Segunda a Sábado

8:00 às 21:00

Agende por Whatsapp

Conheça os Sintomas e O que é Ansiedade

Ansiedade é definida como:

• Um estado de inquietação, apreensão; como sobre incertezas futuras.
  • Um estado de apreensão, incerteza e medo resultante da antecipação de um evento ou situação ameaçadora realista ou fantasiada, muitas vezes prejudicando o funcionamento físico e psicológico.

Em outras palavras, a ansiedade ocorre quando nos comportamos (pensamos e agimos) de uma maneira apreensiva, como quando nos preocupamos com um evento ou situação.

Com isto em mente, a ansiedade não é uma força ou “coisa” em si. É um estado de inquietação que resulta quando nos preocupamos. Mais sobre isso em um momento.

Porque imaginar o futuro de maneira apreensiva é um comportamento, não é causado por um problema biológico, químico ou genético com o cérebro. Ansiedade resulta de um certo estilo de comportamento.

Sintomas da Ansiedade

Comportar-se de maneira excessivamente apreensiva cria o estado fisiológico, psicológico e emocional da ansiedade. Ansiedade ativa a resposta ao estresse, que enfatiza o corpo. Um corpo que se torna excessivamente estressado pode exibir sintomas de estresse.

Então, os sintomas de ansiedade são, na verdade, sintomas de estresse. Eles são chamados de sintomas de ansiedade porque se comportar de forma apreensiva é a principal fonte de estresse que sobrecarrega excessivamente o corpo, o que faz com que o corpo exiba sintomas.

Como cada corpo é quimicamente único, o tipo, o número, a intensidade, a duração e a frequência dos sintomas de ansiedade variam de pessoa para pessoa. Por exemplo, uma pessoa pode ter apenas um sintoma leve ou alguns sintomas de ansiedade, enquanto outra pessoa pode ter todos os sintomas de ansiedade e com grande gravidade. Todas as combinações e variações são comuns.

Sintomas de Ansiedade em mulheres e homens

A maioria dos sintomas de ansiedade em mulheres e homens é semelhante, mas existem algumas diferenças nos sintomas de ansiedade.

Por exemplo, a ansiedade faz com que os hormônios do estresse entrem na corrente sanguínea, onde eles viajam para pontos específicos do corpo, para provocar mudanças específicas na resposta a emergências. Essas mudanças preparam o corpo para ação imediata.

Como os hormônios do estresse afetam outros hormônios, as mulheres podem experimentar uma ampla gama de sensações e sintomas devido a como os hormônios do estresse afetam os hormônios que afetam o ciclo menstrual feminino. Muitas mulheres experimentam aumentos nos sintomas relacionados à ansiedade em associação com seu ciclo mensal.

As mulheres também podem experimentar um aumento nos sintomas devido às mudanças biológicas da gravidez, recuperação pós-parto e menopausa.

As mulheres também são mais centradas na emoção do que os homens, de modo que seus sintomas de ansiedade podem parecer mais numerosos e assustadores.

Os homens também têm desafios, pois os hormônios do estresse também afetam os hormônios masculinos. Homens que são mais centrados na emoção também podem lutar mais com os sintomas de ansiedade.

Veja alguns sintomas da ansiedade:

Dormência e formigamento
Tontura
Dor no peito
Dores de cabeça
Tensão no pescoço
Estômago chateado, estômago nervoso
Pulsando no ouvido
Pele ardente
Medo da desgraça iminente
Náusea
Falta de ar
Choque elétrico
Dores de tiro na cara
Palpitações cardíacas
Fraqueza nas pernas
Sentindo que você está ficando louco
Incapacidade de descansar
Problemas de sono

Clia Psicologia - Saúde e Educação

A Clia Psicologia, Saúde & Educação tem como maior objetivo promover a prevenção da saúde do individuo em seu aspecto biopsicossocial.

Quer agendar uma consulta ?

Agende

Agende sua 1ª Consulta