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Núcleo de
Habilidades para Vida

Tratamento de autismo para jovens

Preparar jovens para vida, desenvolvendo o máximo de autonomia possível.

Habilidades para Vida

Tratamento ABA para Jovens

O núcleo de habilidades para vida é um espaço voltado para o atendimento de pré- adolescentes, adolescentes e adultos com desenvolvimento atípico que tem como objetivo preparar para vida, desenvolvendo o máximo de autonomia possível.

O foco do atendimento é em grupo, priorizando pelas habilidades comunitárias. Porém, o currículo é individual e são ensinadas habilidades exclusivamente previstas no planejamento do paciente, de forma individualizada. A equipe conta com a orientação de especialistas para garantir a variabilidade de situações e oportunidades de aprendizagem. São eles:

Terapia ocupacional: Visa a estimulação das habilidades vocacionais, preparando o paciente para a inserção no mercado de trabalho, bem como autonomia e independência tanto nos cuidados pessoais quanto na organização do ambiente.

Psicologia: Estimula as habilidades socioemocionais, bem como a diminuição das barreiras comportamentais e o ensino de habilidades que se apresentam em déficit.

Psicopedagogia: Prioriza o ensino  da leitura e escrita, porém, com o intuito de utilizar essas habilidades no contexto do dia a dia.

Habilidade vocacionais

Preparar para o mercado de trabalho e autonomia

Psicologia

Estimula as habilidades socioemocionais.

Psicopedagogia

Prioriza ensino e leitura escrita.

Desenvolvimento e Amor

Modo CLIA de atender e desenvolver habilidades em crianças TEA

Como é o atendimento ?

Os pacientes são expostos a situações que requerem planejamento e engajamento do grupo. São responsáveis, por exemplo, pela compra de legumes e verduras da semana; desenvolvem produtos e organizam “Feiras” para sua venda, visando arrecadação de fundos utilizado para o benefício do grupo; organizam e realizam passeios; vivenciam todo o processo da alimentação, incluindo o antes, durante e depois; dividem as atividades de limpeza e organização do ambiente.

Como estratégia de ensino, também são oferecidas oficinas sistemáticas, como a Oficina de Horta e a Oficina de Personalização. Nesse caso as atividades são divididas entre os pacientes e cada um tem uma responsabilidade no processo.

Ambiente de atendimento

Durante todo o período, são acompanhados pelos terapeutas aplicadores, um para cada paciente. Estes, são supervisionados e orientados pela equipe interdisciplinar especializada (fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicomotricista, psicopedagogo, psicólogo) que são conhecidos como terapeutas orientadores. 

Além desses, os pacientes também são atendidos diretamente pelos terapeutas especialistas, conforme a necessidade de cada um, com objetivos específicos. Estes, indicam atividades/ exercícios que deverão ser replicados todos os dias pelos terapeutas aplicadores. 

Neste modelo de atendimento, portanto, sempre há, no mínimo, dois profissionais dedicados ao atendimento de cada criança durante

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