Até quando (quantos meses ou anos) pode Amamentar seu Filho ?
Recomenda-se o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida. Após esse período, alguns alimentos devem ser adicionados, porém o leite materno deve continuar sendo oferecido como complemento da alimentação até pelo menos o primeiro aniversário ou até dois anos de idade.
O aleitamento materno é o melhor alimento nessa fase,
Porque: possui todos os nutrientes necessários, em quantidades e biodisponibilidades adequadas; protege de alergias, infecções e outras doenças contribuindo para a saúde da criança e crescimento saudável; ajuda no desenvolvimento de fala, visão e inteligência; promove uma relação especial entre mãe e filho, reforçando os laços afetivos.
A mãe também possui vantagens ao amamentar, pois o ato promove uma recuperação rápida após o parto, previne gestações próximas e aumenta a auto-confiança.
O nutricionista pode orientar em relação às dificuldades na amamentação.
Veja algumas dicas:
Procure ajuda sempre que sentir necessidade. Muitas vezes, a dificuldade é causada apenas por um posicionamento incorreto, pega incorreta ou pelo fato de o bebê estar sonolento, fatores que podem ser contornados facilmente, sem precisar desistir do processo.
A melhor maneira de prevenir as complicações da amamentação é que ela ocorra logo após o parto, na primeira hora.
O tempo da mamada pode variar, assim como a frequência. Deve-se oferecer o peito sempre que houver sinal de fome (antes mesmo do choro). Com tranquilidade, conforto e confiança, aos poucos mãe e filho vão aprendendo e se entrosando, sem motivos para desespero. Durante as mamadas a atenção da mãe deve estar para o filho, fortalecendo o vínculo entre eles.
Tudo que seu bebê precisa, esta no Leite Materno
Nos primeiros meses de vida, tudo o que o bebê precisa está no leite materno. Não dê a ele chá, água, suco ou outro tipo de leite. A utilização de fórmulas só deve ocorrer com orientação médica mediante comprovação de que o leite não é suficiente para o crescimento do bebê.
Orienta-se não fumar, pois a nicotina presente no cigarro passa para o leite materno, assim como o álcool e outras drogas. Com isso, pode haver prejuízos no desenvolvimento do bebê.
Quando não for possível amamentar, a mãe deve extrair o leite manualmente ou com bomba elétrica, utilizar frascos de vidro esterilizados e armazenar em congelador (validade de 24 h) ou freezer (validade de 15 dias).
O leite deve ser descongelado na geladeira, aquecido em banho maria desligado, agitando o frasco para homogeneizar. Ofereça em copinho ou colher.
Dominique Horta Buim, nutricionista da Clia Psicologia, Saúde & Educação