Como aumentar a auto-estima?
1- Conecte-se com pessoas que te amam
É fácil sentir-se mal consigo mesmo se você passar algum tempo com pessoas que o tratam mal ou que não o apreciam.
Faça um esforço consciente para passar mais tempo com pessoas que amam você e que te tratem bem. Isso pode ajudá-lo a se sentir bem consigo mesmo e a desafiar seu pensamento negativo.
Conversar com os entes queridos sobre como você se sente, pode ajudá-lo a reavaliar como você se vê. Pergunte a eles o que eles gostam em você, é provável que eles o vejam de maneira diferente de como você se vê.
2- Aprenda a ser assertivo
Quando você não gosta de si mesmo, é fácil assumir que os outros não gostarão de você também. Você pode descobrir que se esforça para ajudar os outros, pois acha que é a única maneira de eles gostarem de você. Isso pode fazer você se sentir ainda pior se essa ajuda não for recíproca.
Uma boa ação é ótima, mas o alongamento para agradar aos outros pode deixar você com menos energia para se concentrar em si mesmo e afetar sua saúde mental.
Você pode tentar o seguinte para aumentar sua confiança:
- Aprenda a dizer “não”, antes de concordar automaticamente em fazer algo que você não quer.
- Definir limites em torno de quanto você faz para outras pessoas.
- Assuma o controle de suas próprias decisões.
A princípio, você pode achar difícil quebrar esses hábitos, mas fazer pequenas mudanças para ser mais assertivo pode parecer libertador e fica mais fácil quanto mais você fizer isso.
3- Prepare-se um desafio
Encontre algo que você gosta de fazer e faça mais disso.
Você pode pegar um hobby, participar de uma aula ou oferecer seu tempo para algo pelo qual você se sente apaixonado.
Às vezes pode ser difícil encontrar a motivação para definir metas para si mesmo, especialmente quando você não se sente confiante ou se preocupa com o que as outras pessoas podem pensar. Mas não precisa ser algo grande.
Fazer pequenos objetivos, como experimentar uma receita ou aprender um novo idioma, pode ajudá-lo a se sentir mais positivo em relação a si mesmo.
E tente se lembrar que você não precisa ser perfeito para se divertir.
4- Concentre-se nos seus pontos positivos
Você pode automaticamente pensar que não é bom em alguma coisa. Isso pode impedi-lo de fazer as coisas que você gosta ou de tentar coisas novas, o que pode fazer você se sentir pior sobre si mesmo.
Por que não tentar:
- Comemore seus sucessos sem menosprezá-los. Não importa quão pequenos eles possam parecer para você, reserve um tempo para se elogiar e refletir sobre o que você fez bem.
- Aceite elogios. Tome nota deles para olhar quando você está duvidando de si mesmo.
- Escreva uma lista do que você gosta em você. Você pode incluir aspectos de sua personalidade, sua aparência e o que você gosta de fazer. Se você está achando difícil, peça a um amigo ou ente querido para ajudá-lo.
5- Se cuidar
Se você tem baixa auto-estima, pode ser difícil encontrar a motivação para cuidar da sua saúde física. Você pode até se sentir culpado por gastar tempo consigo mesmo, mas é importante para o seu bem-estar mental.