Pesquisar
Close this search box.

Agende uma consulta

Atendimento

Avaliação Neuropsicológica Para Bebês

Como agendar?

Ficou interessado?
Agende uma consulta.

Avaliação Neuropsicológica Para Bebês

A avaliação neuropsicológica de bebês de 0 a 36 meses

Pretende identificar precocemente alterações no desenvolvimento cognitivo e comportamental.

Utiliza instrumentos psicométricos e escalas especificamente padronizados para avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor e cognitivo do bebê, que permitem detectar alterações desde o 1º mês de vida, auxiliando na identificação da compatibilidade entre a idade cronológica e a idade mental.

Enfatiza, ainda, as manifestações observáveis do comportamento do bebê, características psicológicas básicas, o processo de aquisição e produção da linguagem, além da interação progressiva entre o sistema nervoso, o psiquismo e os comportamentos que se referem a uma progressiva interação do ser humano com seu contexto social.

A avaliação neuropsicológica não se limita a aplicação de testes psicométricos e neuropsicológicos organizados em baterias, mas objetiva, também, avaliar a relação destes achados com patologias neurológicas e/ou comportamentais e a estabelecer a possível área cerebral envolvida. Adicionalmente, a interpretação cuidadosa destes resultados deve ser associada à análise da situação atual do sujeito e do contexto onde vive.

A importância da avaliação neuropsicológica de bebês de 0 a 36 meses consiste principalmente em identificar os potenciais e as dificuldades que ele/ela apresenta, possibilitando o encaminhamento para as intervenções terapêuticas necessárias.

Em síntese, a avaliação neuropsicológica pode ser realizada desde o nascimento do bebê, com as seguintes finalidades:

1. Acompanhamento do desenvolvimento global do bebê de modo a auxiliar os pais no conhecimento das características cognitivas, sócio afetivas, de linguagem e psicomotoras;

2. Atendimento preventivo para atrasos no desenvolvimento de bebês que são considerados “de risco” para o desenvolvimento normal: prematuridade, baixo-peso, com alterações neurológicas, genéticas ou metabólicas, etc.;

3. Orientação de atividades de estimulação e enriquecimento adequado à faixa etária do desenvolvimento global do bebê.

 

O que é avaliação neuropsicológica para bebês?

A Avaliação Neuropsicológica para bebês se trata de uma técnica da psicologia cognitiva infantil que utiliza procedimentos técnicos para compreender como se dá o processo cognitivo de bebês e crianças.

Em outras palavras, podemos dizer que é o modo de compreender como as crianças conseguem internalizar e externalizar as informações.

Existem muitas aplicações para a avaliação neuropsicológica, entre elas podemos citar que esse procedimento é bastante utilizado para o diagnóstico de casos de: 

  • Dificuldades atencionais;
  • Agressividade,
  • Dificuldade na aprendizagem e hiperatividade;
  • Transtornos do humor;
  • Dificuldades na socialização;
  • Transtornos alimentares;
  • entre outros.

Além disso, a avaliação neuropsicológica é uma importante aliada no diagnóstico precoce de alterações no desenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e atrasos no desenvolvimento global.

Dessa forma, é possível ter o favorecimento das práticas interventivas interdisciplinares, tornando o tratamento mais eficaz.

Para que serve?

A avaliação neuropsicológica pode ser realizada desde o nascimento do bebê e serve para a identificação de diversas características psíquicas dos bebês e crianças.

Como atrasos no desenvolvimento dos bebês podem ser considerados fatores de risco, a avaliação neuropsicológica pode oferecer suporte para o diagnóstico de uma possível alteração. 

Através da avaliação neuropsicológica os pais podem identificar as características cognitivas dos bebês e das crianças como a afeição, linguagem, características psicomotoras etc. 

Além disso, esse tipo de atendimento promove atividades de estimulação e enriquecimento adequado à faixa etária do desenvolvimento global do bebê.

Como é feita a avaliação neuropsicológica para bebês?

A avaliação neuropsicológica se dá com o uso de instrumentos psicométricos e escalas padronizados para avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor e cognitivo do bebê.

Mas espera aí, o que seriam esses instrumentos psicométricos?

Em sua maioria, são testes que têm como finalidade mensurar determinados construtos, como fator de inteligência, atenção, memória, ansiedade, por exemplo.

Através desses métodos é possível detectar alterações desde o 1º mês de vida.

Com esses instrumentos, é possível identificar a compatibilidade entre a idade cronológica e a idade mental.

Bem preciso, não é mesmo?

Benefícios da avaliação neuropsicológica para bebês

A avaliação neuropsicológica tem como objetivo avaliar a relação dos achados dos testes com patologias neurológicas e/ou comportamentais.

Dessa forma, os métodos neuropsicológicos apresenta como benefício oferecer um diagnóstico diferencial de doenças que apresentam sintomas parecidos.

Afinal, através dessa bateria de testes é possível estabelecer a possível área cerebral envolvida.

Um segundo benefício evidente da avaliação psicológica é que esse método tem a capacidade de classificar a severidade clínica dos pacientes e monitorar a sua evolução durante o tratamento.

No caso das crianças, a avaliação neuropsicológica é um eficaz método para  investigar atrasos no desenvolvimento e dificuldades no aprendizado escolar que não condizem com a idade.

Além disso, a avaliação neuropsicológica é capaz de identificar distúrbios do comportamento ou alterações emocionais.

Não somente, problemas de atenção e concentração também podem ser detectados através da avaliação neuropsicológica.

Por que a procura por avaliação neuropsicológica aumentou?

A busca pela avaliação neuropsicológica tem aumentado bastante e pesquisas recentes apontam que 1 a cada 62 crianças apresenta características no TEA ou algum tipo de atraso no desenvolvimento. 

Nessa realidade, contar com um método como a avaliação neuropsicológica permite que os pais possam, de forma precoce, oferecer aos filhos uma linha de tratamento que poderá melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

Testes neuropsicológicos devem ser feitos somente com profissional de psicologia

De acordo com o Conselho Federal de Psicologia (CFP), apenas os profissionais da psicologia podem realizar psicodiagnóstico ou avaliação psicológica através de testes psicológicos. 

Na prática da avaliação neuropsicológica, testes psicológicos e neuropsicológicos são utilizados em todo o processo.

Por isso, somente os neuropsicólogos com formação em psicologia devem realizar essa avaliação, visto o seu respaldo técnico para a utilização das ferramentas corretas.

Alguns de nossos depoimentos

Nossos especialistas

Dra. Ana Paula Magosso

Psicóloga Clínica

Doutora em Psicologia da Saúde pela UMESP, Mestre em Psicologia da Saúde pela UMESP, Psicóloga Clínica graduada pela UMESP, com pós-graduação lato sensu em Neuropsicologia Clinica,

Regiane A. Crippa

Fonoaudióloga

Fonoaudióloga graduada pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina, com aprimoramento profissional pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Especialização em Aprendizagem pela Faculdade de Medicina do ABC.

Materiais para baixar

Leia com a gente!

Agende ou Envie uma Mensagem

Telefones Clia Psicologia

(11) 95328-8942
(11) 4424-1284

Email Clia Psicologia

secretaria@cliapsicologia.com.br

* Em até 24 horas úteis retornaremos sua mensagem.

WhatsApp

Olá, gostaria de um atendimento personalizado?