
TDAH, a difícil arte do controle (História Real)
Seu filho vem e Diz (TDAH) – Não sei mais o que fazer, alguma coisa
Aprender a ler e escrever não é tarefa fácil, pois o individuo deve entrar em contato com um mundo que é letrado. A ausência dos comportamentos de ler e escrever exclui em grande parte o indivíduo de uma parte do mundo, deixando-o dependente de outras pessoas para interagir ou mediar as relações interpessoais.
A leitura e escrita tem função importante na vida de qualquer indivíduo pois além da sua relevância social também permite ao indivíduo desfrutar do ambiente escolar por meio da aprendizagem de habilidades básicas e complexas que dependem da leitura.
Se aprender a ler e a escrever não é tarefa fácil para qualquer indivíduo, imagine para o indivíduo com necessidades especiais. O indivíduo com necessidades especiais necessitam de recursos e estratégias diversificadas que favoreçam a ocorrência desses comportamentos.
A ABA tem produzido uma série de estudos científicos que têm mostrado a eficácia de seus procedimentos no processo de alfabetização de indivíduos com TEA e outras necessidades especiais. Tais procedimentos utilizam princípios já utilizados no ensino de habilidades básicas para o ensino dos comportamentos de escrever, ler e ler com compreensão. O passo a passo do ensino, o uso de dicas visuais e estratégias de controle dos estímulos visuais e auditivos na leitura e na escrita, a construção da estrutura linguística e consequências reforçadoras são algumas destes princípios.
Além disso, o uso das Novas Tecnologias de Informação, como programas informatizados têm se mostrado úteis neste processo, pois são estratégias que buscam agilizar o processo de alfabetização e otimizar o tempo dedicado ao ensino destes comportamentos.
E equipe Clia Psicologia.
Psicóloga Clínica, Doutoranda em Psicologia da Saúde.
Fisioterapeuta Pélvica e Psicomotricista, Mestre em ciências da reabilitação, Fisioterapia em neonatal.
Fonoaudióloga
Especialização em Distúrbios da comunicação humana
Psicóloga, Psicologia Cognitivo Comportamental.
Contextos Clínico e Escolar, Capacitação em Leitura, Escrita e Matemática Básica para Crianças com Autismo
Seu filho vem e Diz (TDAH) – Não sei mais o que fazer, alguma coisa
É comum que o TOC seja descoberto na infância? Não é comum a descoberta
Ao que o Vocabulário Repetitivo esta Relacionado ? A linguagem receptiva compreende o entendimento da
Será que Preciso de Terapia ? Quando devo procurar um Terapeuta? Apesar de vivermos em
Rua Vitória Régia, 1095
Santo André
São Paulo
(11) 953288942
(11) 4424-1284
secretaria@cliapsicologia.com.br
© Todos Direitos Reservados a Clia Psicologia | Desenvolvido por Novagencia.
© Direitos de Imagem a Freepik
Olá, gostaria de um atendimento personalizado?