Expressão-Arte Terapêutica em Santo André
Trata-se de uma prática terapêutica que tem como objetivo conduzir ao autoconhecimento individualmente ou em grupo, estimular o crescimento interior e ampliar a consciência do indivíduo sobre si mesmo e sobre sua existência a fim de contribuir para o desenvolvimento da personalidade.
Onde e quando é indicado a Expressão-Arte Terapêutica
É indicada em diversas situações, como por exemplo para pessoas que experenciaram doenças, traumas e dificuldades, transtornos de desenvolvimento ou aprendizagem, ou que buscam melhorar a autoestima. Por ser bastante eficaz nas transformações que realiza ao melhorar sintomas como estresse ou desenvolver recursos cognitivos e emocionais, valendo-se do fazer artístico, pode ser praticada por crianças, adolescentes, adultos e idosos e até mesmo por pessoas com necessidades especiais, enfermas ou saudáveis.
Quais técnicas são usadas na Expressão-Arte Terapêutica
São utilizadas de diferentes técnicas artísticas como as artes plásticas, a música, a expressão corporal e a contação de histórias, por exemplo. Assim, faz uso da expressão simbólica de forma espontânea sem preocupação com estética, visando emergir as emoções e a relação estabelecida com imagens. Se comparada a um processo verbal, a arte favorece a imersão e o trabalho com conteúdos psíquicos de maneira mais leve e prazerosa. A proposta do arteterapeuta consiste em mergulhar com o paciente num mundo imaginário e ao mesmo tempo real, conduzindo ao autoconhecimento.
Carl Gustav Jung e a Expressão-Arte Terapêutica
A arte terapia entrelaça a arte e a psicologia analítica desenvolvida por Carl Gustav Jung. Para ele, a simbolização do inconsciente individual e do coletivo ocorre na arte. Por isso, recorreu a linguagem expressiva como forma de tratamento: as produções simbólicas retratam múltiplos estágios da psique, ativando e realizando a comunicação entre consciente e inconsciente. Tal processo colabora para a compreensão e resolução de estados afetivos conflituosos, favorecendo a estruturação e a expansão da personalidade através da criatividade.
Os atendimentos podem iniciar após a realização de avaliação interdisciplinar e indicação no projeto terapêutico, ou busca espontânea. Nestes casos, é realizada uma entrevista inicial para identificação das necessidades do paciente, definida a necessidade ou não de alguma avaliação específica, e traçado o plano de tratamento. As sessões podem ocorrer de forma individual ou em grupo, e sua duração e frequência variam de acordo com cada caso.
Entenda o conceito de Expressão-Arte Terapêutica
Antes de falar sobre os impactos positivos que a arteterapia garante para os pequenos, é importante que você saiba bem do que se trata. A arteterapia é uma área multidisciplinar que envolve teorias e práticas da área artística e da psicologia que em conjunto podem auxiliar as pessoas de diversas maneiras: despertando o autoconhecimento, incentivando a expressão, garantindo o bem estar e o interesse por uma das possibilidades artísticas.
A arteterapia se dá através de desenhos, pinturas, modelagem, dança, fotografias, música, teatro, entre outras manifestações artísticas. Por meio de qualquer uma delas, é possível desenvolver habilidades, expressar sentimentos, ser capaz de dialogar e colocar para fora aspectos que por meio do diálogo (método convencional de terapia) alguém pode não conseguir fazer.
É válido ressaltar que cada paciente pode escolher ou variar entre os métodos artísticos e que independentemente deles, não há teor qualificatório para o nível de sua manifestação. Ou seja, quando alguém busca a arteterapia, não haverá julgamento ou validação de sua expressão artística, pois esse não é o objetivo desse trabalho.
Os profissionais que atuam com arteterapia incentivam a produção de acordo com as vontades de cada pessoa, sem avaliar com rigor técnicas e qualidade do que é produzido.
Como funciona para bebês e crianças?
O princípio da arteterapia é o entendimento de que por meio da expressão artística é possível desenvolver bem estar e efetivar expressões. Com as crianças, que podem ter um repertório de fala menor ou serem realmente mais tímidas, essa disciplina tem sido transformadora.
A arteterapia para bebês e crianças tem um papel fundamental, principalmente ao considerar que é nos primeiros anos de vida que o ser humano desenvolve habilidades emocionais, físicas e cognitivas, além de áreas importantes do cérebro, segundo informações da Fundação FEAC.
Por isso, ao incentivar as crianças através da arte, é possível facilitar e reforçar esse desenvolvimento de modo que ainda seja possível garantir o bem estar das mesmas enquanto isso.
Muitas crianças acabam por tomar gosto pelas manifestações de arte e podem, através dela, se expressar de maneira mais espontânea, além de ter consciência de algo que faz bem para elas.
Através da arteterapia também é possível fazer observações sobre as crianças, entender sobre como elas lidam com as relações do dia a dia e também perceber aspectos importantes que não seriam facilmente entendidos através do diálogo.
As crianças conseguem se expressar por meio da arte de maneira bastante criativa e, ao mesmo tempo, trabalhar o seu próprio bem estar. Abaixo você pode conferir mais vantagens de inserir a arteterapia no desenvolvimento de bebês e crianças.
Conheça os benefícios da Expressão-Arte Terapêutica na infância
Criatividade, expressividade e autoconfiança: esses são 3 principais impactos de inserir a arteterapia no tratamento de bebês e crianças. Com essa modalidade, as crianças podem retratar as suas emoções de modo inventivo e ainda se sentirem bem ao fazer isso.
Ademais, muito embora questões técnicas não sejam o objetivo, as crianças também tendem a desenvolver a coordenação motora, conhecem formas e ritmos, além de se familiarizar com diversas manifestações artísticas desde cedo.
O uso da arte como forma terapêutica também alivia o estresse e ansiedade, além de acalmar bebês e crianças, mesmo aquelas mais dispersas. A expressão artística também é uma excelente maneira de estimular a autoestima dos pequenos que podem encontrar algo que gostam verdadeiramente em alguma das formas de fazer arte.
É possível envolver cores, cheiros, sons e aproveitar todos os sentidos das crianças para mostrá-las como elas podem lidar com a arte. Essa proposta é bastante natural e, em geral, garante um caráter libertador para as crianças que, por vezes, se sentem inibidas de falar.
Para quem deseja incentivar o desenvolvimento dos filhos com um tratamento especializado, porém mais atraente para os pequenos, a arteterapia é uma excelente opção!
Chegamos ao fim desse conteúdo, mas caso você se interesse pela psicologia atrelada aos cuidados com os pequenos em suas diferentes formas, visite o nosso site e conheça os nossos serviços!