O núcleo de habilidades para vida é um espaço voltado para o atendimento de pré- adolescentes, adolescentes e adultos com desenvolvimento atípico que tem como objetivo preparar para vida, desenvolvendo o máximo de autonomia possível.
O foco do atendimento é em grupo, priorizando pelas habilidades comunitárias. Porém, o currículo é individual e são ensinadas habilidades exclusivamente previstas no planejamento do paciente, de forma individualizada. A equipe conta com a orientação de especialistas para garantir a variabilidade de situações e oportunidades de aprendizagem. São eles:
Terapia ocupacional: Visa a estimulação das habilidades vocacionais, preparando o paciente para a inserção no mercado de trabalho, bem como autonomia e independência tanto nos cuidados pessoais quanto na organização do ambiente.
Psicologia: Estimula as habilidades socioemocionais, bem como a diminuição das barreiras comportamentais e o ensino de habilidades que se apresentam em déficit.
Psicopedagogia: Prioriza o ensino da leitura e escrita, porém, com o intuito de utilizar essas habilidades no contexto do dia a dia.
Preparar para o mercado de trabalho e autonomia
Estimula as habilidades socioemocionais.
Prioriza ensino e leitura escrita.
Modo CLIA de atender e desenvolver habilidades em crianças TEA
Os pacientes são expostos a situações que requerem planejamento e engajamento do grupo. São responsáveis, por exemplo, pela compra de legumes e verduras da semana; desenvolvem produtos e organizam “Feiras” para sua venda, visando arrecadação de fundos utilizado para o benefício do grupo; organizam e realizam passeios; vivenciam todo o processo da alimentação, incluindo o antes, durante e depois; dividem as atividades de limpeza e organização do ambiente.
Como estratégia de ensino, também são oferecidas oficinas sistemáticas, como a Oficina de Horta e a Oficina de Personalização. Nesse caso as atividades são divididas entre os pacientes e cada um tem uma responsabilidade no processo.
Durante todo o período, são acompanhados pelos terapeutas aplicadores, um para cada paciente. Estes, são supervisionados e orientados pela equipe interdisciplinar especializada (fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicomotricista, psicopedagogo, psicólogo) que são conhecidos como terapeutas orientadores.
Além desses, os pacientes também são atendidos diretamente pelos terapeutas especialistas, conforme a necessidade de cada um, com objetivos específicos. Estes, indicam atividades/ exercícios que deverão ser replicados todos os dias pelos terapeutas aplicadores.
Neste modelo de atendimento, portanto, sempre há, no mínimo, dois profissionais dedicados ao atendimento de cada criança durante
Rua Vitória Régia, 1095
Santo André
São Paulo
(11) 953288942
(11) 4424-1284
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