Curso de Avaliação das Observações Clínicas em Integração Sensorial
Curso voltado para ensinar: Aspectos Sensoriais Avaliados, Aspectos de Práxis Avaliados, como preparar o ambiente para a avaliação, o que observar e demonstração dos testes.
Interesse em atuar ou conhecer mais sobre o trabalho com a dependência química.
Discussão sobre os conceitos de normal e patológico, da dependência química e seus modelos teóricos de entendimento. A epidemiologia do uso de substâncias químicas compreendendo tratar-se de um fenômeno multifatorial, compreensão dos conceitos e diferenciação de uso, abuso e dependência. Verificação da neurobiologia da dependência química e seus aspectos cognitivos. Discussão sobre a classificação das substâncias químicas, seus efeitos e as principais comorbidades envolvidas. Estudo dos fatores de risco e proteção para variados grupos e técnicas de intervenção como a Entrevista Motivacional, da Terapia Cognitivo Comportamental e da Psicologia Positiva, favorecendo a prevenção de recaídas.
Serão 7 encontros presenciais com inicio no dia 03 de junho, todo sábado das 9 às 16 horas.
O curso visa desenvolver competências gerais e fundamentos da área com foco nas habilidades necessárias para a atuação profissional.
Conceitos de Normal e Patológico
Desenvolver a compreensão dos modelos explicativos do processo saúde-doença de modo a favorecer uma concepção ampliada e integral do ser humano.
Dependência química: conceituação e modelos teóricos: moral, espiritual (N.A.; A. A.), psicológico, biopsicossocial
Compreender os modelos teóricos que explicam o consumo de drogas, ampliando a percepção no sentido de uma explicação integral que considera os múltiplos fatores envolvidos no tema.
A epidemiologia do uso de substâncias químicas
Assimilar que o consumo de substâncias químicas é uma questão multifatorial de modo que a compreender a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde relacionados ao uso de drogas.
Conceitos sobre consumo de Substâncias Psicoativas: Uso, Abuso ou uso nocivo e Dependência. Critérios diagnósticos
Distanciar dos conceitos oriundos do senso comum sobre o uso de substâncias químicas, desenvolvendo conceitos fundamentados teórica, técnica e cientificamente sobre a dependência química.
Neurobiologia do uso de substâncias químicas
Compreender os fatores neurobiológicos relacionados ao abuso e à dependência química: sistema de recompensa e os neurotransmissores.
Classificação das substâncias psicoativas: benzodiazepínicos, álcool, solventes, opiáceos, cocaína e crack, tabaco, cannabis
Classificar as substâncias químicas a partir de critérios claros de fundamentação teórica, afastando-se de classificações do senso comum desprovidas do conhecimento científico e influenciadas por percepções culturais e sociais.
Substâncias psicoativas e seus efeitos
Compreender os efeitos específicos das substâncias químicas, favorecendo compreensão adequada para planos de tratamento, encaminhamentos e outras intervenções.
Principais comorbidades associadas ao transtorno por uso de substâncias.
Identificar e diferenciar diagnósticos relacionadas à dependência química e/ou ao abuso de substâncias químicas, favorecendo encaminhamentos e desenvolvimento de Plano Terapêutico Singular (PTS).
Fatores de risco e proteção em diferentes grupos.
Compreender a importância dos fatores de risco e de proteção nos diferentes grupos no que se refere ao uso de drogas lícitas e ilícitas, favorecendo propostas de prevenção de doença e promoção de saúde.
A entrevista motivacional. Fases da mudança.
Ter clareza da fase em que se encontra o indivíduo com relação à mudança e sua disponibilidade interna para se engajar no tratamento, manuseando a Entrevista Motivacional como ferramenta terapêutica.
Prevenção de Recaída: fatores que influenciam a recaída.
Compreender os aspectos relacionados à prevenção de recaída, identificando os fatores que influenciam o retorno a um repertório comportamental de abuso e dependência química, favorecendo a manutenção de comportamentos funcionais.
Terapia cognitivo comportamental e a Dependência química.
Desenvolver o raciocínio clínico fundamentado na Terapia Cognitivo Comportamental de modo a reconhecer as crenças nucleares disfuncionais relacionadas à Dependência química e o Modelo Cognitivo do uso de substâncias.
As técnicas da TCC aplicadas à Dependência química.
Conhecer, dominar e ter segurança na aplicação de técnicas da Terapia Cognitivo Comportamental que compõe Planos de Ação no Tratamento da dependência química.
Psicologia Positiva aplicada à Dependência química.
Apropriar-se de conceitos fundamentais da Psicologia Positiva aplicados ao tratamento da dependência química favorecendo o aumento do bem-estar, da qualidade de vida e da promoção de saúde.
Marcos Messias da Silva Justiniano
Psicólogo graduado pela Universidade Metodista. Mestre em ensino de ciências e saúde pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Graduando em pedagogia. Pós-graduado em docência do ensino superior pelo SENAC, em teologia pela Universidade Estácio, em Psicologia Forense e Jurídica, MBA – Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas e em Prevenção ao Uso Indevido de Drogas pela UNIFESP. Coach Cognitivo Comportamental com formação certificada pelo Centro de Estudos de Terapia Cognitivo Comportamental (CETCC). Certificação HumanGuide. Professor e supervisor clínico na Faculdade Anhanguera de São Bernardo do Campo. Conteudista da Cogna. Membro do Núcleo ABEP (Associação Brasileira de Ensino de Psicologia) na região do Grande ABC de São Paulo.
Estudantes de psicologia e psicólogos interessados no tema da dependência química, terapeutas e profissionais que atuam com dependência química, diretores e presidentes de comunidades terapêuticas e clínicas de recuperação.
Com certificado de 42 horas emitido pela CLIA Psicologia.
TURMA PRESENCIAL: 7 encontros presenciais a partir de 03 de Junho de 2023, aos sábados dás 9 horas da manhã até as 16 da tarde.
LOCAL Espaço Cultural CLIA: Rua das Figueiras, 2658 – Bairro Campestre – Santo André, SP
TURMA PRESENCIAL: 7 encontros presenciais a partir de 03 Junho de 2023, aos sábados dás 9 horas da manhã até as 16 da tarde.
* A vaga não é garantida, pois é limitada por quantidade e por ordem de pagamento para o curso.
* Será redirecionada para o Sistema de Pagamento Eduzz, uma plataforma segura.
Curso voltado para ensinar: Aspectos Sensoriais Avaliados, Aspectos de Práxis Avaliados, como preparar o ambiente para a avaliação, o que observar e demonstração dos testes.
Capacitar profissionais e estudantes para o planejamento, a aplicação e a análise de procedimentos de ensino na Análise do Comportamento Aplicada (ABA).
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