Introdução

Atualmente temos recebido no consultório muitos pais preocupados e perdidos em relação aos cuidados e educação dos filhos. E isso não tem sido mais privilégio dos pais de adolescentes. Pais de crianças muito pequenas, de 1 ou 2 anos, têm sentido dificuldades semelhantes, muitas vezes sem saber como agir diante da demanda imposta pelos filhos. Tal situação gera nos pais sentimentos de culpa, angústia e aflição, que precisam ser cuidados para devolver aos mesmos a condição do exercício da parentalidade.


Descrição

A UTI de pais, através de uma abordagem psicoterapêutica e psicoeducativa em grupo, tem por objetivo acolher as dúvidas e sentimentos dos pais em relação aos filhos, sua educação e desenvolvimento. Desta forma, os pais tornam-se mais seguros a assertivos na relação parental, menos suscetíveis à influências e opiniões externas que muitas vezes os fazem colocar em dúvida, para si próprios, o que sabem a respeito do que é melhor para seu filho. Winnicott já dizia que ninguém conhece melhor seu filho do que os pais. A cultura contemporânea vem retirando dos pais este saber. Auxiliar os pais e reapropriarem-se deste saber é um trabalho de prevenção e promoção de saúde mental.

Conteúdo Programático:

8 encontros quinzenais em grupo abordando, discutindo e refletindo os seguintes temas, dentre outros levantados a partir da necessidade do grupo:
– necessidades da criança de acordo com a faixa etária
– sono
– limites
– frustração
– choro

Informações sobre a profissional responsável

Ana Paula Magosso Cavaggioni
Psicóloga Clínica graduada pela UMESP. Doutoranda em Psicologia da Saúde pela UMESP, Mestre em Psicologia da Saúde pela UMESP, com pós-graduação lato sensu em Neuropsicologia Clinica, pós-graduação lato sensu em Avaliação e Intervenção Psicológica em Crianças e Adolescentes pela Cognos – Formação Profissional e desenvolvimento Pessoal. Especializada no Método RAMAIN e no MétodoDIA-LOG. Participação em grupos de pesquisa sobre desenvolvimento de bebês e intervenção precoce. Mebro da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde – ABPSA. Aprofundou-se em estudos de aperfeiçoamento em Psicanálise do bebê e da criança, técnicas psicoterápicas, psicossomática, psicoterapia de casal e família – IPPIA – Instituto de Psiquiatria e Psicologia da Infância e adolescência. Diretora Clínica da Clia Psicologia, Saúde & Educação.

Simone S. Drigo
Psicóloga formada pela UMESP, com especialização em Neuropsicologia pelo HC-FMUSP. Aprimoramento em Terapia Cognitivo-Comportamental. Pós-graduação em Gestão de Pessoas pela UMESP. Aprimoramento em avaliação psicológica e neuropsicológica de crianças, adultos, adolescentes e idosos. Aprimoramento em Prova de Rorschach.

Profissionais Colaboradores

Fabiana Sarilho de Mendonça
Fisioterapeuta graduada pela Faculdade do Clube Náuticos Mogianos, mestranda em ciências da reabilitação, com especialização em Fisioterapia neonatal e pediátrica (lato sensu), aprimoramento em dor crônica pelo ACCamargo, RPG e Pilates, com experiência em ergonomia e ginástica laboral. Aprofundou-se em estudos de aperfeiçoamento em RPG, Pilates (clinico), Mobilização Neural, Osteopatia, Movimentos Combinados, Mobilização Articular, Ventilação Mecânica, Kinesiotappe e Fisioterapia aplicada em Urologia, Proctologia e Aprimoramento em integração sensorial.

Fabio Bonilha Cavaggioni
Psicanalista graduado pela Sociedade Brasileira de Psicanalise Interativa, com especialização em Psicopatologia e Comportamento Borderline ( SBPI ), especialização em Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade – IAEU – Universidade de León, Aprofundou-se em estudos da Teoria Freudiana, junto a Sociedade Brasileira de Psicanalise e membro da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde.

Regiane A. Crippa
Fonoaudióloga graduada pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina), com aprimoramento profissional pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Especialização em Aprendizagem pela Faculdade de Medicina do ABC. Atuação em ações de promoção da saúde, prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e orientação de aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na linguagem oral e escrita, na articulação da fala, na voz, na fluência e no sistema miofuncional orofacial.

Ana Paula de Lima Bronzatti
Fonoaudióloga graduada pela USC – Universidade do Sagrado Coração com Habilitação em fonoaudiologia escolar, clínica e audiométrica pela FMABC – Faculdade de Medicina do ABC – Santo André. Capacitação e Aperfeiçoamento em Dislexia e TDAH. Aprofundou-se em estudos em fonoaudiologia escolar, clínica, ambulatorial e neurodificuldades. Pós Graduação em Educação Especial – Inclusão e Disfagia.

Susana Rosa López Barrios
Médica, com especialização em pediatria geral, Graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos. Especialização e Mestrado pela Faculdade de Saúde Pública –USP Doutorado pela Faculdade de Medicina – USP Título de Especialista em Pediatria emitido pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Autor do livro Planejamento em Saúde, da série Saúde e Cidadania. Coordenadora do Curso de Pós Graduação de Gestão em Saúde, SENAC / SP.

Virginia Deiró Nosella
Terapeuta Ocupacional graduada em 2003 pela PUC de Campinas, cursando a especialização em Neuroaprendizagem e os Transtornos do Aprender, aprimoramento em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Experiência profissional em neurologia, neuropediatria, autismo e gerontologia. Curso de Integração Sensorial, Dynamic Tap, Kinésio Tap, avaliação e prescrição de adaptação para cadeira de rodas, entre outros cursos para aprimoramento profissional.

Metodologia

– grupo terapêutico e psicoeducativo

Publico alvo

Pais.

Material


Data, Horário e Local

Todos os Meses:2 grupos com 8 encontros cada.
Grupo 01: Segunda Terça-Feira do mês
Horário – Grupo 01: 19:00 as 20:30 hrs
Grupo 02: Último Sábado do mês
Horário – Grupo 02: 10:00 as 11:30 hrs
Carga Horária: 36 horas.
Local de Realização: CLIA Psicologia, Saúde e Educação.
Rua Vitória Régia 1095, Campestre, Santo André, SP, CEP 09080-320

Investimento

À vista: R$ 150,00 por família/mês

Inscrição e Pré Requisitos:

Inscrições e informações pelo site ou pelos telefones 4424-1284/ 2598-0732
VAGAS LIMITADAS