As Dificuldades de Fala nos Bebês e Crianças.
Durante a fase de aquisição dos sons, trocas e omissões são esperadas para determinadas idades, mas no final da educação infantil a criança precisa ter adquirido competência na produção dos sons.
Porém pode acontecer da criança ter trocas e omissões na fala e isso comprometer a inteligibilidade e acabar por prejudicar seu contato interpessoal, sua socialização, seu comportamento e sua aprendizagem.
O transtorno de articulação da fala é a dificuldade de produzir algum som da língua materna.
11 Dicas para saber o que a criança quer falar.
Pais, familiares e professores podem sentir dificuldade para compreender o que a criança quer falar. Se isso acontecer, aqui ficam algumas dicas:
- Dica 1 – Ao falar com a criança procurar sempre olhar para seu rosto e fazer com que ela olhe para o seu.
- Dica 2 – Quando a criança cometer uma troca ou erro articulatório, dar a ela o padrão correto sem repetir o erro.
- Dica 3 – Não exigir da criança uma produção articulatória além da esperada para sua faixa etária.
- Dica 4 – Propiciar o desenvolvimento da fala, deixando que a criança expresse oralmente o que deseja.
- Dica 5 – Não usar palavras no diminutivo, pois por serem semelhantes, dificultam sua memorização.
- Dica 6 – Proporcionar momentos em que a criança fale, cante e conte histórias.
- Dica 7 – Sempre que possível, expandir os enunciados da criança.
- Dica 8 – Não falar pela criança, e sim com a criança.
- Dica 9 – Não imitar suas emissões.
- Dica 10 – Focalizar a atenção na ideia central do que está sendo dito pela criança.
- Dica 11 – Utilizar frases simples com estrutura sujeito, verbo e objeto.
A importância de um Profissional
Essas são dicas que podem auxiliar, porém não substituem uma consulta com um fonoaudiólogo que pode avaliar, diagnosticar e orientar de forma individualizada cada caso.
Ao menor sinal, seja de pessoas próximas ou da escola, procure o fonoaudiólogo.