Psicanálise é um método desenvolvido pelo médico neurologista alemão Sigmund Freud, para tratar de distúrbios psíquicos a partir da investigação do inconsciente.
A psicanálise surgiu na década de 1890, com Sigmund Freud, um médico interessado em achar um tratamento efetivo para pacientes com sintomas neuróticos ou histéricos.
Conversando com os pacientes, Freud acreditava que seus problemas se originaram da não aceitação cultural, sendo assim reprimidos seus desejos inconscientes e suas fantasias de natureza sexual. Desde Freud, a psicanálise se desenvolveu de muitas maneiras e, atualmente, há diversas escolas.
O método básico da Psicanálise é a interpretação da transferência e da resistência com a análise da livre associação. O analisado, numa postura relaxada, é solicitado a dizer tudo o que lhe vem à mente. Sonhos, esperanças, desejos e fantasias são de interesse, como também as experiências vividas nos primeiros anos de vida em família.
Geralmente, o analista simplesmente escuta, fazendo comentários somente quando no seu julgamento profissional visualiza uma crescente oportunidade para que o analisante torne consciente os conteúdos reprimidos que são supostos, a partir de suas associações. Escutando o analisado, o analista tenta manter uma atitude empática de neutralidade. Uma postura de não-julgamento, visando a criar um ambiente seguro.
O conceito de inconsciente fora usado por Leibniz 200 anos antes de Freud, também sendo usado por Hegel para construir sua dialética hegeliana.
A originalidade do conceito de Inconsciente introduzido por Freud deve-se à proposição de uma realidade psíquica, característica dos processos inconscientes. É preciso diferenciar inconsciente, sem consciência, de Inconsciente, conforme elaborado por Freud, que diz respeito a uma instância psíquica basilar na constituição da personalidade.
Sou um bloco de texto. Clique no botão editar para alterer este texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Psicanalista – Diretor da Clia Psicologia Saúde & Educação.
Psicóloga Clínica, Doutoranda em Psicologia da Saúde.
Fonoaudióloga com Habilitação em fonoaudiologia escolar, clínica e audiométrica.
Psicóloga Clínica. Mestranda em Psicologia.
Fisioterapeuta, Mestre em ciências da reabilitação, Fisioterapia em neonatal e pediátrica.
Musicoterapeuta, atendimentos clínicos em Autismo, TDAH etc.
Cromoterapeuta, Psicopedagoga e Facilitadora do PQIF,
Fonoaudióloga, com aprimoramento em Audiologia Clínica.
Fonoaudióloga, com aprimoramento profissional e Especialização em Aprendizagem
Psicóloga clínica, especializada em dificuldades e problemas de aprendizagem.
Psicóloga, com especialização em Neuropsicologia
Psicóloga, psicóloga esportiva com atuação em equipes, Neuropsicopedagogia