Pesquisar
Close this search box.

CURSO: Ensino de Leitura, escrita e conceituação matemática para crianças com TEA e outras necessidades especiais.

Capacitar profissionais e estudantes para o planejamento, a aplicação e a análise de procedimentos de ensino na Análise do Comportamento Aplicada (ABA).

Compartilhe com 2 ou 3 amigos que se interessam também por esse conteúdo

Professores e Drs.

Equipe de Professores

Categoria

Psicologia

Alunos

041

Avaliação

★★★★★

Ensino de Leitura, escrita e conceituação matemática para crianças com TEA e outras necessidades especiais.

Objetivo:

Capacitar profissionais e estudantes para o planejamento, a aplicação e a análise de procedimentos de ensino na Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Além de fornecer subsídios para a alfabetização de indivíduos com necessidades especiais usando recursos informatizados e procedimentos da ABA.

Conteúdo Programático:

1. Desenvolvimento e aprendizagem na perspectiva comportamental.

  1. Avaliação funcional de comportamentos problemas e barreiras comportamentais que impedem o estabelecimento de habilidades acadêmicas/escolares.
  2. Manejo de comportamentos inadequados em situação escolar, clínico e familiar.
  3. Ensino das habilidades básicas acadêmicas, comportamento de sala de aula e de grupo: controle instrucional.
  4. Estratégias e Procedimentos para o ensino da leitura e escrita por meio do paradigma de equivalência de estímulos (matching to sample, discriminações simples e condicionais necessárias para o estabelecimento de pré requisitos para a leitura e a escrita)
  5. Ensino de leitura com compreensão, interpretação de textos e habilidades matemáticas simples.
  6. Avaliação e construção do PEI por meio do PEAK (Promoting Emergence of Advanced Knowledge): uma avaliação baseada em evidências e um currículo correspondente que combina a abordagem de comportamento verbal utilizada pela ABA tradicional e os novos conhecimentos sobre responder relacional, que ensina a capacidade de estabelecer relações entre conceitos.
  7. Planejamento de intervenções e adaptação de materiais que atendam ao conteúdo escolar: task analysis dos conteúdos escolares, modelagem, encadeamento, fading.
  8. Ensino de pré requisitos para habilidades de leitura: sentar e finalizar tarefas simples, emparelhamento, seguimento de instruções e dicas físicas, visuais e vocais.
  9. Treino de habilidades dos participantes do curso e aplicação dos procedimentos no contexto escolar , familiar e clínico.

Observação: o curso não inclui supervisão de aplicação do protocolo, mas esta pode ser solicitada a parte.

Ministrante:

Público-alvo:

Profissionais e estudantes das áreas de educação e saúde: Psicologia, Pedagogia, Educação Especial, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Fonoaudiologia e áreas afins.

Data, Horário e Local

Dia: 15 e 16 de junho de 2019

Sábado e domingo
Horário: Sábado – 9:00 as 18:00 hrs; Domingo  – 9h as 13h
Carga Horária: 12 horas.
Local de Realização: CLIA Psicologia, Saúde e Educação.
Rua Vitória Régia 1095, Campestre, Santo André, SP, CEP 09080-320

Dia: 3 e 4 de agosto de 2019

Sábado e domingo
Horário: Sábado – 9:00 as 18:00 hrs; Domingo  – 9h as 13h
Carga Horária: 12 horas.
Local de Realização: CLIA Psicologia, Saúde e Educação.
Rua Vitória Régia 1095, Campestre, Santo André, SP, CEP 09080-320

Investimento

À vista: R$ 490,00
Parcelado: 12×49,00

Inscrições e informações pelo site ou pelos telefones 4424-1284/ 2598-0732
VAGAS LIMITADAS

CURSO: Ensino de Leitura, escrita e conceituação matemática para crianças com TEA e outras necessidades especiais.

R$ 12x49,00

Data, Horário

Dia: 15 e 16 de junho de 2019
Sábado e domingo
Horário: Sábado – 9:00 as 18:00 hrs; Domingo  – 9h as 13h
Carga Horária: 12 horas.

Conheça todos os Cursos da Clia Psicologia

WhatsApp

Olá, gostaria de um atendimento personalizado?