Seu filho esta com medo de fazer Prova de Matemática, como ajuda-lo ?
Medo da Prova de Matemática – Como ajudar as crianças diante deste medo. Estava na sala de espera do meu dentista
Sabemos que o educador enfrenta inúmeros desafios dentro da sala de aula que dificultam a realização de seu trabalho, como as dificuldades de aprendizagem, problemas de comportamento, indisciplina, falta de interesse e desmotivação do aluno, atrasos de desenvolvimento, excesso de diagnósticos ou até mesmo a própria falta dele. Ainda existem os problemas familiares e a diversidade no ambiente.
O professor precisa ter informação e conhecimento significativos para buscar formas de aplicá-los em práticas diárias. Uma pesquisa realizada pelo IBOPE demonstra que 64% dos educadores sentem falta de apoio para oferecerem a atenção especial que alguns alunos requerem..
Visando implantar um trabalho interdisciplinar no contexto escolar, oferecemos um serviço de Assessoria Escolar Interdisciplinar, que contribui para promover o desenvolvimento da criança, auxiliar o corpo docente e a coordenação pedagógica a compreender, identificar e lidar com as dificuldades que aparecem no dia a dia escolar.
Todos os programas de Assessoria Escolar são desenvolvidos de acordo com as necessidades de cada escola. Esse trabalho exclusivo e individualizado, visa reduzir possíveis dificuldades de comunicação existentes na escola; acompanhar os casos com os quais o professor apresenta dificuldade em manejar e alcançar os resultados esperados, aperfeiçoando sua prática e prevenindo o surgimento de novas dificuldades..
Para que possamos viabilizar a implementação deste projeto e garantir uma ação no sentido da promoção e/ou prevenção de saúde dentro da escola, contamos com várias modalidades de intervenção. Abaixo encontram-se as ações que oferecemos às instituições parceiras:
Treinamento e orientação para professores
Por meio de ciclo de palestras a cerca de temas fundamentais à compreensão do desenvolvimento da criança ou adolescente (Escola de Pais)
Por meio de vivências práticas e/ou palestras e oficinas.
Todos os temas são decididos em conjunto com a escola, de acordo com suas necessidades.
A inclusão escolar é um desafio diário para os educadores, que de modo geral se vêem sem recursos para trabalhar com todas as singularidades que encontramos dentro da sala de aula.
A Capacitação Estratégica de Educadores, tem como principal objetivo sondar as necessidades e situações efetivas, que o educador vive em seu dia a dia. A sondagem ocorrerá por meio de entrevistas e dinâmicas em grupo, com a finalidade de desenvolver workshops e seminários teórico-prático com temas significativos para o educador, instrumentalizando-o no manejo das situações diárias.
O comportamento e a aprendizagem das crianças são os maiores desafios encontrados pelos professores em sala de aula. As dificuldades dos educadores, se tornam ainda mais significantes quando não há colaboração de um profissional especializado ou da família.
O programa Manejo de Alunos com dificuldades Comportamentais e de Aprendizagem oferece uma consultoria com 6 palestras anuais, proporcionando estratégias no manejo do professor, abordando as principais necessidades encontradas em sala de aula.
O Programa de Assessoria a Professores e Orientadores – PAPO – tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento de estratégias para os alunos com comportamentos desafiadores ou dificuldades de aprendizagem (diagnosticados ou não), considerando as especificidades de cada um.
Para esta finalidade, será feita uma observação do aluno em sala de aula e uma entrevista com o educador/orientador, para compreendermos melhor o caso. Após essa primeira etapa, serão desenvolvidas com o professor ações aplicáveis em sala, proporcionando à criança melhores condições na aprendizagem, comunicação e interação.
Nesses últimos anos, ocorreram mudanças significativas na compreensão, nas políticas e nas práticas de educação inclusiva. No entanto, apesar dos avanços observados, ainda é nítida a dificuldade para a efetivação da inclusão no dia a dia escolar, nos mostrando os deficits no ensino qualitativo e individualizado para cada aluno.
Adaptação curricular não se trata de reduzir os conteúdos, mas propiciar condições para que o aluno participe das propostas oferecidas para o grupo.
Analisando as necessidades de cada aluno, nossa equipe interdisciplinar auxiliará no desenvolvimento e implementação de estratégias pedagógicas, trabalhando a complexidade, quantidade e temporalidade, para que o aluno possa acessar o mesmo currículo, mas de forma flexível e significativa.
A escola, assim como a família, é um espaço de suma importância para o desenvolvimento do ser humano. Desta forma, é fundamental o desenvolvimento e aprimoramento contínuo dos educadores para cada faixa etária, visando estratégias disponíveis para serem utilizadas em sala de aula para o melhor desenvolvimento dos alunos. Além dos cursos de aprimoramento e pós graduação, os grupos de estudo são uma excelente alternativa, uma vez que permitem o aprofundamento em temas específicos e direcionados às necessidades de cada grupo em sua particularidade.
O programa é composto por 10 encontros anuais, com duração de 2h. Os temas são definidos de acordo com o interesse e necessidade dos participantes e apresentados a partir da visão interdisciplinar, o que amplia as possibilidades de aplicação prática dos assuntos discutidos e o olhar para o indivíduo em sua totalidade.
O aumento da incidência de diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista ( e a diversidade de característica que ela engloba torna difícil ao educador verificar a evolução da aprendizagem desses alunos. O PEI – Plano de Ensino Individualizado – desenvolvido e baseado na Análise Aplicada do Comportamento (ABA) permite a identificação de habilidades e necessidades do aluno, estabelecendo metas a curto, médio e longo prazo, oferecendo medidas de avaliação da evolução da criança.
A assessoria na elaboração do PEI inclui desde a capacitação do educador para a verificação das necessidades da criança, como estabelecimento de metas, objetivos, contínua reavaliação, até a supervisão e monitoramento deste processo por meio de equipe interdisciplinar capacitada.
Desta forma, garante-se melhor aproveitamento do aluno em seu período escolar levando em conta o desenvolvimento de suas habilidades comunicativas, pedagógicas, sociais e motoras, de autonomia e lazer.
Conversar com os pais sobre dificuldades ou comportamentos inadequados de seus filhos é sempre um desafio, especialmente quando é necessário o encaminhamento a algum profissional externo.
Professores e orientadores ficam sujeitos a reações diversas e muitas vezes a comunicação se torna pouco efetiva.
O serviço de Aconselhamento e Orientação aos Pais tem por objetivo instrumentalizar professores e orientadores para que possam tornar seus encontros com os pais mais efetivos, por meio da discussão conjunta do caso e desenvolvimento de estratégias que facilitem a comunicação.
Especialmente na educação infantil, sabe-se que o ambiente físico que a criança frequenta pode facilitar ou prejudicar seu desenvolvimento, a depender das oportunidades de exploração que ele promove.
A consultoria em ambientes escolares permite o desenvolvimento e adequação do ambiente escolar, pensando nas necessidades da criança e na realidade escolar, de maneira que este ofereça o melhor espaço possível para o desenvolvimento do aluno, de acordo com sua faixa etária.
Ao adentrar no Ensino Médio, os jovens deparam-se com a cobrança interna e externa da busca pela profissão que desejam seguir, pois o chamado Vestibular se aproxima e, até mesmo, por uma cobrança cultural, histórica e social, precisam analisar as inúmeras possibilidades do mercado de trabalho e chegar a uma decisão assertiva.
Pressionados por pais, amigos, familiares e professores, alguns já possuem uma predileção desde pequenos, outros ficam em dúvida entre um caminho e outro e muitos ainda nem sabem o que fazer.
Em qualquer uma das situações acima, o processo de autoconhecimento é essencial. O adolescente ou jovem precisa conhecer seus traços de personalidade, suas aptidões, habilidades e gostos pessoais para auxiliá-lo a definir os caminhos a serem trilhados. Este processo pode ser feito pelo próprio adolescente com auxílio da família e amigos, mas a ajuda profissional pode facilitar a escolha.
Composta por 10 encontros em grupo, através de dinâmicas e atividades que facilitam o autoconhecimento e a reflexão sobre as diversas possibilidades que o aluno vislumbre seu futuro profissional.
A gestão de sala de aula é uma questão que requer bastante cuidado e atenção, uma vez que sua qualidade tem impacto direto no bem-estar do dia a dia escolar de seus alunos.
Muitos educadores relatam dificuldades na gestão de sala de aula envolvendo os 3 pilares que a compõem, e que estão intrinsecamente relacionados, são eles: a gestão da aprendizagem, a gestão da conduta e a gestão da interação cultural.
A Assessoria Escolar Interdisciplinar voltada à gestão de sala de aula tem por objetivo:
A Escola de Pais, por meio de encontros psicoeducativos, tem por objetivo auxiliar as famílias nas dificuldades que encontram na educação e relacionamento com seus filhos. Desta forma, se faz como um dispositivo de promoção e prevenção à saúde familiar, colaborando com o empoderamento parental.
Os temas são desenvolvidos de acordo com as necessidades observadas em cada instituição e em cada grupo. O programa é composto, no mínimo, por 4 encontro anuais, com duração de 1h30m.
Em virtude das variadas demandas das escolas, desenvolvemos palestras, cursos, workshops e oficinas para educadores, pais e alunos a partir das necessidades específicas de cada instituição
Doutora em Psicologia da Saúde pela UMESP, Mestre em Psicologia da Saúde pela UMESP, Psicóloga Clínica graduada pela UMESP, com pós-graduação lato sensu em Neuropsicologia Clinica,
Formado em Psicologia Positivista, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Psicanalista graduado pela S.B.P.I., com especialização em Psicopatologia e Comportamento Borderline
Fonoaudióloga graduada pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina, com aprimoramento profissional pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Especialização em Aprendizagem pela Faculdade de Medicina do ABC.
Psicóloga clínica formada pela UMESP. Mestrado Internacional na Universidade de Leiden- Holanda, em Psicologia da Criança e do Adolescente, com foco em problemas de aprendizagem.
Medo da Prova de Matemática – Como ajudar as crianças diante deste medo. Estava na sala de espera do meu dentista
Brincar é umas das melhores formas de estimular o desenvolvimento e o potencial de uma criança. Apresentamos abaixo alguns brinquedos educativos
Autismo, um Transtorno Invasivo do Desenvolvimento. O autismo é um dos mais conhecidos, entre os Transtornos Invasivos do desenvolvimento, é caracterizado
Rua Vitória Régia, 1095
Santo André
São Paulo
(11) 953288942
(11) 4424-1284
secretaria@cliapsicologia.com.br
© Todos Direitos Reservados a Clia Psicologia | Desenvolvido por Novagencia.
© Direitos de Imagem a Freepik
Olá, gostaria de um atendimento personalizado?