Segunda a Sábado

8:00 às 21:00

Agende por Whatsapp

(11) 95328-8942

Saiba como a terapia realmente funciona e 5 mitos sobre a terapia desmascarada

Compartilhe com 1 ou 2 amigos

Como a terapia realmente funciona e 5 mitos sobre a terapia desmascarada.

Desde que começamos a falar sobre saúde mental, apresentamos muitas perguntas de pessoas curiosas sobre terapia. Essas perguntas foram esclarecedoras e validam o trabalho dos terapeutas. Eles também revelaram muitos equívocos comuns sobre o que exatamente é a terapia, para quem serve e como funciona.

Você já teve esses pensamentos sobre terapia?

  • Terapia não funciona.
  • A terapia não é para mim – é para pessoas com sérios problemas de saúde mental.
  • Conversar com alguém sobre meus problemas não vai me ajudar.
  • Eu posso consertar o problema sozinho.
  • Quando eu começar a ir à terapia, vou ter que ir para sempre.

Muitas pessoas tiveram esses mesmos pensamentos, mas não são verdadeiras! E, pior, esses equívocos impedem as pessoas de usufruir dos benefícios positivos que a terapia traz.

 

O que é terapia?

Terapia é um processo cientificamente comprovado que ensina como sua mente funciona. Ele ajuda você a navegar em seus sentimentos, construir comportamentos melhores e se relacionar com seus pensamentos de maneira diferente, para que possa viver a vida que deseja. Os terapeutas que usam técnicas clinicamente comprovadas, como a Terapia Comportamental Cognitiva (TCC), trabalham com você para definir metas, acompanhar o progresso e medir os resultados. Eles ensinam suas habilidades para desenvolver a resistência emocional, para que você possa, eventualmente, abandonar a terapia e administrar por conta própria. A terapia é um investimento de alto valor – mas temporário – em você mesmo.

 

Mito: a terapia não funciona.

Um fundador compartilhou uma vez uma história de seu tempo passado vivendo em uma ilha no Pacífico Sul, onde o diabetes estava se tornando uma epidemia perigosa. O ciclo, ele disse, era assim: as pessoas desconfiam da Medicina Ocidental, de modo que não vão ao médico nos primeiros estágios da doença. No momento em que eles visitaram um médico, uma úlcera de pé tratável uma vez teria se espalhado tanto que a única opção de tratamento disponível era amputar a perna. O equívoco se espalhou entre a comunidade de que uma visita ao médico levou a consequências graves, como uma amputação de perna, então as pessoas só visitariam o médico como o último recurso.

Um ciclo semelhante propaga equívocos sobre a terapia. Muitas pessoas (erroneamente) pensam que a terapia é apenas para pessoas com problemas graves de saúde mental ou pessoas à beira do colapso. Ou, eles assumem que a terapia é um hobby glamoroso dos ricos, que pagam aos profissionais para ouvir seus problemas, mas não para realmente ajudar a resolvê-los. Esses são os tipos de histórias sobre saúde mental que permeiam a mídia. Muitas vezes, essas histórias são a única informação que as pessoas têm sobre a terapia, já que a discussão pública sobre terapia e saúde mental é rara.

Então, quando alguém dá o salto para ir à terapia e tem uma experiência ruim, é fácil para eles supor que toda terapia é inútil, assim como os moradores da ilha na anedota anterior pensavam que ir ao médico levaria a coisas ruins. coisas como amputações de pé. É bobo quando você pensa sobre isso; Se você fosse a um dentista ruim, não assumiria que ir ao dentista era perda de tempo. Você encontraria um dentista melhor! Mas muitos de nós não abordam a terapia com as mesmas expectativas.

A verdade sobre a terapia é que realmente funciona. Estudos científicos mostram consistentemente que as intervenções comportamentais e emocionais também funcionam, se não melhor, do que medicamentos para tratar ansiedade, depressão e problemas de saúde mental como o TOC. A terapia que lhe ensina habilidades, como a TCC, deixará você com estratégias de enfrentamento saudáveis e de longo prazo que podem ser usadas quando os problemas surgirem.

 

Mito: não preciso de terapia – posso consertar sozinha.

Em algum momento, você experimentou o estresse, sentiu-se ansioso, oprimido, triste ou deprimido. Ninguém está imune a essas condições humanas comuns. Às vezes, podemos resolver esses problemas sozinhos mudando nosso estilo de vida, lendo livros, tendo aulas ou conversando com amigos, familiares ou mentores. Outras vezes, percebemos padrões que não conseguimos mudar sozinhos, ou os problemas começam a nos sobrecarregar e afetam negativamente nossas vidas, relacionamentos e trabalho. Em casos graves, ansiedade, depressão e estresse podem colocar nossa saúde e nossa vida em risco.

A terapia é frequentemente o caminho mais rápido e eficaz para superar problemas emocionais e comportamentais que impedem que você viva a vida que deseja. Às vezes, você pode melhorar sozinho, mas, na maioria dos casos, obterá melhores resultados, mais rapidamente, com um terapeuta. Terapeutas profissionalmente certificados são especialistas em como os seres humanos processam pensamentos e emoções. Se você quer aprender ferramentas para gerenciar o estresse, desenvolver habilidades para ser um líder melhor ou tratar a depressão clínica, eles o ajudarão a fazer isso. Um bom terapeuta é como um treinador – um treinador para sua mente.

 

Mito: A terapia é para pessoas com sérios problemas de saúde mental. Eu não estou triste o suficiente para ir.

A terapia é obviamente útil em situações graves, mas também é incrivelmente valiosa como um método para tratar condições moderadas e construir hábitos positivos de saúde mental. Se você abordar a saúde mental com uma mentalidade de cuidados preventivos, poderá detectar e tratar as tendências descendentes de seu bem-estar emocional antes que elas se tornem problemas maiores.

Há muitas maneiras de mudar a forma como você pensa, sente e age, mas a terapia geralmente é a maneira mais rápida, eficaz e segura de fazê-lo. Além disso, se você detectar problemas cedo, eles podem precisar de menos trabalho e cuidado para serem resolvidos. Terapia é para todos e pode ajudá-lo a qualquer momento você está trabalhando através de um problema comportamental ou emocional.

Existem algumas situações em que você definitivamente deve considerar a terapia:

  • Quando seus pensamentos, sentimentos ou comportamentos o impedem de viver uma vida normal (por exemplo, você não está dormindo; você está evitando coisas que normalmente gosta de fazer).
  • Quando a sua saúde mental está causando danos físicos (por exemplo, pensamentos de suicido)
  • Quando seu tempo é valioso e você precisa melhorar seu desempenho rapidamente para atingir metas profissionais (por exemplo, você é um fundador; problemas de desempenho colocam seu trabalho em risco)

Assim como você consideraria trabalhar com um personal trainer para entrar em boa forma física, você pode trabalhar com um terapeuta para melhorar sua capacidade mental. Você tratará os problemas existentes enquanto também constrói uma capacidade de resistência emocional, o que o deixará mais bem preparado para lidar com qualquer situação que a vida lhe cause.

 

Mito: É uma perda de tempo deitar em um sofá, falar sobre meus sentimentos e repetir minha infância.

A terapia lhe dá um espaço seguro para conversar livremente e processar suas emoções, mas um bom terapeuta não ouve apenas para se sentir ouvido. Eles estão procurando padrões em como sua mente funciona e como eles podem ajudar você a fazer com que ela funcione melhor. A terapia deve envolver habilidades de aprendizado e ferramentas de construção para gerenciar seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. Falar sobre seus sentimentos é simplesmente parte do processo.

Eventualmente, você deixará a terapia com a capacidade de reconhecer padrões em si mesmo e de fazer mudanças por conta própria usando as habilidades que aprendeu nas sessões. Por exemplo, digamos que você vá a um terapeuta para controlar a ansiedade. Seu terapeuta o ajudará a determinar o que desencadeia sua ansiedade, que pode ser um comportamento como tomar um café ou um pensamento inútil como: “Não sou bom o suficiente”. Eles ensinam maneiras de entender seus pensamentos inúteis e corrigi-los antes que esses pensamentos afetem seus sentimentos. Eles também podem ensinar-lhe exercícios de respiração profunda para acalmar a ansiedade no momento e pedir-lhe para fazer mudanças de estilo de vida para reduzir sua ansiedade em geral, como a mudança de café para chá e exercício diário. Você pode praticar essas habilidades para o resto da vida, sempre que a ansiedade aparecer.

 

Mito: Uma vez que você comece a terapia, você tem que ir para sempre.

Boa terapia tem uma data final. A terapia pode ser temporária porque ensina ferramentas que duram para sempre. Um bom terapeuta quer que você melhore e deixe a terapia, e lhe ensinará habilidades para que você possa “ser seu próprio terapeuta” quando estiver sozinho.

A terapia deve sempre ter um objetivo. Quando o seu objetivo terapêutico é atingido, você naturalmente irá abandonar a terapia. Você pode não saber qual é esse objetivo quando entra na terapia pela primeira vez e, nesses casos, você e seu terapeuta descobrirão metas juntos.

A maioria dos terapeutas praticam técnicas baseadas em evidências projetadas para serem métodos de tratamento de curto prazo. Você deve começar a ver o progresso depois de apenas um punhado de visitas com o seu terapeuta. Conforme você progride, seu terapeuta o levará de sessões semanais para sessões quinzenais para (eventualmente) sessões apenas uma vez por mês. Às vezes você se sente pior antes de se sentir melhor – isso é normal. Então, você está vendo seu terapeuta mais de uma vez por semana no começo ou agendando sessões extras durante as semanas difíceis. Quando se sentir bem, se você está no seu objetivo ou tiver acertado a rotina para chegar lá, você deixará de ver o seu terapeuta todos juntos, exceto por uma sessão de reforço.

Clia Psicologia - Saúde e Educação

A Clia Psicologia, Saúde & Educação tem como maior objetivo promover a prevenção da saúde do individuo em seu aspecto biopsicossocial.

Deixe seu comentário

Quer agendar uma consulta ?

Agende

Agende sua 1ª Consulta
  • Agende uma Consulta:
  • Telefone: (11) 4424-1284
  • Whatsapp: (11) 953288942​
agENDAR

Posts Recentes

Facebook da CliaPsicologia

Baixe agora nosso e-book, para ter mais segurança durante a gestação.

Leia com a gente!