Curso de Avaliação das Observações Clínicas em Integração Sensorial
Curso voltado para ensinar: Aspectos Sensoriais Avaliados, Aspectos de Práxis Avaliados, como preparar o ambiente para a avaliação, o que observar e demonstração dos testes.
ABA, sigla para Applied Behaviour Analysis, ou Análise do Comportamento Aplicada, como é conhecida no Brasil trata-se de uma abordagem da psicologia comportamental que foi adaptada e aplicada ao tratamento e ensino de crianças portadoras de diversos transtornos e psicopatologias, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositor-Desafiador (TOD), dentre outros. Baseia-se nos princípios de reforço positivo, solicitações graduais, repetição e as divisões das tarefas em pequenas partes, ensinadas inicialmente em separado.
A literatura nacional e internacional mostra que crianças que recebem intervenção comportamental em geral, obtém avanços significativos.
Em um programa ABA de qualidade, procedimentos de modificação de comportamento são claramente especificados. As instruções e dicas (prompts), reforçadores (“recompensas”) e materiais que são usados para desenvolver cada habilidade são determinados individualmente para cada paciente.
Para a aplicação adequada é efetiva da ABA, é fundamental uma formação sólida e consistente.
Adequada para o trabalho terapêutico onde visa o desenvolvimento natural da criança, conectado as motivações, interesses e desenvolvimento apresentado pela criança.
Módulo 1
– Princípios;
– Pressupostos;
– Importância e evidências científicas.
Módulo 2
Intervenções naturalísticas e a família do aprendiz no espectro do autismo
– Características da família com TEA;
– Como garantir o envolvimento da família e qual a importância;
– Relatos científicos com envolvimento de famílias.
Módulo 3
Organização da intervenção naturalística
– Como planejar;
– Como registrar;
– Tomada de decisões;
– Planejando uma atividade naturalística.
Módulo 4
Motivação social
– Como aumentar motivação das crianças para o ambiente social?
– Planejando condições para o aumento da motivação social na rotina.
Módulo 5
Comunicação
– Quais as estratégias naturalísticas mais utilizadas para promover a linguagem das crianças?
Módulo 6
Brincadeira
– Importância de aprender a brincar para o desenvolvimento;
– Como despertar o interesse das crianças pelos brinquedos e pelas brincadeiras?
– Promovendo variações nas brincadeiras e no uso dos brinquedos.
Módulo 7
Independência, auto regulação e os comportamentos desafiadores
– Evidências empíricas de promoção de independência a partir de intervenções naturalísticas;
– Estratégias para lidar com o comportamento desafiador
– Prática e discussão síncrona
Camila Domeniconi
Aulas teóricas em formato online, ao vivo, com apresentações, dinâmicas e atividades assíncronas.
Ao todo serão 7 módulos de 8 horas cada, com 14 aulas de 3 horas por semana, sendo 6 horas de atividade síncrona + 2 horas de assíncrona em cada módulo.
Data Horário e Local
Início do Curso: 20 de agosto de 2024
Duração: 4 meses
Horário: Terças-feiras, das 19h às 22h
Carga horária: 56 horas
Início do Curso: 20 de agosto de 2024
Duração: 4 meses
Horário: Terças-feiras, das 19h às 22h
Curso voltado para ensinar: Aspectos Sensoriais Avaliados, Aspectos de Práxis Avaliados, como preparar o ambiente para a avaliação, o que observar e demonstração dos testes.
Capacitar profissionais e estudantes para o planejamento, a aplicação e a análise de procedimentos de ensino na Análise do Comportamento Aplicada (ABA).
Rua Vitória Régia, 1095
Santo André
São Paulo
(11) 953288942
(11) 4424-1284
secretaria@cliapsicologia.com.br
© Todos Direitos Reservados a Clia Psicologia | Desenvolvido por Novagencia.
© Direitos de Imagem a Freepik
Olá, gostaria de um atendimento personalizado?