fbpx
Whatsapp (11) 953288942 | Telefone (11) 4424-1284

Como lidar com a Prematuridade?
Dicas para Pais e Profissionais!

Aprofunde seu conhecimento, com profissionais que encaram na prática no dia a dia esse tema tão delicado.

Reproduzir vídeo

Quer ter Acesso as Aulas e Dicas ?

Faça sua inscrição!

*Você será direcionado para as Aulas já liberadas.

Compartilhe com algum amigo, familiar ou seu grupo de estudos.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

III Simpósio Interdisciplinar sobre a Prematuridade

III Semana da Prematuridade do Grande ABC

Todo ano nascem 15 milhões de bebês prematuros no mundo todo. De acordo com o Ministério da Saúde, são quase 300 mil nascimentos antecipados por ano no Brasil, 11,7% do total, o que nos coloca no 10º lugar no ranking mundial de prematuridade, principalmente devido a fatores como doenças maternas, gestação na adolescência ou tardia, pré-natal deficitário, entre outros. As regiões mais afetadas são o Sul e o Sudeste, com taxas de nascimentos prematuros de 12% e 12,5%, respectivamente.
Metade dos partos que ocorrem antes de 37 semanas de gestação têm causas desconhecidas, e a outra metade acontece em função de doenças maternas, gestação na adolescência ou acima dos 35 anos, altos índices de cesáreas eletivas, fertilizações in vitro, pré-natal deficiente, entre outras causas.
Está evidente que a desinformação sobre o tema é um fator decisivo para índices tão elevados de prematuridade no nosso país. Ainda assim, muito pouco tem se falado ou feito para mudar essa realidade.
O parto prematuro é a principal causa de mortalidade infantil até 5 anos de idade em todo o mundo. De acordo com o Ministério da Saúde (2011), a cada 30 segundos 1 bebê morre em consequência do parto antecipado no Brasil. O Brasil precisa aumentar em 30% a oferta de leitos neonatais para atender à recomendação do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que é de 4 leitos de UTI para cada mil bebês nascidos vivos.

Realização e Apoio

Conheça também o Evento presencial, dia 17 de Novembro

Evento Gratuito.

Quais temas serão abordados ?

Desafios do aleitamento materno no prematuro

Ana Paula de Lima

A musicoterapia na construção do vínculo mãe-bebê

Leticia Tanelli

A importância do engatinhar para o desenvolvimento do bebê

Fabiana Sarrilho

O que esperar do desenvolvimento do bebê no primeiro ano de vida

Simone Silva Drigo

Nasceu prematuro: e agora?

Susana Rosa López Barrios

A estimulação do bebê prematuro pela visão da terapia ocupacional

Rita de Cássia Monteiro

Palestrantes

Ana Paula de Lima Bronzatti

Psicóloga

Fonoaudióloga graduada pela USC (Universidade do Sagrado Coração – Bauru) com habilitação em fonoaudiologia escolar, clínica; Pós Graduação em Disfagia neo, pediátrica e adulta pela FMABC (Faculdade de Medicina do ABC – Santo André); Pós Graduação em Educação Especial.

Capacitação e Aperfeiçoamento em Dislexia e TDAH. Capacitação em ABA – Análise Aplicada ao Comportamento nos Transtornos do Espectro Autista. Aprimoramento em Clínica e Ambulatório de neurofidiculdade.

Membro da equipe interdisciplinar CLIA Psicologia, Saúde & Educação.

Letícia Tanelli

Musicoterapeuta

Musicoterapeuta pela Faculdade Metropolitanas Unidas- FMU, Pós graduada pela Universidade São Camilo em Gerontologia, Musicoterapeuta da Equipe da Hidrodinâmica Cerebral do Instituto de Psiquiatria HC FMUSP,

Musicoterapeuta do projeto ATIVAMENTE MUSICAL da faculdade UFABC. Ministrou curso Desenvolvendo sua Musicalidade – Percussão e Ritmos Brasileiros – Pelo Centro de Musicoterapia Benenzon.

Especializada no modelo BENENZON e na abordagem PLURIMODAL de musicoterapia. Experiência profissional de atendimentos clínicos em Autismo, Síndrome de Down, Atraso de Desenvolvimento Global, Paralisia Cerebral, Déficit Cognitivo, TDAH, Gerontologia, Dependência Química, Coma, Dor Crônica, Crianças e Adolescentes. Formação em Facilitadora de Roda de tambor pelo Paulo Suzuki. Capacitação em ABA – Análise Aplicada ao Comportamento nos Transtornos do Espectro Autista.

Membro da equipe interdisciplinar CLIA Psicologia, Saúde & Educação.

Simone Drigo

Terapia Cognitivo-Comportamental

Psicóloga formada pela UMESP, com especialização em Neuropsicologia pelo HC-FMUSP. Aprimoramento em Terapia Cognitivo-Comportamental. Pós-graduação em Gestão de Pessoas pela UMESP.

Aprimoramento em avaliação psicológica e neuropsicológica de crianças, adultos, adolescentes e idosos. Aprimoramento em Prova de Rorschach. Capacitação em Neurofeedback e tutora Cogmed, treino e reabilitação cognitiva. Capacitação em ABA – Análise do Aplicada ao Comportamento nos Transtornos do Espectro Autista. Aprimoramento na metodologia Dir-Floortime.

Aprimoramento em avaliação dos transtornos da Aprendizagem e comportamento.

Fabiana Sarilho

Fisioterapeuta

Fisioterapeuta graduada pela FCNM, Mestre em Ciências da Reabilitação pela UNINOVE. Especialização em Fisioterapia em neonatal e pediátrica pela GAMA FILHO e Psicomotricidade pela UNIFAI. Graduanda em Terapia Ocupacional pela FMABC Cursos de aprimoramento em Integração Sensorial, Bandagem Funcional,

Técnicas Manuais (Mulligan, Maitland, Mobilização Neural, Técnicas Osteopaticas e Movimentos Combinados),

RPG e Pilates (clínico). Experiência em pediatria, geronto e neurofuncional. Capacitação em ABA – Análise Aplicada ao Comportamento nos Transtornos do Espectro Autista. Iniciação em DIR e floortime e Fisioterapia Uroginecológica.

Membro da equipe interdisciplinar CLIA Psicologia, Saúde & Educação.

Susana Rosa López Barrios

Médica Pediatra

Médica, pediatra graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos. Especialização em Pediatria pelo H. Umberto Primo/Escola Paulista de Medicina. Especialização em Administração Hospitalar e Serviços de Saúde pela Faculdade de Saúde Pública USP, Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública USP,

Doutor em Ciências pelo Departamento de Saúde Preventiva da Faculdade de Medicina USP. Coordenadora do Curso de Gestão em Saúde SENAC/SP,

Docente pela Faculdade de Medicina USCS; Diretora da ABS Saúde, serviços médicos.

Membro da equipe interdisciplinar CLIA Psicologia, Saúde & Educação.

Rita de Cássia Monteiro Cardoso

Terapeuta Ocupacional

Terapeuta ocupacional graduada pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina, cursando especialização em neurologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

Experiência profissional em neurologia, neuropediatria, gerontologia, reabilitação física de MMSS e saúde pública (equipe multidisciplinar). Curso de Kinesio Taping, FES (eletroestimulação voltado para prática da Terapia Ocupacional),

Prescrição e avaliação de cadeira de rodas e tecnologia assistiva. Conhecimento em comunicação alternativa. Capacitação em ABA – Análise Aplicada ao Comportamento nos Transtornos do Espectro Autista.

Membro da equipe interdisciplinar CLIA Psicologia, Saúde & Educação.

Artigos sobre Prematuridade

AGENDE SUA CONSULTA GRATUITAMENTE.

Fechar Menu