Como se trata a Intervenção Precoce
A Intervenção Precoce consiste em uma intervenção terapêutica junta a bebês de 0 a 36 meses cujo desenvolvimento encontra-se comprometido ou em risco de o ser. Inúmeras pesquisas de diversas áreas do conhecimento, desde as Neurociências até a Psicanálise, comprovam que a Intervenção Precoce atua antes do agravamento ou cristalização dos problemas e dificuldades que podem resultar em um diagnóstico psicopatológico da infância.
Atualmente, a OMS estima que cerca 20% das crianças atendidas em consultas pediátricas de rotina possuem algum diagnóstico psicopatológico, sendo fundamental o desenvolvimento de ações que ajudem a diminuir este quadro, bem como a medicalização da infância.
A partir da identificação dos sinais de risco de desenvolvimento, encaminha-se o bebê e a família para a modalidade de intervenção precoce mais indicada de acordo com as especificardes do caso, podendo ser desenvolvida através da psicoterapia psicanalítica, cognitivo-comportamental, familiar sistêmica, reabilitação neuropsicológica, intervenção pais-bebê ou intervenção através de uma rede interdisciplinar.
Todos os pais e responsáveis desejam ver os filhos crescerem saudáveis e alcançarem novas habilidades e atingirem os marcos do desenvolvimento esperado para sua idade. No entanto, esse processo, é bastante individual e único, e, pode apresentar mais desafios principalmente para crianças que possuem transtornos, como o Autismo. Para isso, a Intervenção Precoce pode ser uma abordagem importante para ajudar no desenvolvimento neuropsicomotor e da linguagem de uma criança.
Isso porque essa abordagem ajuda a aumentar o potencial do desenvolvimento de comunicação e social de uma criança, bem como a reduzir danos do funcionamento intelectual e melhorar a qualidade de vida. Por isso, se você gostaria de entender melhor sobre o que é a Intervenção Precoce e seus benefícios é só continuar lendo este artigo.
O que é Intervenção Precoce?
A Intervenção Precoce, de acordo com a Associação Brasileira de Pediatria (2019), é um conjunto de intervenções terapêuticas que visam aprimorar o potencial social e comunicativo da criança, proteger a função cognitiva, reduzir danos, melhorar sensação de bem-estar e direcionar as habilidades para a autonomia.
Programas de intervenção preventiva devem ocorrer no espaço em que a criança vive, preferencialmente. Inicia-se com uma sinalização, que geralmente é feita por um hospital, uma creche, ou um familiar e segue para a avaliação específica. Ao final, é então concluída e um plano de intervenção é implementado, visando a estimulação das habilidades que estão em déficit.
Assim, fica claro que a intervenção precoce não é um domínio da análise do comportamento, mas a análise do comportamento é uma das abordagens da psicologia que desenvolveu um modelo de intervenção precoce baseado em evidências científicas e que compõe a equipe interdisciplinar.
Qual a função da Intervenção Precoce?
A principal função da Intervenção Precoce é ajudar no desenvolvimento de crianças que apresentam dificuldades ou atrasos de socialização ou no desenvolvimento global. Dessa forma, essa abordagem é responsável por oferecer intervenções interdisciplinares para as crianças bem como para suas famílias. Isso porque o principal objetivo é estimular e diminuir os riscos e prejuízos no seu desenvolvimento.
Quais os benefícios?
Um estudo nesta área constatou que a maior parte da aprendizagem e do desenvolvimento ocorre mais rapidamente nos anos pré-escolares, e na primeira infância é imprescindível para o desenvolvimento, pois é a principal fase de desenvolvimento infantil, pois há uma na qual a criança se desenvolve rapidamente. Se essas oportunidades não forem aproveitadas, a criança pode desenvolver mais tarde outras dificuldades, como de aprendizagem, por exemplo.
Portanto, a Intervenção Precoce pode ser benéfica para ajudar a aumentar o potencial de desenvolvimento global de cada criança, maximizar os benefícios sociais da criança, bem como oferecer apoio e assistência aos membros da família para que também participem desse processo e as estimulem.
Além disso, vale ressaltar que estudos recentes destacaram que o potencial de uma criança é melhor aproveitado e desenvolvido a partir da identificação e da intervenção precoce individualizada fornecida.
Aspectos importantes para a eficácia da Intervenção Precoce
Vários estudos mostraram que quanto mais cedo uma intervenção é iniciada, mais eficaz ela é. Quando esse tipo de abordagem é iniciado logo após o diagnóstico de deficiência alguma ou transtorno, ou até mesmo frente aos riscos de desenvolvimento, os benefícios ficam evidentes, devido a estimulação realizada. Para começar, o envolvimento dos pais na intervenção é fundamental. As famílias com crianças com deficiência ou em situação de risco necessitam de mais apoio social e instrumental, bem como o desenvolvimento de competências necessárias para lidar com crianças com necessidades especiais. Os principais resultados da intervenção familiar apontam para um aumento da capacidade dos pais para lidar com os problemas dos filhos, o que resulta em uma redução do estresse familiar.
Além disso, a construção da estrutura dos programas de Intervenção Precoce está ligada aos seus resultados, independentemente do modelo utilizado. Os programas mais bem-sucedidos geralmente são os ensinos naturalísticos, realizados nos ambientes mais comuns as crianças os quais facilitam o processo de aprendizagem e generalização das habilidades aprendidas. Nesses casos, a utilização de procedimentos de análise de tarefas, definição operacional dos objetivos e identificação precisa de comportamentos e atividades para desenvolver cada um, são elementos que tendem a aparecer nesses planejamentos.
Conclusão
A intervenção Precoce é um mecanismo que precisa ser utilizado para ajudar no desenvolvimento de crianças, principalmente até a idade pré-escolar. Com esse procedimento torna-se possível garantir melhoras na capacidade de socialização, organização e expressão das crianças.
Além disso, as famílias também podem receber apoio e auxílio especializado para questões específicas, ajudando a reduzir sintomas de estresse familiar e preocupações. Tudo isso a fim de oferecer para as crianças uma melhor qualidade de vida, e maiores chances de conseguir usufruir de oportunidades durante o seu crescimento.
Portanto, se você gostou desse conteúdo e gostaria de se informar mais sobre a Intervenção Precoce, basta entrar em contato com a clínica especializada Clia Psicologia. Dessa forma, você poderá oferecer uma melhor qualidade de vida para o pequeno e vê-lo se desenvolver com cada vez mais independência e autonomia.