para aumentar o aprendizado.
Psicologia do desenvolvimento
Este é o estudo científico das mudanças psicológicas sistemáticas que uma pessoa experimenta ao longo da vida, muitas vezes referida como desenvolvimento humano.
Ele se concentra não apenas em bebês e crianças pequenas, mas também em adolescentes, adultos e idosos.
Os fatores incluem habilidades motoras, resolução de problemas, compreensão moral, aquisição de linguagem, emoções, personalidade, autoconceito e formação de identidade.
Ele também analisa as estruturas mentais inatas contra a aprendizagem através da experiência, ou como as características de uma pessoa interagem com os fatores ambientais e como isso afeta o desenvolvimento.
A psicologia do desenvolvimento se sobrepõe a campos como linguística.
Psicologia evolucionária
A psicologia evolutiva analisa como o comportamento humano, por exemplo a linguagem, foi afetado por ajustes psicológicos durante a evolução.
Um psicólogo evolucionista acredita que muitos traços psicológicos humanos são adaptativos na medida em que nos permitiram sobreviver ao longo de milhares de anos.
Psicologia Forense
A psicologia forense envolve a aplicação da psicologia à investigação criminal e à lei.
Um psicólogo forense pratica a psicologia como uma ciência dentro do sistema de justiça criminal e dos tribunais civis.
Envolve avaliar os fatores psicológicos que podem influenciar um caso ou comportamento e apresentar os achados no tribunal.
Psicologia da saúde
A psicologia da saúde também é chamada de medicina comportamental ou psicologia médica.
Observa como o comportamento, a biologia e o contexto social influenciam a doença e a saúde.
Um médico muitas vezes olha primeiro para as causas biológicas de uma doença, mas um psicólogo da saúde focará a pessoa como um todo e o que influencia seu estado de saúde. Isso pode incluir seu status socioeconômico, educação e histórico, e comportamentos que podem ter um impacto sobre a doença, como o cumprimento de instruções e medicação.
Psicólogos da saúde geralmente trabalham ao lado de outros profissionais da área médica em contextos clínicos.
Neuropsicologia
Neuropsicologia olha para a estrutura e função do cérebro em relação aos comportamentos e processos psicológicos. Uma neuropsicologia pode estar envolvida se uma condição envolver lesões no cérebro e avaliações que envolvam registro de atividade elétrica no cérebro.
Uma avaliação neuropsicológica é usada para determinar se uma pessoa tem probabilidade de apresentar problemas comportamentais após uma lesão cerebral suspeita ou diagnosticada, como um derrame .
Os resultados podem permitir que um médico forneça tratamento que ajude o indivíduo a obter possíveis melhorias no dano cognitivo ocorrido.
Psicologia ocupacional
Psicólogos ocupacionais ou organizacionais estão envolvidos em avaliar e fazer recomendações sobre o desempenho das pessoas no trabalho e no treinamento.
Eles ajudam as empresas a encontrar formas mais eficazes de funcionar e a entender como as pessoas e os grupos se comportam no trabalho.
Essas informações podem ajudar a melhorar a eficácia, a eficiência, a satisfação no trabalho e a retenção de funcionários.
Psicologia Social
A psicologia social usa métodos científicos para entender como as influências sociais impactam o comportamento humano. Procura explicar como sentimentos, comportamentos e pensamentos são influenciados pela presença real, imaginada ou implícita de outras pessoas.
Um psicólogo social examina o comportamento do grupo, a percepção social, o comportamento não-verbal, a conformidade, a agressão, o preconceito e a liderança. A percepção social e a interação social são vistas como fundamentais para entender o comportamento social.
Outras ramificações incluem psicologia militar, de consumo, educacional, transcultural e ambiental. O número de filiais continua a crescer.