A avaliação neuropsicológica de bebês de 0 a 36 meses
Pretende identificar precocemente alterações no desenvolvimento cognitivo e comportamental.
Utiliza instrumentos psicométricos e escalas especificamente padronizados para avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor e cognitivo do bebê, que permitem detectar alterações desde o 1º mês de vida, auxiliando na identificação da compatibilidade entre a idade cronológica e a idade mental.
Enfatiza, ainda, as manifestações observáveis do comportamento do bebê, características psicológicas básicas, o processo de aquisição e produção da linguagem, além da interação progressiva entre o sistema nervoso, o psiquismo e os comportamentos que se referem a uma progressiva interação do ser humano com seu contexto social.
A avaliação neuropsicológica não se limita a aplicação de testes psicométricos e neuropsicológicos organizados em baterias, mas objetiva, também, avaliar a relação destes achados com patologias neurológicas e/ou comportamentais e a estabelecer a possível área cerebral envolvida. Adicionalmente, a interpretação cuidadosa destes resultados deve ser associada à análise da situação atual do sujeito e do contexto onde vive.
A importância da avaliação neuropsicológica de bebês de 0 a 36 meses consiste principalmente em identificar os potenciais e as dificuldades que ele/ela apresenta, possibilitando o encaminhamento para as intervenções terapêuticas necessárias.
Em síntese, a avaliação neuropsicológica pode ser realizada desde o nascimento do bebê, com as seguintes finalidades:
1. Acompanhamento do desenvolvimento global do bebê de modo a auxiliar os pais no conhecimento das características cognitivas, sócio afetivas, de linguagem e psicomotoras;
2. Atendimento preventivo para atrasos no desenvolvimento de bebês que são considerados “de risco” para o desenvolvimento normal: prematuridade, baixo-peso, com alterações neurológicas, genéticas ou metabólicas, etc.;
3. Orientação de atividades de estimulação e enriquecimento adequado à faixa etária do desenvolvimento global do bebê.
O que é avaliação neuropsicológica para bebês?
A Avaliação Neuropsicológica para bebês se trata de uma técnica da psicologia cognitiva infantil que utiliza procedimentos técnicos para compreender como se dá o processo cognitivo de bebês e crianças.
Em outras palavras, podemos dizer que é o modo de compreender como as crianças conseguem internalizar e externalizar as informações.
Existem muitas aplicações para a avaliação neuropsicológica, entre elas podemos citar que esse procedimento é bastante utilizado para o diagnóstico de casos de:
- Dificuldades atencionais;
- Agressividade,
- Dificuldade na aprendizagem e hiperatividade;
- Transtornos do humor;
- Dificuldades na socialização;
- Transtornos alimentares;
- entre outros.
Além disso, a avaliação neuropsicológica é uma importante aliada no diagnóstico precoce de alterações no desenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e atrasos no desenvolvimento global.
Dessa forma, é possível ter o favorecimento das práticas interventivas interdisciplinares, tornando o tratamento mais eficaz.
Para que serve?
A avaliação neuropsicológica pode ser realizada desde o nascimento do bebê e serve para a identificação de diversas características psíquicas dos bebês e crianças.
Como atrasos no desenvolvimento dos bebês podem ser considerados fatores de risco, a avaliação neuropsicológica pode oferecer suporte para o diagnóstico de uma possível alteração.
Através da avaliação neuropsicológica os pais podem identificar as características cognitivas dos bebês e das crianças como a afeição, linguagem, características psicomotoras etc.
Além disso, esse tipo de atendimento promove atividades de estimulação e enriquecimento adequado à faixa etária do desenvolvimento global do bebê.
Como é feita a avaliação neuropsicológica para bebês?
A avaliação neuropsicológica se dá com o uso de instrumentos psicométricos e escalas padronizados para avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor e cognitivo do bebê.
Mas espera aí, o que seriam esses instrumentos psicométricos?
Em sua maioria, são testes que têm como finalidade mensurar determinados construtos, como fator de inteligência, atenção, memória, ansiedade, por exemplo.
Através desses métodos é possível detectar alterações desde o 1º mês de vida.
Com esses instrumentos, é possível identificar a compatibilidade entre a idade cronológica e a idade mental.
Bem preciso, não é mesmo?
Benefícios da avaliação neuropsicológica para bebês
A avaliação neuropsicológica tem como objetivo avaliar a relação dos achados dos testes com patologias neurológicas e/ou comportamentais.
Dessa forma, os métodos neuropsicológicos apresenta como benefício oferecer um diagnóstico diferencial de doenças que apresentam sintomas parecidos.
Afinal, através dessa bateria de testes é possível estabelecer a possível área cerebral envolvida.
Um segundo benefício evidente da avaliação psicológica é que esse método tem a capacidade de classificar a severidade clínica dos pacientes e monitorar a sua evolução durante o tratamento.
No caso das crianças, a avaliação neuropsicológica é um eficaz método para investigar atrasos no desenvolvimento e dificuldades no aprendizado escolar que não condizem com a idade.
Além disso, a avaliação neuropsicológica é capaz de identificar distúrbios do comportamento ou alterações emocionais.
Não somente, problemas de atenção e concentração também podem ser detectados através da avaliação neuropsicológica.
Por que a procura por avaliação neuropsicológica aumentou?
A busca pela avaliação neuropsicológica tem aumentado bastante e pesquisas recentes apontam que 1 a cada 62 crianças apresenta características no TEA ou algum tipo de atraso no desenvolvimento.
Nessa realidade, contar com um método como a avaliação neuropsicológica permite que os pais possam, de forma precoce, oferecer aos filhos uma linha de tratamento que poderá melhorar a qualidade de vida desses pacientes.
Testes neuropsicológicos devem ser feitos somente com profissional de psicologia
De acordo com o Conselho Federal de Psicologia (CFP), apenas os profissionais da psicologia podem realizar psicodiagnóstico ou avaliação psicológica através de testes psicológicos.
Na prática da avaliação neuropsicológica, testes psicológicos e neuropsicológicos são utilizados em todo o processo.
Por isso, somente os neuropsicólogos com formação em psicologia devem realizar essa avaliação, visto o seu respaldo técnico para a utilização das ferramentas corretas.