Curso DAII: Desenvolvimento, avaliação e intervenção Interdisciplinar com bebês e crianças de 0 a 3 anos

É fundamental a capacitação de profissionais envolvidos nos cuidados com os bebês e crianças pequenas para que estejam habilitados a identificar precocemente os sinais de risco para o desenvolvimento, possibilitando assim a intervenção a tempo de evitar, ou minimizar, a cristalização da patologia

Professores

Clia Psicologia

Categoria

Psicologia

Alunos

039

Avaliação

★★★★★

Curso de capacitação teórico-prática sobre o:

Desenvolvimento, avaliação e intervenção Interdisciplinar com bebês e crianças de 0 a 3 anos

Introdução

Atualmente acompanhamos um aumento exponencial da incidência dos diagnósticos psicopatológicos da infância. Estes são baseados nos critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM), que se encontra agora em sua 5ª edição, e da Classificação Internacional das Doenças (CID 10) que partem de uma visão organicista e determinista dos distúrbios, sem levar em conta a subjetividade, tanto do sujeito submetido à patologia como daquele que o submete ao diagnóstico.

São imprecisos os números em torno da incidência e da prevalência epidemiológicas dos distúrbios do desenvolvimento e dos transtornos mentais na infância na maioria dos países em desenvolvimento. Os relatórios da OMS de 2001 apontavam para uma incidência de 10 a 20% destes transtornos na infância, afirmando ainda que os transtornos mentais durante a infância e adolescência são comuns, mas é insuficiente a atenção dada a esta população tanto em relação ao diagnóstico quanto ao tratamento.

Estudos científicos mostram que em torno de 15% das crianças atendidas em consultas pediátricas apresentam distúrbios de comportamento, mais comumente déficit de atenção e hiperatividade, ansiedade e depressão. Se levarmos em conta ainda a evolução no número de diagnósticos do Transtorno do Espectro Autista, as estatísticas levantadas pelos Centros Americanos de Controle de Doenças (CDCs) mostram um aumento alarmante na prevalência do autismo.

Os CDCs apontam que, em 2007, havia 1 criança com autismo para cada 150 crianças, aumentando para 1 em cada 110 crianças em 2009 e para 1 em cada 88 crianças em 2012, o que significa um aumento de quase 70 % em 5 anos.

Desta forma, é fundamental a capacitação de profissionais envolvidos nos cuidados com os bebês e crianças pequenas para que estejam habilitados a identificar precocemente os sinais de risco para o desenvolvimento, possibilitando assim a intervenção a tempo de evitar, ou minimizar, a cristalização da patologia, que se manifesta das mais variadas formas, tornando imprescindível o olhar interdisciplinar.

Sabe-se que, quanto mais cedo é realizada a intervenção necessária ao bom desenvolvimento do bebê, melhores são os resultados, uma vez que, assim, temos a oportunidade de lidar com os sinais patológicos antes que os mesmos se cristalizem, durante fase de intensa plasticidade cerebral de início do desenvolvimento psíquico.

Descrição

O curso de capacitação teórico-prática sobre desenvolvimento, avaliação e intervenção Interdisciplinar com bebês e crianças de 0 a 3 anos tem por objetivo:

– Promover uma compreensão interdisciplinar do desenvolvimento do bebê e da criança pequena
– Apresentar as peculiaridades do desenvolvimento dos bebês nascidos prematuros
– Capacitar profissionais da área da saúde na identificação precoce de riscos para o desenvolvimento infantil
– Apresentar recursos para avaliação dos riscos para o desenvolvimento infantil
– Capacitar profissionais da saúde a realizar cuidados relacionados à promoção de saúde, bem como preventivos e interventivos com bebês e crianças pequenas.

Para isso, o curso será dividido em 3 módulos ao longo do ano, cada qual comportando carga horária de 74 horas/aula, ministradas por profissionais especialistas na atuação interdisciplinar com bebês e crianças pequenas.

Conteúdo Programático

Módulo I: Introdução ao desenvolvimento de 0 a 3
• Conceito de desenvolvimento a partir de uma perspectiva interdisciplinar
• Desenvolvimento físico-neurológico
• Desenvolvimento psíquico
• Desenvolvimento da linguagem
• Desenvolvimento motor
• Desenvolvimento cognitivo
• Desenvolvimento emocional
• Peculiaridades do desenvolvimento do bebê prematuro

Módulo II: Avaliação de bebês e crianças pequenas
• Patologias da primeira infância
• Identificação precoce de riscos para o desenvolvimento
• Prematuridade e risco para o desenvolvimento
• Avaliação interdisciplinar e sua importância no contexto da primeira infância
• Avaliação fonoaudiológica (fala/linguagem, audição, motricidade oral)
• Avaliação motora (AVDs, psicomotora, processamento sensorial, desenvolvimento motor)
• Avaliação psicológica (psíquica, cognitiva, socioemociomal)
• Avaliação médica (puericultura, neurológica)
• Estudo de caso

Módulo III: Intervenção a tempo
• Ações de prevenção e promoção de saúde na visão interdisciplinar
• Modelos de intervenção
• Puericultura interdisciplinar
• Estratégias de intervenção e acompanhamento interdisciplinar com grupos de bebês e crianças pequenas
• Estudos de caso

Corpo Docente

Ana Paula Magosso Cavaggioni
Psicóloga Clínica graduada pela UMESP. Doutoranda em Psicologia da Saúde pela UMESP,

Mestre em Psicologia da Saúde pela UMESP, com pós-graduação lato sensu em Neuropsicologia Clinica, pós-graduação lato sensu em Avaliação e Intervenção Psicológica em Crianças e Adolescentes pela Cognos – Formação Profissional e desenvolvimento Pessoal.

Especializada no Método RAMAIN e no MétodoDIA-LOG. Participação em grupos de pesquisa sobre desenvolvimento de bebês e intervenção precoce.

Mebro da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde – ABPSA.

Aprofundou-se em estudos de aperfeiçoamento em Psicanálise do bebê e da criança, técnicas psicoterápicas, psicossomática, psicoterapia de casal e família – IPPIA – Instituto de Psiquiatria e Psicologia da Infância e adolescência.

Diretora Clínica da Clia Psicologia, Saúde & Educação.

Ana Paula de Lima Bronzatti
Fonoaudióloga; Habilitação em fonoaudiologia escolar, clínica e audiométrica; Capacitação e Aperfeiçoamento em Dislexia e TDAH, aperfeiçoamento em fonoaudiologia escolar, clínica, ambulatorial e neurodificuldades; Pós Graduação em Educação Especial – Inclusão e Disfagia.

Fabiana Sarilho de Mendonça
Fisioterapeuta; mestre em ciências da reabilitação; especialização em Fisioterapia neonatal e pediátrica; aperfeiçoamento em RPG, Pilates (clinico), Mobilização Neural, Osteopatia, Movimentos Combinados, Mobilização Articular, Ventilação Mecânica, Kinesiotappe e Fisioterapia aplicada em Urologia, Proctologia; aprimoramento em integração sensorial.

Maria José Lopes de Andrade
Fonoaudióloga; especialização em Distúrbios da Comunicação Humana; aprimoramento em audiologia clínica e otoneurologia, em fonoaudiologia preventiva, no Sistema Verbotonal de reabilitação auditiva e da fala, pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia, participação no núcleo de pesquisa sobre o ensino de Lacan.

Regiane A. Crippa
Fonoaudióloga; especialização em Aprendizagem; aprimoramento em ações de promoção da saúde, prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e orientação de aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na linguagem oral e escrita, na articulação da fala, na voz, na fluência e no sistema miofuncional orofacial.

Sabrina Laqua
Psicóloga; especialização em dificuldades e problemas de aprendizagem; Mestre em Psicologia da Criança e do Adolescente; aprimoramento em neuropsicologia, e atendimento psicanalítico breve.

Simone S. Drigo
Psicóloga; especialização em Neuropsicologia; aprimoramento em Terapia Cognitivo-Comportamental, avaliação psicológica e neuropsicológica de crianças, adultos, adolescentes e idosos, Prova de Rorschach.

Susana Rosa López Barrios
Médica; especialização em pediatria geral; mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo. Coordenadora do Curso de Pós Graduação de Gestão em Saúde, SENAC / SP.

Virginia Deiró Nosella
Terapeuta Ocupacional; especialização em Neuroaprendizagem e os Transtornos do Aprender; aprimoramento em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, aprimoramento em neurologia, neuropediatria, autismo e gerontologia, Integração Sensorial, Dynamic Tap, Kinésio Tap, avaliação e prescrição de adaptação para cadeira de rodas.

Metodologia

– Apostila

Publico alvo

– Psicólogos
– fisioterapeutas
– médicos
– terapeutas ocupacionais
– Fonoaudiologos
– Nutricionistas
– Enfermeiros

Material

– Material Incluso

Data, Horário e Local

Datas previstas: 2 de março, 6 de abril, 4 de maio, 15 de junho, 13 de julho, 3 de agosto, 28 de setembro, 26 de outubro, 9 de novembro.
Horário: 08:00 as 17:00 hrs
Carga Horária: 72 horas.
Local de Realização: CLIA Psicologia, Saúde e Educação.
Rua Vitória Régia 1095, Campestre, Santo André, SP, CEP 09080-320

Investimento

A Vista: R$ 1997,90
Parcelado: R$ 12×197,90

Inscrição e Pré Requisitos:

Inscrições e informações aqui no site ou pelos telefones 4424-1284/ 2598-0732
VAGAS LIMITADAS

Conhece um Amigo ou sua Turma que se interesse a este Conteúdo?

Facebook
WhatsApp

Inscrições Abertas

CURSO: Capacitação Teórico-Prática Sobre o: Desenvolvimento, avaliação e intervenção Interdisciplinar com bebês e crianças de 0 a 3 anos​

Inscreva-se para próxima turma

Inclui

– Aulas expositivas e interativas
– Vivências práticas
– 74 Horas de Carga Horária
– Certificado

Data, Horário

Datas previstas: 2 de março, 6 de abril, 4 de maio, 15 de junho, 13 de julho, 3 de agosto, 28 de setembro, 26 de outubro, 9 de novembro.
Horário: 08:00 as 17:00 hrs
Carga Horária: 72 horas.

Conheça todos os Cursos da Clia Psicologia