Fisioterapia em Obstetrícia em Santo André
Fisioterapia em Obstetrícia
A fisioterapia pode atuar durante todo o ciclo gravídico-puerperal, ou seja, durante a gestação, trabalho de parto e no pós parto, com o objetivo de trazer conforto, tratar e prevenir dores e disfunções pélvicas e promover uma assistência humanizada para a mulher.
VOCÊ CONHECE OS BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA DURANTE O PERÍODO GESTACIONAL?
Durante a gestação ocorrem mudanças hormonais, físicas e psicológicas. O corpo vai se modificando e se preparando para o parto. Sendo um momento de grandes mudanças para a parturiente e seus familiares.
A fisioterapia tem como objetivo preparar o corpo da mulher para as exigências decorrentes da gravidez, trazendo inúmeros benefícios para a gestante, como:
– Prevenir ou tratar dores musculoesqueléticas (dores na coluna, punhos, pelve, por exemplo);
– Melhorar a funcionalidade do assoalho pélvico, prevenindo ou tratando escapes de xixi,
prolapsos, preparando o períneo para o parto e prevenindo traumas perineais;
– Melhorar padrão postural;
– Prevenir e tratar diástase patológica;
– Melhorar padrão respiratório;
– Orientar melhores posicionamentos durante suas atividades diárias;
– Educar e orientar sobre a gestação, para uma melhor segurança e vivência de todo processo;
– Reduzir o edema (inchaço);
– Melhorar o autoconhecimento corporal;
– Promover um bem estar físico.
O QUE A FISIOTERAPIA PODE FAZER DURANTE O TRABALHO DE PARTO NORMAL?
- O trabalho de parto é um mecanismo fisiológico e quando tudo ocorre normalmente, poucas intervenções e procedimentos são necessários para a chegada do bebê, porém isto não quer dizer que a gestante não precise de cuidado e acompanhamento.
- Fisioterapeutas especializados em obstetrícia estudam a anatomia e fisiologia do corpo humano e do trabalho de parto e com isso, conhecem movimentos e técnicas que podem auxiliar na evolução do parto normal, na descida do bebê, na evolução da dilatação e no alívio de dores.
- Existem exercícios e posicionamentos que podem ser utilizados de acordo com a fase em que se encontra o trabalho de parto. A fisioterapia sempre vai buscar posturas mais ativas de acordo com a possibilidade e a vontade de cada gestante.
- Estudos têm demonstrado que quanto menos deitada as mulheres ficam, melhor a evolução do seu parto!
- Além disso, ter alguém do seu lado que te de autonomia e empoderamento para esse momento tão incrível é acolhedor.
O PUERPÉRIO E A FISIOTERAPIA
Logo após a chegada do bebê, iniciamos o período chamado puerpério, que será o momento em que o corpo da mulher irá começar a retornar ao seu estado pré-gestacional.
Algumas queixas podem ser comuns neste período. A mulher pode relatar inchaço, intestino preguiçoso (constipação), dificuldade em fazer xixi, dor na região perineal, dor ao mudar de posição, dificuldade durante a amamentação, demora para o retorno abdominal (diástase), incontinência urinária, dor durante a relação sexual e dores musculares que aparecem por tensões ou posicionamentos inadequados.
A fisioterapia nesta fase tem como objetivo ajudar em todas estas queixas e desconfortos, com exercícios e orientações específicas para cada mamãe. Com isso, a fisioterapia contribui com a assistência à mulher, auxiliando ao retorno mais rápido as condições pré-gravídicas e prevenindo disfunções pélvicas futuras.