Desenvolvimento Psíquico do Bebê

Grupo de estudos

O grupo de estudos tem como objetivo estudar, analisar e compreender desenvolvimento do psiquismo desde o nascimento até os 3 anos de idade a partir da visão psicanalítica de diversos autores tradicionais e contemporâneos.

Professor

Ana P. Magosso

Categoria

Psicologia

Alunos

029

Avaliação

★★★★✫

Desenvolvimento Psíquico do Bebê

Introdução

O bebê humano nasce inacabado, prematuro tanto do ponto de vista orgânico quanto psíquico. É, pois, dependente dos cuidados de outro semelhante não apenas para garantia de sua sobrevivência física, mas também para que seja resgatado de seu desamparo psíquico, o desamparo primordial, como denominou Freud (1950), fundamental para sua constituição subjetiva.

Sabe-se que os três primeiros anos de vida do ser humano são determinantes do desenvolvimento psíquico e da saúde mental do sujeito, repercutindo até a vida adulta.

A psicanálise com bebês vem se desenvolvendo desde a segunda metade do século XX. Esta disciplina vem se desenvolvendo significativamente e atualmente é possível tratar os bebês e crianças pequenas, atuando na prevenção de transtornos mentais graves.

Desta forma, estudar e compreender a formação do psiquismo humano é fundamental não apenas aqueles que atuam na saúde mental, mas sim a todos que dedicam-se aos cuidados de bebês e crianças e pequenas.

Descrição

O grupo de estudos tem como objetivo estudar, analisar e compreender desenvolvimento do psiquismo desde o nascimento até os 3 anos de idade a partir da visão psicanalítica de diversos autores tradicionais e contemporâneos.

Conteúdo Programático

Grupo continuado, com encontros quinzenais durante os quais será estudado o desenvolvimento do bebê a partir de referenciais psicanalíticos:
– Sigmund Freud
– Melaine Klein
– Donald Winnicott
– John Bowlby
– René Spitz, dentre outros.

Informações sobre a profissional responsável

Ana Paula Magosso Cavaggioni
Psicóloga Clínica graduada pela UMESP. Doutoranda em Psicologia da Saúde pela UMESP,

Mestre em Psicologia da Saúde pela UMESP, com pós-graduação lato sensu em Neuropsicologia Clinica, pós-graduação lato sensu em Avaliação e Intervenção Psicológica em Crianças e Adolescentes pela Cognos – Formação Profissional e desenvolvimento Pessoal.

Especializada no Método RAMAIN e no MétodoDIA-LOG. Participação em grupos de pesquisa sobre desenvolvimento de bebês e intervenção precoce. Mebro da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde – ABPSA.

Aprofundou-se em estudos de aperfeiçoamento em Psicanálise do bebê e da criança, técnicas psicoterápicas, psicossomática, psicoterapia de casal e família – IPPIA – Instituto de Psiquiatria e Psicologia da Infância e adolescência. Diretora Clínica da Clia Psicologia, Saúde & Educação.

Metodologia

– Leitura e discussão de textos
– Discussão de material clínico
– Apresentação de seminários

Publico alvo

Estudantes e profissionais das áreas de saúde e educação (psicólogos, médicos, enfermeiros, professores, pedagogos, etc).

Material

– Material de Apoio

Data, Horário e Local

Dia: encontros quinzenais as 5as feiras
Horário: 19:40 as 20:40 hrs
Local de Realização: CLIA Psicologia, Saúde e Educação.
Rua Vitória Régia 1095, Campestre, Santo André, SP, CEP 09080-320

Investimento

R$ 150,00/mensal
Valores especiais: para grupos acima de 5 pessoas

Inscrição e Pré Requisitos:

Inscrições e informações pelo site ou pelos telefones 4424-1284/ 2598-0732
VAGAS LIMITADAS
SUJEITO A FORMAÇÃO DE TURMA

Conhece um Amigo ou sua Turma que se interesse a este Conteúdo?

Facebook
Google+
WhatsApp

Grupo de Estudos: Desenvolvimento Psíquico do Bebê

R$ 150,00/mês

Inclui

– Aulas expositivas e interativas
– Vivências práticas
– Certificado

Data, Horário

Dia: Encontros de 5as Feiras
Horário: 19:40 as 20:40 h

Conheça todos os Cursos da Clia Psicologia