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Seu filho repetiu de ano e agora?!

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Por que é tão difícil ter que lidar com a repetência do filho na escola?

Normalmente a repetência dos filhos gera nos pais sentimentos de frustração, culpa e decepção. Porém, a repetência não é um fato detectado apenas no resultado final, é um resultado que a família e a criança vão se preparando de acordo com as dificuldades encontradas ao longo do ano letivo .

Mas para isso, é preciso que os pais fiquem atentos. Estando atentos, muitas vezes conseguem identificar a dificuldade a tempo de buscar ajuda para o filho antes de passarem por esta situação.

A colaboração dos Pais e da Família

É importante que os pais e família colaborem para que o filho compreenda os motivos da reprovação e sintam-se capazes de superar o desafio no próximo ano, apoiados pelos pais

Devo castigar meu filho por ele ter Repetido de Ano ?

Castigo e punição não resolvem e nem permitem que a criança aprenda a partir da situação vivida. O importante é a criança viver a consequência dos seus e lidar com elas. Neste caso, a consequência rendimento escolar abaixo do esperado, seja pelas razoes que forem, é a repetência. Não há necessidade de nenhuma outra. Nenhuma criança ou adolescente gosta de repetir de ano.

A causa da repetência vai se mostrando ao longo do ano, e é importante que os pais não ignorem as dificuldades mostradas pelos filhos, seja cognitiva, na aquisição da aprendizagem, emocionais ou de comportamento, que culminam na reprovação.

Uma avaliação Psicológica pode ajudar!

Nestes casos, uma avaliação psicológica e psicopedagogia podem auxiliar a descobrir as causas e a desenvolver estratégias para supera-las. Encontrar a causa não significa encontrar um culpado, mas encontrar uma solução.

A criança/adolescente que repete não é último ser humano do mundo. Os pais demonstrarem afeto, compreensão, e apoio na busca de soluções é fundamental. Mostrar que tem outras pessoas que passam por isso, que é uma oportunidade para aprender o que ainda não conseguiu, etc.

Mudar de escola se os problemas forem por causa da dinâmica da instituição?

Esta é uma alternativa válida caso seja detectado que o método de ensino não se adéqua às necessidades ou características da criança, ou se o manejo com o aluno não colabora para o melhor desempenho do mesmo.

Porém, deve-se tomar cuidado para não atribuir à instituição uma responsabilidade que por vezes é do aluno e da família.

A rotina de estudos e fundamental e começa a ser criada na pré-escola com os livros mandados para casa para estudar. Criar rotina de estudos exige que os pais acompanhem a vida escoar dos filhos, o que nem sempre acontece por falta de tempo ou por não percebem a importância deste acompanhamento.

Acompanhamento nos Estudos, pode ajudar…

Revisar a realização das tarefas sim. Corrigir as tarefas, não. Os pais podem verificar erros, chamar atenção de que há algo que não aprece correto, mas não ensinar o filho.

O professor precisa da lição feita por ele para identificar suas dificuldades e poder auxilia-lo.

Participar das reuniões da escola é fundamental para que os pais compreendam o funcionamento da escola e ajudem os filhos a compreender. Também ajuda a avaliar a adequação da escola à família.

Um inquérito a respeito desses temas, normalmente faz com que o filho se feche. Manter um canal de diálogo aberto, franco e acolhedor é o melhor caminho para ter acesso aos filhos.

 

 

Ana Paula Magosso Cavaggioni psicóloga da Clia Psicologia e Educação
Psicóloga Clínica – Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).
Especialização RAMAIN – Cari Psicologia e Educação
Especialização DIA-LOG – Cari Psicologia e Educação
Pesquisadora convidada do IPUSP – Departamento de Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade.
Diretora da Clia Psicologia e Educação
www.cliapisicologia.com.br
(11)4424-1284 / (11)2598-0732

Clia Psicologia - Saúde e Educação

A Clia Psicologia, Saúde & Educação tem como maior objetivo promover a prevenção da saúde do individuo em seu aspecto biopsicossocial.

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