fbpx

Curso de Formação em ABA - Análise do Comportamento Aplicada

Curso Presencial de Formação em ABA com duração de 10 meses, carga horária de 80h.

Capacitar profissionais e estudantes para o planejamento, aplicação e a análise de procedimentos de ensino com base na Análise do Comportamento Aplicada.

Share on facebook
Share on google
Share on whatsapp

Compartilhe

Instrutor

Profa. Dra. Camila Domeniconi

Categoria

Psicologia, Avaliação e ABA

Curso de Formação em ABA - Presencial

Introdução

ABA, sigla para Applied Behaviour Analysis, ou Análise do Comportamento Aplicada, como é conhecida no Brasil trata-se de uma abordagem da psicologia comportamental que foi adaptada e aplicada ao tratamento e ensino de crianças portadoras de diversos transtornos e psicopatologias, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositor-Desafiador (TOD), dentre outros. Baseia-se nos princípios de reforço positivo, solicitações graduais, repetição e as divisão das tarefas em pequenas partes, ensinadas inicialmente em separado.

A literatura nacional e internacional mostra que crianças que recebem intervenção comportamental em geral, obtém avanços significativos.

Em um programa ABA de qualidade, procedimentos de modificação de comportamento são claramente especificados. As instruções e dicas (prompts), reforçadores (“recompensas”) e materiais que são usados para desenvolver cada habilidade são determinados individualmente para cada paciente.

Para a aplicação adequada é efetiva da ABA, é fundamental uma formação sólida e consistente.

Objetivo:

Capacitar profissionais e estudantes para o planejamento, aplicação e a análise de procedimentos de ensino com base na Análise do Comportamento Aplicada.

Módulo 1 - Princípios Básicos

– O que é a Aba e por quê funciona;
– Princípios básicos: consequências e controle de estímulos;
– Um olhar sobre consequências coercitivas;
– Discriminação e Generalização;
– Operações Motivadoras.

Módulo 2 - Entendendo a função dos comportamentos

– Análise Funcional: como fazer, para quê e quando?;
– Os diferentes tipos de Análise Funcional;
– Praticando a análise funcional.

Módulo 3 - Procedimentos de ensino

– Modelagem e modelação;
– Tentativas discretas;
– Ensino incidental;
– Análise da tarefa;
– Procedimentos de dicas.

Módulo 4 - Construindo e avaliando currículos - Comunicação

– Linguagem receptiva – o que é, como avaliar e como promover;
– Operantes verbais – o que são;
– Ensino de mando;
– Ensino de tato;
– Promovendo habilidades comunicativas.

Módulo 5 - Construindo e avaliando currículos - Habilidades Sociais 1

– Habilidades Sociais;
– Reconhecendo e praticando a assertividade;
– O TEA e as habilidades sociais;
– A importância do brincar como promotor das habilidades sociais;
– Praticando e ensinando a empatia.

Módulo 6 - Construindo e avaliando currículos - Habilidades Acadêmicas

– Leitura;
– Escrita;
– Matemática;
– Praticando a construção de um currículo para ensino de leitura.

Módulo 7 - Construindo e avaliando currículos - Habilidades de vida diária

– Procedimentos eficazes para o ensino de habilidades de autocuidado;
– Como envolver pais e educadores;
– Como motivar o aprendiz para o autocuidado;
– Praticando a construção de um currículo para uma habilidade de vida diária.

Módulo 8 - Construindo e avaliando currículos - Habilidades Sociais 2

– Como identificar sentimentos;
– Como expressar sentimentos;
– Evitar e gerenciar conflitos;
– Praticando a construção de um currículo para expressão de sentimentos negativos.

Módulo 9 - Inclusão escolar

– Ensino colaborativo;
– Plano de desenvolvimento individualizado – o que é e como construir;
– Acompanhamento do aluno com TEA em sala de aula;
Módulo 10 – Revisão de conceitos e procedimentos;
– Oficina e produção de programas de ensino em sala de aula e em casa.

Módulo BÔNUS - Tópicos avançados - Introdução

– Motivação;
– Fluência;
– Relacionamentos;
– Vida escolar;
– Vida profissional.

Docente

Camila Domeniconi – Psicóloga, doutorado pela Universidade Federal de São Carlos com estágio no Eunice Kennedy Shriver Center / University of Massachusetts Medical School. Pós doutorado na Universidade do Minho e Universidade de Barcelona. Docente do Departamento de Psicologia e orientadora de alunos de mestrado e doutorado no Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Bolsista Produtividade do CNPq.

Publico alvo

Profissionais e estudantes das áreas de educação e saúde: Psicologia, Pedagogia, Educação Especial, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Fonoaudiologia e áreas afins.

Certificado

Com Certificado emitido pela UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos

Inscrição e Pré Requisitos:

Data Horário e Local
Dias do Curso :
 

15 de Fevereiro de 2020
14 de Março de 2020
25 de Abril de 2020
16 de Maio de 2020
06 de Junho de 2020
11 de Julho de 2020
29 de Agosto de 2020
19 de Setembro de 2020
17 de Outubro de 2020
14 de Novembro de 2020
12 de Dezembro de 2020

Horário: das 8 as 17h (1h de almoço)
Local de Realização: CLIA Psicologia, Saúde e Educação – Rua Vitória Régia 1095, Campestre, Santo André, SP, CEP 09080-320

Investimento
Á Vista: 3.990,00
Parcelado: 12×399,00

Inscrição e Pré Requisitos:
Inscrições e informações pelo site ou pelos telefones 4424-1284/ 2598-0732

Vagas abertas até dia 13 de Fevereiro ou enquanto restarem vagas.

Investimento

12x R$ 399,00

Data, Horário

Início: 15 de Fevereiro de 2020
Duração: 10 Meses
Horário: 8h as 17h
Carga Horária: 80 horas
Com Certificado emitido pela UFSCAR

FAÇA ABAIXO SUA MATRÍCULA

* A vaga não é garantida, pois é limitada por quantidade e por ordem de pagamento para o curso.

* Compra Segura: Checkout Sun | Eduzz
Caso de dúvidas, entre em contato por nosso Whataspp ou por Telefone.

Cursos Relacionados

Agende ou Envie uma Mensagem

Endereço Clia Psicologia

Rua Vitória Régia, 1095
Santo André
São Paulo

Telefones Clia Psicologia

(11) 953288942
(11) 4424-1284

email Clia Psicologia

contato@cliapsicologia.com.br

* Em até 24 horas úteis retornaremos sua mensagem.
Fechar Menu