Pesquisar
Close this search box.

Conheça os diferentes núcleos de atendimento ao autista da CLIA.

Compartilhe com 1 ou 2 amigos

 

Primeiro cuidado 

A intervenção precoce procura diminuir os comportamentos inadequados e melhorar as habilidades mais importantes em termos de socialização, linguagem, cognição, coordenação motora e autocuidado. A ideia é promover situações próximas do cotidiano para que a criança reproduza o que foi aprendido em outros ambientes. Na CLIA, este tratamento é oferecido até os seis anos de idade e utiliza a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) como fundamento. O tratamento inclui especialistas em fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia, psicomotricidade, musicoterapia, nutrição, terapia ocupacional e arteterapia que aplicam técnicas específicas para redução dos déficits de desenvolvimento.

 

O começo de tudo 

O núcleo de habilidades básicas trabalha para que a criança possa adquirir repertórios importantes para aquisição de outros mais refinados. A proposta é ensinar à criança como perceber o ambiente e aprender com os modelos sociais. Coisas simples, como se sentar, esperar, fazer contato visual, e, também, habilidades pré-acadêmicas, como identificação de cores, seguimento de instruções e autocuidado. Tudo isso aumenta a independência da criança em suas atividades rotineiras.

 

Aprender para crescer 

Depois de passar pelo núcleo de habilidades básicas, chega o momento de participar do núcleo de habilidades complexas. Aqui, o foco está no aumento do repertório de habilidades de forma geral, o que favorece a diminuição dos comportamentos considerados disruptivos. Tudo isso passa pelo crivo dos especialistas que discutem as dificuldades de cada criança e se reúnem com os pais para atualizar o desenvolvimento delas.

 

Aprender a conviver 

O núcleo de habilidades sociais e pedagógicas é um passo além na jornada de aprendizado da criança. Os especialistas abordam situações presentes ao longo da vida, com prioridade nas habilidades acadêmicas e sociais. O processo inclui acompanhamento da lição de casa em conjunto com a escola para análise do conteúdo e eventuais adaptações de material.

 

Vida adulta 

A partir da adolescência, é preciso adquirir maior autonomia, que é o objetivo do núcleo de habilidades para a vida. Vestir-se, preparar refeições, saber cuidar de si mesmo, manusear dinheiro, seguir rotinas diárias. Ao avançar neste processo, o jovem pode se aproximar de atividades próprias à sua faixa etária. Ao final, incorpora rotinas importantes para o trabalho, como cumprimento de tarefas extensas, entre outras.

 

Para saber mais sobre núcleos de atendimento e outros serviços oferecidos pela CLIA, fale com a gente.

 

 

Clia Psicologia - Saúde e Educação

A Clia Psicologia, Saúde & Educação tem como maior objetivo promover a prevenção da saúde do individuo em seu aspecto biopsicossocial.

Deixe seu comentário

Quer agendar uma consulta ?

Agende

Agende sua 1ª Consulta
  • Agende uma Consulta:
  • Telefone: (11) 4424-1284
  • Whatsapp: (11) 953288942​
agENDAR

Posts Recentes

Facebook da CliaPsicologia

Baixe agora nosso e-book, para ter mais segurança durante a gestação.

Leia com a gente!

WhatsApp

Olá, gostaria de um atendimento personalizado?