Curso ABA em ambiente escolar Online
O curso tem como principal objetivo ampliar o repertório de professores e coordenadores para atuação com crianças atípicas em ambientes escolares.
ABA, sigla para Applied Behaviour Analysis, ou Análise do Comportamento Aplicada, como é conhecida no Brasil trata-se de uma abordagem da psicologia comportamental que foi adaptada e aplicada ao tratamento e ensino de crianças portadoras de diversos transtornos e psicopatologias, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositor-Desafiador (TOD), dentre outros. Baseia-se nos princípios de reforço positivo, solicitações graduais, repetição e as divisões das tarefas em pequenas partes, ensinadas inicialmente em separado.
A literatura nacional e internacional mostra que crianças que recebem intervenção comportamental em geral, obtém avanços significativos.
Em um programa ABA de qualidade, procedimentos de modificação de comportamento são claramente especificados. As instruções e dicas (prompts), reforçadores (“recompensas”) e materiais que são usados para desenvolver cada habilidade são determinados individualmente para cada paciente.
Para a aplicação adequada é efetiva da ABA, é fundamental uma formação sólida e consistente.
Capacitar profissionais e estudantes para o planejamento, a aplicação e a análise de procedimentos de ensino na Análise do Comportamento Aplicada (ABA).
Aulas teóricas em formato online, ao vivo, com apresentações, dinâmicas e atividades.
Camila Domeniconi
Módulo Teórico 1 – Princípios Básicos – 14/09/24
– O que é a ABA e por que funciona
– Princípios básicos: consequências e controle de estímulos
– Um olhar sobre consequências coercitivas
– Esquemas de reforço
– Operações Motivadoras
Módulo Teórico 2– Procedimentos de ensino – 28/09/24
– Modelagem e modelação
– Tentativas discretas
– Ensino incidental
– Análise da tarefa
– Ensaio comportamental
– Procedimentos de dicas
– Avaliação
Módulo Teórico 3 – Entendendo a função dos comportamentos – 05/10/24
– Discriminação e Generalização
– Procedimento de Transferência de Controle de Estímulo
– Manejo do Comportamento
–Funções do Comportamento
– Análise Funcional: como fazer, para quê e quando
– 2 horas de atividade avaliativa
Módulo Teórico 4 – Comportamento Verbal e Social – 19/10 e 09/11/24
– Comportamento Verbal e Social
– Operantes verbais: definições e usos práticos
– Planejamento de intervenções
– Habilidades sociais
– Interesses restritos
– Rigidez
– Dificuldades sensoriais
– Como promover flexibilidade
– Planejamento de intervenções
– Atividade avaliativa (2h)
– 2 horas de atividade assíncrona
– 2 horas de atividade avaliativa
Profissionais e estudantes das áreas de educação e saúde: Psicologia, Pedagogia, Educação Especial, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Fonoaudiologia e áreas afins.
Certificado com carga de 40 horas emitido pela CLIA Psicologia
Início do Curso: 14/09/2024
Duração: 02 meses (aos sábados)
Aulas Teóricas: das 8 às 12h e das 13h às 17h (1h de almoço)
Carga horária: 40 horas
Início: 14/09/2024
Duração: 02 meses (aos sábados)
Aulas Teóricas: das 8 às 12h e das 13h às 17h (1h de almoço)
Carga horária: 40 horas
O curso tem como principal objetivo ampliar o repertório de professores e coordenadores para atuação com crianças atípicas em ambientes escolares.
Rua Vitória Régia, 1095
Santo André
São Paulo
(11) 953288942
(11) 4424-1284
secretaria@cliapsicologia.com.br
Rua Vitória Régia, 1095
Santo André
São Paulo
(11) 953288942
(11) 4424-1284
secretaria@cliapsicologia.com.br
© Todos Direitos Reservados a Clia Psicologia | Desenvolvido por Novagencia.
© Direitos de Imagem a Freepik
Olá, gostaria de um atendimento personalizado?