Pesquisar
Close this search box.

I SIMPÓSIO DE APRENDIZAGEM

INSCRIÇÕES PRESENCIAIS OU ONLINE

Dificuldade ou Transtorno de Aprendizagem?

As questões relacionadas com a aprendizagem, as dificuldades encontradas na escola e fora dela, como famílias e equipes multiprofissionais tem lidado com as preocupações acerca da aprendizagem serão o tema desse evento de curta duração.

Dia 28 de Maio | 8h30 às 18h00

Compartilhe

ESCOLA, ALUNO E PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Troca de Experiência

O evento contará com pesquisadores renomados e profissionais com experiência nas temáticas escolhidas para palestras e mini cursos.  

Simpósio de Aprendizagem:

Programação:

Programa Simpósio de Aprendizagem – Dificuldade ou Transtorno de Aprendizagem?

8h30 às 9h – Recepção

9h às 9h10 – Abertura do evento – Psicopedagoga Vanessa Guilhermon (CLIA)

 

9h10 às 10h10 – Conferência de abertura: Dificuldade ou transtorno de aprendizagem? Discussões atuais sobre uma pergunta recorrente 

  • Debatedora: Profa. Dra. Aline Roberta Aceituno Costa (USP – Bauru)
  • Moderadora online: Profa. Dra. Camila Domeniconi (UFSCAR)
  • Moderadora presencial: Psicopedagoga Vanessa Guilhermon (CLIA)

  

10h10 ao 12h30 – Mesas redondas – A prática de aprendizagens sob as perspectivas clínica e pedagógica

 

Mesa 1: 10h10 – 11h20 – Perspectiva clínica

  • Debatedoras: Profa. Dra. Priscila Benitez (UFABC), Coordenadora Pedagógica Karina Gardin Amaral (Colégio PoliBrasil) e Especialista em Gestão Escolar Adriana de Oliveira Cintra Moraes (EMEBB NEUSA BASSETTO)
  • Moderadora online: Júlia Marques (CLIA)
  • Moderadora presencial: Psicopedagoga Vanessa Guilhermon (CLIA)

 

Mesa 2: 11h20 – 12h30 – Perspectiva Pedagógica

  • Debatedoras: Psicopedagoga Vanessa Guilhermon (CLIA), Profa. Dra. Mara Paisan (UFABC), Professora de EF Vanessa Flavia de Lima (EMEP LOPES TROVÃO), Professora de EI e EF e Orientadora Educacional Fátima Satin Pretti de Oliveira (Prefeitura SCS)
  • Moderadora online: Cibele Pereira (CLIA)
  • Moderadora presencial: Profa. Dra. Camila Domeniconi (UFSCAR)

 

12h30 à 13h30 – almoço

 
13h30 às 15h30 – Mini curso presencial/síncrono: Como o TDAH tem sido visto no contexto dos diferentes perfis de aprendizagem?

  • Debatedora: Neuropsicóloga Camila Dias (CLIA)
  • Moderadora online: Rubia (CLIA)
  • Moderadora presencial: Dra. Ana Paula Magosso Cavaggioni (CLIA)

15h30-15h50 – café

 

15h50 – 16h30 – Apresentação de trabalhos e discussão de casos

  • Moderadora online: Dra. Ana PaulaMagosso Cavaggioni (CLIA)
  • Moderadoras presenciais: Vanessa Guilhermon (CLIA) e Profa. Dra. Camila Domeniconi (UFSCAR)

 

16h30 às 17h30 – Conferência de fechamento e discussão: O que a Análise do Comportamento pode dizer às escolas sobre o desafio imposto pelas dificuldades de aprendizagem

  • Debatedora: Prof. Dr. João do Carmo (UFSCAR)
  • Moderadora online: Profa. Dra. Mara Pasian (UFSCAR)
  • Moderadora presencial: Dra. Ana Paula Magosso Cavaggioni (CLIA)

 

17h30 às 18h – Encerramento do simpósio

  • Ana Paula Magosso Cavaggioni (CLIA)

 

Mini Cursos extras assíncronos/online

  • Processamento auditivo e os transtornos de aprendizagem
    • Maria José Lopes de Andrade (CLIA)
  • O papel da psicomotricidade na aprendizagem
    • Fabiana Sarilho (CLIA)

 

Importante: dentro da CLIA, o uso de máscara permanece obrigatório!

Palestra de abertura

9:00 às 10:00

Palestra de abertura: Dificuldade ou transtorno de aprendizagem?

  • Discussões atuais sobre uma pergunta recorrente
  • Dificuldades do professor em sala de aula;
  • A escola sozinha não consegue dar conta desta demanda;

Palestrante

Aline R. Aceituno

Professora de Fonoaudiologia

olhar pedagógico

10:00 às 11:00

Práticas de Aprendizagem Sob o Perspectiva Pedagógico

  • Será discutido práticas de aprendizagem do dia a dia sob a perspectiva Pedagógica

Palestrante

Vanessa Guilhermon

Psicopedagoga

Priscila Benitez

Prof. Dra e Psicóloga

olhar Clínico

11:00 às 12:00

Práticas de Aprendizagem Sob o Perspectiva Clínica

  • Será discutido práticas de aprendizagem do dia a dia sob a perspectiva Clinica

Palestrante

Vanessa Guilhermon

Psicopedagoga

Camila Domeniconi

Especialista do Comportamento

curso sobre tdah

13:00 às 15:00

Como o TDAH tem sido visto nos diferentes contextos de aprendizagem

  • Um curso com duração de 2 horasno qual será abordada a relação do TDAH com a aprendizagem e estratégias para sala de aula

Palestrante

Camila Dias

Neuropsicóloga

Apresentações

15:30 às 17:00

Apresentações de Trabalhos e Discussão de Casos

  • Apresentações de Painéis e Trabalhos
  • Discussões de Casos e Práticas Clínicas

Comissão Avaliadora

Ana Paula

Psicóloga Clínica

Apresentações

17:00 às 18:00

Conferência de Encerramento

O que a Análise do Comportamento pode dizer às escolas sobre o desafio imposto pelas dificuldades de aprendizagem

Comissão Avaliadora

João do Carmo

Prof. Dr. Ufscar

+ 2 Mini Cursos

Você vai levar para seu aprendizado e estudos 2 mini treinamentos ‘online’, para que você tenha mais ferramentas para uso do dia a dia.

1

O processamento auditivo e os transtornos de aprendizagem.

Acesso Digital

Docente: Maria José Lopes de Andrade

2

O papel da psicomotricidade na aprendizagem

Acesso Digital

Docente: Profa. Ms Fabiana Sarilho

Apresentação de Trabalhos

Você terá a oportunidade de apresentar seu Trabalho através de Painéis.

Envie seu Trabalho

Envie seu Trabalho

Reservamos poucas vagas para apresentação de trabalhos, faça sua inscrição como um apresentador de trabalho agora mesmo.

Inscreva seu trabalho para apresentação na modalidade painel: relatos de pesquisa básica ou aplicada, ensaios teóricos ou casos clínicos, ou relatos de experiência de ensino em contextos educacionais diversos. Vamos trocar experiências!

Inscrições
Abertas

Temos 2 modalidades de inscrições, para participação presencial e online. Vagas limitadas para o público presencial. Garanta sua vaga! 

Entrada
Presencial

Garante entrada ao evento
R$ 27
,90
entrada
  • Acesso Presencial
  • Enviar seu Estudo de Caso
  • Apenas 40 vagas
ESGOTATO!

Com certificado emitido pela Faculdade UFSCAR e Cliapsicologia

Entrada
Digital

Garante entrada virtual
R$ 27
,90
acesso digital
  • Acesso Online
  • Enviar seu Estudo de Caso
  • Apenas 90 vagas

Com certificado emitido pela Faculdade UFSCAR e Cliapsicologia

Você pode enviar o Resumo do seu trabalho:

Caso você queira apresentar um trabalho, você pode envia-lo através do link abaixo, atendimento das 8h30 ãs 17h30

Palestrantes convidados

Camila Domeniconi

Psicóloga

Psicóloga, doutorado pela Universidade Federal de São Carlos com estágio no Eunice Kennedy Shriver Center / University of Massachusetts Medical School. Pós doutorado na Universidade do Minho e Universidade de Barcelona. Docente do Departamento de Psicologia e orientadora de alunos de mestrado e doutorado no Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Bolsista Produtividade do CNPq.

Vanessa Guilhermon

Psicóloga Escolar

Psicóloga graduada pela UMESP, psicóloga esportiva com atuação em equipes, psicopedagoga especializada em Neuropsicopedagogia, Coordenadora Pedagógica e Orientadora Educacional no ESI. Professora há 22 anos, atuando em Educação Infantil e Fundamental.

Maria
José Lopes

Psicóloga Escolar

Fonoaudióloga, graduação e especialização em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Aprimoramento em Audiologia Clínica pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e em Otoneurologia pelo Hospital do Servidor Público Municipal de SP.

Fabiana
Sarrilho

Fisioterapeuta

Fisioterapeuta (Faculdade do Clube Náutico Mogiano), psicomotricista (UNIFAI) e terapeuta ocupacional (FMABC, conclusão em 2022). Mestre em Ciências da Reabilitação (UNINOVE) e especialista em pediatria e neonatal (GAMA FILHO) e fisioterapia pélvica. Conhecedora da ABA (Analise do Comportamento Aplicado, básica e avançada pela UFSCar, conclusão em 2022).

Prof. Dr.
João do Carmo

Ufscar

Bacharelado pela Universidade Federal do Pará (1993); Formação de Psicólogo pela Universidade Federal do Pará (1999); Licenciatura pela Universidade da Amazônia (1991). Pós-graduação: Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Professor adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde leciona disciplinas de graduação na área de psicologia escolar e educacional.

Deisy de Souza

UFSCar

Coordena o Laboratório de Estudos Aplicados a Aprendizagem e Cognição (LEAAC) do Departamento de Psicologia da UFSCar. Membro da Frente de Ações em Análise do Comportamento e Educação (FAACE). Coordenador do GT Psicologia da Educação Matemática(Gestão 2021-2022) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Tem experiência na área de Psicologia Escolar e Educacional.

Aline Roberta Aceituno

Profa. Dra. e Fonoaudióloga

Professora do departamento de Fonoaudiologia da Universidade de São Paulo (USP/Bauru). Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (1996), graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Carlos Queiroz (1994), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1999), doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2004) com estágio no exterior pela University of Massachusetts Medical School e pós doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos.

Priscila Benitez

Prof. Dra. e Psicóloga

Profa. Dra. Priscila Benitez: Professora Adjunta na Universidade Federal do ABC (UFABC), credenciada para orientação de dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão da Inovação da UFABC e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar. Doutora em Psicologia (UFSCar, bolsista FAPESP e CAPES-PSDE), Mestre em Psicologia (UFSCar, bolsista CAPES-Reuni), Especialista em Intervenção familiar: psicoterapia e orientação sistêmica (FAMERP-SJRP/SP) e Graduada em Psicologia e Pedagogia.

Dúvidas ?

NORMAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Prazo para Envio: até 15 de maio

A comissão organizadora da aceitará a submissão de trabalhos na modalidade painel.

Para submeter o seu trabalho, primeiramente o(a) APRESENTADOR(A) deverá completar a inscrição. Posteriormente à inscrição, deve enviar o arquivo com o resumo do trabalho após sua inscrição.

  • Os trabalhos podem ser relatos de pesquisa básica ou aplicada, ensaios teóricos ou casos clínicos ou relatos de experiência de ensino em contexztos educacionais diversos (casa, escola, etc);
  • Devem conter entre 150 e 300 palavras.
  • Cada resumo deverá ser submetido em texto contínuo, sem parágrafos, subtítulos, referências bibliográficas, tabelas, figuras ou quadros;
  • Os resumos devem apresentar claramente os objetivos do trabalho, descrever material e métodos, envolvendo participantes, equipamentos, técnicas e outras estratégias utilizadas.
  • A descrição dos resultados deve conter a síntese do foi obtido e, se pertinente, noções básicas da relação dos resultados com literatura, além de explicitar possíveis medidas e resultados de provas estatísticas ou outras técnicas aplicadas.
  • Abaixo do resumo, indicar entre três e quatro palavras-chave que identifiquem o trabalho;
  • Logo abaixo das palavras-chave, mencionar eventuais entidades de amparo financeiro à atividade de pesquisa;

Reservamos poucas vagas para apresentação de trabalhos, faça sua inscrição como um apresentador de trabalho agora mesmo.

Inscreva seu trabalho para apresentação na modalidade painel: relatos de pesquisa básica ou aplicada, ensaios teóricos ou casos clínicos, ou relatos de experiência de ensino em contextos educacionais diversos. Vamos trocar experiências!

O cancelamento da inscrição poderá ser solicitado pelo participante via whatsapp: cliapsicologia.com.br/suporte a qualquer momento e seguirá as seguintes regras de reembolso.

CANCELAMENTOS RECEBIDOS REEMBOLSO

1 – O pedido deve ser feito até 1 dia antes do evento
2 – No dia do evento e após, não poderá solicitar cancelamento e reembolso.

WhatsApp

Olá, gostaria de um atendimento personalizado?