Capacitação no manuseio de equipamentos de oxigenoterapia domiciliar prolongada (ODP)
Curso para Aprender a usar Equipamentos de Oxigenoterapia Domiciliar Prolongada (ODP) A oxigenoterapia é definida como auxílio dado ao paciente que necessita de
Simone S. Drigo
Psicologia
0439
★★★★✫
Os primeiros passos da avaliação psicológica foram sistematizados com o advento dos testes psicológicos entre o fim do século XIX e o início do século XX, caracterizando uma das funções do psicólogo. Atualmente, a Psicologia conta com várias estratégias de avaliação com objetivos bem definidos, sendo a testagem psicológica um passo importante.
Desta forma, o teste psicológico mostra-se um instrumento de trabalho importante do psicólogo para a avaliação psicológica, devendo ser bem conhecido pelo profissional que o aplica, além de aplicado e avaliado dentro das normas estabelecidas. Dentre os inúmeros instrumentos de avaliação psicológica temos os métodos projetivos, que surgiram a partir de 1920, com a publicação do Método de Rorschach.
O método projetivo objetiva explorar aspectos dinâmicos da personalidade, sendo interpretado a partir de um referencial teórico, e vem sendo cada vez mais aprimorados ao longo do tempo.
Instrumento investigativo baseado na teoria Junguiana e em sua tipologia que objetiva avaliar a personalidade através das escolhas situacionais que cada sujeito faz.
É uma tentativa de definir estilos cognitivos e de comportamento individual, classificando semelhanças e diferenças em determinados grupos, auxiliando na organização de grupos de trabalho, na detecção e solução de conflito nas Organizações, no treinamento empresarial e remanejamento de pessoal, na criação de programas de ensino-aprendizagem, na orientação de pais e professores, na orientação vocacional e aconselhamento familiar.
Avalia a personalidade por meio da escolhas situacionais que cada indivíduo faz.
Este teste tenta classificar as semelhanças e diferenças em determinados grupos, assim auxiliando na organização de grupos de trabalhos, detectando e resolvendo conflitos nas organizações.
Os objetivos do processo de avaliação psicológica são diversos, podendo passar pela despistagem, verificação de hipóteses, diagnóstico, prognóstico e encaminhamento para intervenção.
As técnicas e métodos de avaliação dependem do objectivo do processo de avaliação psicológica e podem passar por entrevistas, observação direta, inventários de comportamento, interesses ou atitudes, instrumentos de avaliação cognitiva, da personalidade, neuropsicológica e pedagógica.
A avaliação psicológica constitui-se numa avançada tecnologia de análise e avaliação de aspectos fundamentais do comportamento humano. Dessa forma, podemos mensurar as aptidões, habilidades, capacidades e as variações do comportamento individual, objetivando a adequação de perfis individuais às descrições de cargo e requisitos de vagas abertas. Portanto, com o uso de métodos, técnicas e instrumentos de avaliação psicológica (testes), objetivamos a redução substancial dos riscos de contratação com o objetivo final de adequar mão de obra aos modelos corporativos. Possuímos ampla experiência na utilização de Testes de Aptidões gerais e específicos,
Testes de Personalidade Objetivos (ex.: IFP, CPS, Quati, etc.), Expressivos (Ex.: Palográfico) e Testes Projetivos como Pfister, Hampsay, Zulliger e Rorschach, abrangendo os mais diversos tipos de avaliações psicológicas.
Os testes psicológicos são instrumentos úteis ao psicólogo, exclusivos de sua prática profissional, e podem colaborar quando do processo de avaliação psicológica, no que diz respeito à coleta e interpretação de dados.
O número de instrumentos não é pequeno, sobretudo nos países do Primeiro M undo, onde o desenvolvimento da pesquisa científica já acumulou grandes conquistas. No Brasil, tenta-se superar as dificuldades relativas ao desenvolvimento de pesquisas e, embora não se tenha uma grande variedade de bons testes para avaliar vários construtos, validados para nossa realidade, os pesquisadores vêm trabalhando na tentativa de resgatar a legitimidade e o status do instrumento padronizado.
Estudos realizados demonstram que os testes de personalidade estão presentes na prática do psicólogo (Noronha, 2000; Alchieri & Scheffel, 2000) e representam a maior parcela de instrumentos disponíveis no mercado profissional. Isto se justifica pelo fato de avaliações da personalidade serem imprescindíveis em diversos contextos de atuação do psicólogo.
Já no que se relaciona aos inventários de personalidade, Piotrowski (2000) realizou um estudo a fim de verificar a popularidade dos Inventários de Avaliação da Personalidade e chegou à conclusão de que eles estão entre os mais utilizados na avaliação da personalidade, pois podem oferecer dados importantes para a prática clínica. Tal estudo pode ser complementado pelo de Meehl (2000), que afirma que os testes de personalidade em forma de questionário oferecem vantagens em relação aos não estruturados, tendo-se em vista que seus itens são selecionados empiricamente.
– Fundamentos Teóricos e Científicos
– Aplicação da Técnica
– Avaliação Quantitativa
– Avaliação Qualitativa
– Interpretação dos Resultados
Simone S. Drigo
Psicóloga formada pela UMESP, com especialização em Neuropsicologia pelo HC-FMUSP.
Aprimoramento em Terapia Cognitivo-Comportamental. Pós-graduação em Gestão de Pessoas pela UMESP.
Aprimoramento em avaliação psicológica e neuropsicológica de crianças, adultos, adolescentes e idosos. Aprimoramento em Prova de Rorschach.
– Aulas expositivas e interativas
– Vivências práticas
Psicólogos e estudantes do 5ª ano de psicologia.
– Apostila
Dia: Em breve
Horário: 8:00 as 17:00 hrs
Carga Horária: 8 horas.
Local de Realização: CLIA Psicologia, Saúde e Educação.
Rua Vitória Régia 1095, Campestre, Santo André, SP, CEP 09080-320
À vista: R$ 180,00
Parcelado: R$ 12×18,00
Após data Promocional: R$ 220,00 ou R$ 12×22,00
Inscrições e informações pelo site ou pelos telefones 4424-1284/ 2598-0732
VAGAS LIMITADAS
– Aulas expositivas e interativas
– Vivências práticas
– 8 Horas de Carga Horária
– Certificado
Dia: Em breve
Horário: 8:00 as 17:00 hrs
Carga Horária: 8 horas.
Curso para Aprender a usar Equipamentos de Oxigenoterapia Domiciliar Prolongada (ODP) A oxigenoterapia é definida como auxílio dado ao paciente que necessita de
Curso: Como Aplicar o Teste Palográfico e Interpreta-lo Oferece dados seguros quanto ao ritmo produtivo, energia para o trabalho, iniciativa, fatigabilidade, inibição, qualidade
Curso DAII: Desenvolvimento, avaliação e intervenção Interdisciplinar com bebês e crianças de 0 a 3 anos É fundamental a capacitação de profissionais envolvidos
Curso Intensivo para Gestantes e Casais Grávidos O objetivo do curso é oferecer às mães e casais grávidos informações e técnicas úteis para
Como Educar BEM seus filhos ? Escola de Pais A Escola de Pais, por meio de encontros psicoeducativos, tem por objetivo auxiliar as
Desenvolvimento Psíquico do Bebê Grupo de estudos O grupo de estudos tem como objetivo estudar, analisar e compreender desenvolvimento do psiquismo desde o