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Afinal, o Andador é Bom ou Ruim ?

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Afinal, o Andador é Bom ou Ruim ?

Desde o momento da gravidez os pais vivem momentos de ansiedade. Passada essa primeira fase, os questionamentos continuam, bem como a espera das primeiras palavras e dos primeiros passinhos.

Essas fases demonstram o início da independência de seus filhos, motivo de muito orgulho e diminuição de preocupações. E a ansiedade da criança andar é ainda maior que falar, já que há um “prazo” maior. Assim, muitos pais recorrem aos andadores como facilitadores deste aprendizado motor. Porém, recentemente, alguns pediatras pediram a abolição desse aparelho, devido aos grandes acidentes traumáticos.

Para os pais, o andador além de facilitar a troca de passo mais rápida, dá a sensação de liberdade para seus bebês, estimulando para a prática do caminhar, mas isso não e real.

O Perigo do uso do Andador!

Na verdade este equipamento além de ser perigoso, pois existem muitos registros de quedas no qual as crianças chegam a ter traumatismo craniano, não ajuda em nada para o desenvolvimento motor.

Em razão disso hoje temos mais crianças ditas “preguiçosas” quando estão fora do equipamento. Outro agravante é alteração da propriocepção (percepção do corpo no espaço) devido a um treino motor inadequado, podendo gerar futuramente problemas até de aprendizagem por sofrerem alteração na psicomotricidade. Assim o mais indicado é a criança aprender a ficar de pé e andar naturalmente.

O Andador diminui os Exercícios, Coordenação e Equilibrio do Bebê.

Esse atraso do desenvolvimento motor está ligado a diminuição dos “exercícios” realizados pelo bebê, como engatinhar, ficar de pé e agachar, apresentando rendimentos inferiores nos testes de desenvolvimento.

Outra coisa prejudicada é o equilíbrio e coordenação, já que o andador que a criança permanece sentada ao centro diminui as mudanças posturais (senta, levanta, agacha, vira…).

Não existe idade correta para iniciar a andar, em média acontece por volta dos 12 meses (sempre três meses a mais, três meses a menos). E os pais ou cuidadores devem sempre estar junto e estimulando para que a prática se inicie.

Se os mesmos não puderem ter esse acompanhamento é indicado ter um cercado com poucos objetos para o bebê ter espaço e tente “ganhar” esta “confiança”.

É preciso tomar cuidado, e treinar que andem em locais seguros!

É preciso ter cuidado com a segurança do local, escadas, janelas, objetos ao chão, tapetes, entre outros. Existe outras considerações a ser apontadas além do atraso no desenvolvimento motor. Como por exemplo, colocar bebês em posições nas quais eles ainda não estão prontos para realizá-las podem causar lesões nas articulações dos membros inferiores (pernas), já que a musculatura não se encontra com a força adequada e  pode correr má postura e forma errada de pisada (pé chato/pé cavo).

 

Fabiana Sarilho de Mendonça, fisioterapeuta da Clia Psicologia, Saúde & Educação

Fisioterapeuta há 14 anos. Graduada e em fase de Pós Graduação Strictu Sensu, mestranda em ciências da reabilitação, com especialização em Fisioterapia em neonatal e pediátrica (lato sensu), com aprimoramento em dor crônica pelo ACCamargo, RPG e Pilates. Com experiência em ergonomia e ginástica laboral. Aprofundou-se em estudos de aperfeiçoamento em RPG, Pilates (clinico), Mobilização Neural, Osteopatia, Movimentos Combinados, Mobilização Articular, Ventilação Mecânica, Kinesiotappe.

www.cliapisicologia.com.br

(11)4424-1284 / (11)2598-0732

Clia Psicologia - Saúde e Educação

A Clia Psicologia, Saúde & Educação tem como maior objetivo promover a prevenção da saúde do individuo em seu aspecto biopsicossocial.

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