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Avaliação do Desenvolvimento Psiquico

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Avaliação do Desenvolvimento Psiquico

A Avaliação do Desenvolvimento Psíquico em Santo André

A Avaliação do Desenvolvimento Psíquico é fundamental para a detecção precoce de riscos de desenvolvimento que possam culminar em distúrbios e disfunções que podem perdurar até a vida adulta, permitindo o encaminhamento, quando necessário, a intervenções a tempo de reverter ou minimizar o impacto do quadro em início de desenvolvimento antes que o mesmo se cristalize.

O acompanhamento do desenvolvimento do indivíduo, em especial durante a Primeira Infância (0 a 36 meses) é de fundamental importância e para isso devemos ter noções de como se dá esse desenvolvimento, que encontra-se dividido em duas grandes áreas: desenvolvimento físico e psíquico.

No desenvolvimento físico observam-se mudanças na estrutura corporal; enquanto no desenvolvimento psíquico observa-se ganho de novas funções ou aprimoramento destas. A principal diferença entre crescimento é que o crescimento, ou desenvolvimento físico, pode ser mensurado, enquanto o desenvolvimento psíquico é acompanhado.

Durante a primeira infância, de 0 a 3 anos

Durante a primeira infância, de 0 a 3 anos, as manifestações comportamentais tem um caráter acentuadamente polimorfo. Uma manifestação motora, por exemplo, além de motora ela é ao mesmo tempo neuro-maturativa, psicológico-cognitiva, fisiológica, além de constituir uma expressão emocional e significativa da relação com os outros em geral e com o meio. A discriminação do aspecto predominante no momento da manifestação é algo bastante difícil, tendendo-se a realizar uma leitura simplificada e objetiva, eliminado qualquer consideração acerca da subjetividade.

As regurgitações, cólicas, problemas respiratórios, espasmos de soluços, alterações de sono, apetite, dentre tantas outras manifestações, colocam muitas vezes a classe médica em situação de perplexidade diante da evidência de um fator que escapa à leitura puramente objetiva: o fator psíquico. Diferentemente do classicamente observado na área médica, o fator psíquico não é legível ou decifrável na avaliação da manifestação em si, mas apenas em um sistema de relação que requer uma observação especializada. Esse sistema de relação, que inclui a relação mãe-bebê, necessita de indicadores específicos que permitam a leitura diferenciada das manifestações psíquicas do bebê, que são majoritariamente polimorfas.

Contamos atualmente com instrumentos padronizados para avaliação do desenvolvimento psíquico de bebês, que permitem a leitura das manifestações psíquicas em operação nos sistemas de relação estabelecidos pelo bebê.

Você sabia que a avaliação do desenvolvimento psíquico deve ser feita desde os primeiros meses de vida do seu bebê?

É isso mesmo! Sabe por que? 

O desenvolvimento neurológico e psíquico da criança se inicia desde o pré-natal e é um evento contínuo na vida desse pequeno ser.

Como provavelmente você já deve saber, diversos fatores de risco podem interferir no desenvolvimento neurológico e psíquico de bebês.

O consumo de álcool e drogas durante a gestação, irradiação, infecção congênita, má nutrição e deficiência de ácido fólico são apenas alguns desses fatores.

Nessa realidade, quanto mais precocemente a avaliação de desenvolvimento psíquico dessa criança for realizada, maiores são as chances de sucesso no tratamento e acompanhamento.

Sabendo da importância desse tema, nós da Clia Psicologia trouxemos para você nesse artigo informações relevantes sobre o método de avaliação do desenvolvimento psíquico de bebês e crianças.

Você não vai querer perder esse conteúdo, não é mesmo?

Então fica aqui com a gente e continue a leitura!

O que é avaliação do desenvolvimento psíquico?

A avaliação do desenvolvimento psíquico de bebês e crianças é um campo da psicologia cognitiva infantil que utiliza técnicas e testes padronizados que visam compreender o funcionamento cognitivo daquela criança e verificar se a criança está atingindo os estágios do desenvolvimento para sua respectiva faixa etária.  

Essa avaliação tem como função identificar as habilidades cognitivas, sociais, emocionais, motoras, de linguagem e adaptativas do bebê. Com isso, torna-se possível verificar se há sinais de risco no desenvolvimento da criança. 

Caso haja o desenvolvimento atípico em alguma área, ou seja, algum atraso ou prejuizo, é indicada a intervenção específica para estimulação das habilidades deficitárias.

Dessa forma, é importante estarmos atentos ao desenvolvimento da criança, pois pode apresentar comportamentos incomuns e estes podem se manifestar em qualquer faixa etária.

Para que e por quê serve a avaliação do desenvolvimento psíquico?

Se você chegou até aqui, já deve ter notado que quando se observa algum atraso no desenvolvimento, é de extrema importância realizar a avaliação, para identificar os prejuízos e intervir sobre estes.

Além disso, auxilia na detecção precoce de riscos de distúrbios e disfunções que podem perdurar a vida toda. Então, esta avaliação permite que os pais junto com a equipe encaminhe, quando necessário, as intervenções para estimular a fim de superar ou minimizar os riscos.

Quando identificado no início de desenvolvimento, é possível ter melhores resultados quando comparado aos pacientes que têm diagnósticos tardios. Pois estudos atuais têm apontado para os benefícios da estimulação precoce.

Nessa realidade, é imprescindível o acompanhamento do desenvolvimento do indivíduo durante a primeira infância (0 a 36 meses) e qualquer sinal de risco procurar por uma equipe especializada.

Benefícios 

A avaliação do desenvolvimento psíquico infantil mostra os sinais de riscos e atua com de modo preventivo. Por meio da avaliação, a família pode identificar precocemente as condições que podem resultar em consequências negativas para o desenvolvimento ao longo da vida dessa criança. 

Por isso, podemos afirmar que esse tipo de avaliação é fundamental para o monitoramento do desenvolvimento infantil. Outro ponto benéfico a ser destacado é que esse tipo de avaliação permite que o psicólogo realize um trabalho mais acurado.

Afinal, os instrumentos utilizados permitem identificar necessidades de intervenções mais específicas, beneficiando assim o bebê ou a criança avaliada.

Para além disso, a avaliação do desenvolvimento psíquico fornece embasamento para a análise de queixas que é possível relacionar a outros transtornos do desenvolvimento como o autismo ou transtornos de linguagem e motores, por exemplo.

Quando a detecção de atrasos do desenvolvimento é feita precocemente, se torna possível implementar programas de intervenção mais assertivos, com o planejamento de ações pontuais com as crianças e seus responsáveis.

Como é feita a avaliação do desenvolvimento psíquico?

Atualmente, contamos com alguns instrumentos que são padronizados para avaliação do desenvolvimento psíquico de bebês.

Através deles, o profissional psicólogo pode verificar as manifestações psíquicas nos sistemas de relação estabelecidos pelo bebê.

Para exemplificar, aqui no Brasil, existe o Bayley-III, isto é, um teste considerado padrão-ouro na avaliação do desenvolvimento. Ele é adequado para crianças de 16 dias até 42 meses de idade, sendo possível avaliar os cinco domínios do desenvolvimento: cognitivo, linguagem, motor, comportamento adaptativo e socioemocional. 

Essa é uma avaliação relativamente rápida e que pode durar entre 50 a 90 minutos, dependendo da idade da criança.

O Bayley-III é apenas um dos diversos instrumentos que é possível aplicar para avaliação do desenvolvimento infantil e quem determinará o melhor para o seu bebê é o profissional psicólogo que acompanhará a sua criança.

Para ter o melhor acompanhamento e uma avaliação específica para o seu bebê, conte com a Clia Psicologia!

Contamos com atendimento especializado a bebês, bem como crianças com um trabalho interdisciplinar envolvendo profissionais, das áreas de Medicina, Psicologia, Neuropsicologia, Psicopedagogia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Educação.

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Alguns de nossos depoimentos

Nossos especialistas

Dra. Ana Paula Magosso

Psicóloga Clínica

Doutora em Psicologia da Saúde pela UMESP, Mestre em Psicologia da Saúde pela UMESP, Psicóloga Clínica graduada pela UMESP, com pós-graduação lato sensu em Neuropsicologia Clinica,

Fabio Bonilha Cavaggioni

Psicanalista

Formado em Psicologia Positivista, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Psicanalista graduado pela S.B.P.I., com especialização em Psicopatologia e Comportamento Borderline

Regiane A. Crippa

Fonoaudióloga

Fonoaudióloga graduada pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina, com aprimoramento profissional pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Especialização em Aprendizagem pela Faculdade de Medicina do ABC.

Sabrina Costa Laqua

Psicóloga

Psicóloga clínica formada pela UMESP. Mestrado Internacional na Universidade de Leiden- Holanda, em Psicologia da Criança e do Adolescente, com foco em problemas de aprendizagem.

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