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Como a integração sensorial é abordada na terapia ocupacional?

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Integração Sensorial é o processo no qual o sistema nervoso central organiza e interpreta as informações sensoriais provenientes do ambiente e do próprio corpo, permitindo uma resposta adequada às demandas do ambiente. Essas informações sensoriais incluem as sensações provenientes dos sentidos como visão, audição, tato, paladar, olfato, propriocepção (sentido de posição e movimento do corpo) e vestibular (equilíbrio e orientação espacial).

O conceito de Integração Sensorial foi desenvolvido pela terapeuta ocupacional norte-americana Jean Ayres na década de 1970. Segundo sua teoria, o sistema nervoso central processa e integra as informações sensoriais de maneira eficiente para a compreensão do corpo e do ambiente, adaptando as respostas de acordo com as situações.

Dificuldades na integração sensorial podem resultar em problemas na modulação de respostas a estímulos sensoriais, desordens motoras, comportamentos inadequados ou desafiantes. Uma criança com dificuldades de integração sensorial pode ser hipersensível a certos estímulos, como barulhos altos, toques leves ou texturas diferentes, e pode reagir de maneira intensa e negativa. Da mesma forma, pode ser pouco sensível a outros estímulos, buscando constantemente estimulação sensorial devido à falta de resposta adequada a certos estímulos.

A terapia de integração sensorial é um método utilizado por terapeutas ocupacionais para desenvolver uma melhor organização e processamento das informações sensoriais, promovendo uma resposta mais adaptativa e funcional ao ambiente. Essa terapia envolve a exposição controlada a diferentes tipos de estímulos sensoriais para ajudar a pessoa a se ajustar e responder de maneira mais equilibrada às sensações do mundo ao seu redor.

Na terapia ocupacional, é utilizada para tratar crianças com distúrbios do processamento sensorial, como Transtorno do Processamento Sensorial (TPS) ou Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), embora também possa ser aplicada a adultos com desafios semelhantes.

A abordagem envolve atividades cuidadosamente planejadas e estruturadas, que desafiam os indivíduos a processar e integrar as informações provenientes dos diferentes sistemas sensoriais. Através da exposição controlada e gradual a essas atividades, os indivíduos são encorajados a desenvolver habilidades de discriminação, modulação e organização sensorial.

As estratégias mais comuns incluem brincadeiras e atividades que estimulam diferentes sentidos, como balançar, pular, brincar com texturas, pintar, usar objetos manipulativos etc. Proporcionar estímulos sensoriais variados e gradativos para ajudar o cérebro a se adaptar a diferentes intensidades de estímulos. Planejar atividades que desafiam o processamento sensorial, permitindo que o indivíduo explore e experimente sensações em um ambiente seguro. Trabalhar com os indivíduos para ajudá-los a regular suas respostas às sensações, permitindo que eles se acostumem a diferentes níveis de estímulo.

Clia Psicologia - Saúde e Educação

A Clia Psicologia, Saúde & Educação tem como maior objetivo promover a prevenção da saúde do individuo em seu aspecto biopsicossocial.

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