O que é o Modelo DIR relacionado ao Autismo ?
O modelo D.I.R.®/ Floortime™, desenvolvido por Stanley Greenspan e Serena Wieder nos Estados Unidos, foi resultado de muitos anos de observações e estudos a respeito do desenvolvimento infantil desde os anos 50.
O D.I.R.®/ Floortime™ se baseia no Desenvolvimento Funcional da criança, suas diferenças Individuais e Relacionamentos, tendo como objetivo a formação dos alicerces para as competências sociais, emocionais e intelectuais das crianças, ao invés de se focar em comportamentos isolados.
Modelo DIR Associado ao Floortime.
É um modelo de intervenção intensiva e global, que associa a abordagem Floortime ao envolvimento e participação da família (devido à importância da sua relação emocional com a criança), às diferentes especialidades terapêuticas que trabalham numa equipe interdisciplinar e a articulação e integração nas estruturas educacionais.
Qual seu Objetivo ?
Seu objetivo é construir os alicerces para as competências sociais, emocionais e intelectuais das crianças, ao invés de focar nas competências e nos comportamentos isolados.
O Floortime (tempo de chão) trata-se de uma técnica em que o terapeuta segue os interesses emocionais da criança ao mesmo tempo em que a desafia a ir em direção ao maior domínio das capacidades sociais, emocionais e intelectuais. ou seja, usa o que a criança inicia para expandir.
Este modelo de intervenção auxilia a criança a:
– manter-se calma e regulada
– interagir com os outros de forma espontânea
-iniciar comunicação empática
– resolver conflitos sociais
– brincar criativamente e pensar simbolicamente
– relacionar idéias de forma lógica
– estabelecer relações de qualidade
– desenvolver autonomia
O que o Modelo DIR desenvolve ?
Este modelo desenvolve capacidades essenciais para o desenvolvimento de relacionamentos empáticos e espontâneos assim também como para um melhor desempenho acadêmico, reconhece cada criança como um ser único com potencialidades, necessidades e interesses diferentes.