Como saber se meu filho é Autista ?
O autismo, atualmente denominado Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um transtorno do neurodesenvolvimento que pode ser diagnosticado a qualquer momento da vida. Porém, seus primeiros sinais aparecem antes dos 3 primeiros anos de vida.
As crianças com TEA não apresentam anormalidades ou características físicas diferenciadas. Os principais sintomas incluem dificuldades na comunicação, na socialização e ocorrência de padrões comportamentais repetitivos e dificuldades na simbolização. Infelizmente, a maioria dos diagnósticos são realizados tardiamente, comprometendo a eficiência das intervenções.
Assim, pais e educadores devem ficar atentos aos sinais precoce do Transtorno, pois a identificação e a intervenção antes dos 2 anos de idade, aliado à intervenção interdisciplinar adequada, pode levar à descaracterização do quadro.
E quais os principais sinais? Cada criança tem seu tempo, não há duvidas quanto a isso. Porém, alguns sinais precoces não devem ser ignorados e os pais devem buscar uma avaliação com equipe interdisciplinar especializada para maiores esclarecimentos.
Alguns sinais quem podem alertar que seu filho pode ser Autista:
- O bebê não troca ou fixa o olhar ao ser amamentado;
- Não reage aos sons;
- Não sorri;
- Até os 4 meses de idade, não reage com sorrisos ou movimentos corporais ao manhês;
- Não balbucia ou emite sons;
- Até os 6 meses de idade, o bebê chora initerruptamente ou não chora nem tenta se comunicar de alguma maneira;
- Interessa-se mais por objetos que pela face humana;
- Dificuldades na aceitação da alimentação variada;
- Alterações de sono;
- Por volta dos 8 meses de idade, não estranha e vai no colo de qualquer um;
- Não responde ao ser chamado;
- Apresenta movimento repetitivos de tronco, mãos ou cabeça;
- Irritabilidade excessiva, sem causa aparente
- Aos 2 anos, não forma pequenas frases;
- Apenas repete frases ouvidas anteriormente;
- Não se interessa por outras crianças;
- Sensibilidade a ruídos ou toques ;
- Agressividade;
- Resistencia a mudanças de rotina;
- Exposição excessiva a perigos.
Quais são as Causas do Autismo ?
As causas do autismo são epigeneticas, ou seja, incluem fatores genéticos e ambientais. Assim, é importante que os pais não hesitem em buscar ajuda quando observarem alguns desses sintomas pois, quanto mais cedo é realizada a intervenção, melhor o prognostico. Sinais de risco são identificados já nos primeiros meses de vida. Muitos pais se assustam frente a possiblidade de haver algo diferente no desenvolvimento de seu filho. E isso é natural. Sentimentos de medo, ansiedade, negação, angustia são comuns…
Porem, nem sempre esses sintomas são sinônimo de TEA. São sinais de alerta que devem ser analisados. E os pais que conseguem vencer essas barreiras se fortalecem emocionalmente com o auxilio dos profissionais e oferecem a melhor oportunidade de desenvolvimento ao seu filho. Independente do diagnóstico, quando se trata de desenvolvimento infantil, quanto mais cedo, melhor!
Ana Paula Magosso Cavaggioni
Psicóloga Clínica
Clía Psicologia
www.cliapsicologia.com.br