Whatsapp (11) 953288942 | Telefone (11) 4424-1284

Tudo que você precisa saber sobre Fonoaudiologia ou Terapia da Fala

O que é Fonoaudiologia?

A fonoaudiologia é um serviço de intervenção que se concentra em melhorar a fala e habilidades de uma criança para entender e expressar a linguagem, incluindo a linguagem não verbal. Fonoaudiólogos, ou fonoaudiólogos, são os profissionais que prestam esses serviços. A fonoaudiologia inclui dois componentes: 1) coordenar a boca para produzir sons para formar palavras e frases (para abordar a regulação da articulação, fluência e volume da voz); e 2) compreender e expressar a linguagem (para abordar o uso da linguagem através de formas escritas, pictóricas, corporais e de sinais, e o uso da linguagem através de sistemas de comunicação alternativos, como mídias sociais, computadores). Além disso, o papel do Fonoaudiólogo no tratamento de distúrbios da deglutição foi ampliado para incluir todos os aspectos da alimentação.

 

Será que meu filho precisa de um Fonoaudiólogo?

Algumas crianças podem ter excelente pronúncia e podem até ser leitores precoces, mas podem precisar de terapia fonoaudiológica para melhorar a linguagem “pragmática” ou o processo de usar linguagem verbal e corporal adequadamente em situações sociais para propósitos cotidianos, como fazer pedidos, conversar, e fazendo amigos. Outras razões que as crianças podem precisar de terapia da fala incluem condições médicas, como uma lesão cerebral ou infecção que afetou sua capacidade de se comunicar e uma deficiência identificável, como a síndrome de down, dislexia e dispraxia. Os serviços geralmente começam em tenra idade e continuam quando as crianças entram na escola e começam a se comunicar com a linguagem escrita.

 

Programas de Fonoaudiologia

Fonoaudiólogos não só avaliam e tratam a articulação, a linguagem e as dificuldades cognitivas, mas alguns também se concentram na deglutição e alimentação. Não é incomum que as crianças que têm problemas para conversar também tenham desafios alimentares. Embora as crianças com necessidades especiais sejam as primeiras a serem lembradas, não é incomum que as outras crianças tenham dificuldades de fala e alimentação e comer envolve os aspectos motores finos de mover a língua, mandíbula e lábios de forma coordenada, e isso nem sempre é fácil de fazer.

 

Como funciona a terapia da fala ou Fonoaudiologia:

Os Fonoaudiólogos descobrem que tipo de problema de linguagem o aluno tem. Eles determinam o que está causando isso e decidem o melhor tratamento. Os fonoaudiólogos podem ajudar as crianças a desenvolver habilidades trabalhando com elas individualmente, em pequenos grupos ou na sala de aula.

Podem ajudar com:

Problemas de articulação: não falar claramente e cometer erros nos sons.

Problemas de fluência: problemas com o fluxo da fala, como a gagueira.

Ressonância ou problemas de voz: problema com tom de voz, volume e qualidade.

Problemas de alimentação oral: Dificuldade em comer, engolir e babar.

 

Podem ajudar a tratar:

Problemas de linguagem receptiva: dificuldade em entender (receber) a linguagem.

Problemas expressivos de linguagem: problema ao falar (expressar) a linguagem.

Problemas de linguagem pragmática: problema ao usar a linguagem de maneiras socialmente apropriadas.

 

Os Fonoaudiólogos usam estratégias adaptadas para o desafio particular de cada criança. Estratégias podem incluir:

Atividades de Intervenção na Linguagem: Essas atividades desenvolvem habilidades de várias maneiras, incluindo modelagem e feedback das crianças. O terapeuta pode usar fotos e livros ou terapia baseada em brincadeiras. Ela também pode usar exercícios de linguagem para praticar habilidades.

Terapia de Articulação: O Fonoaudiólogo modela os sons com os quais a criança tem dificuldade. Isso pode incluir demonstrar como mover a língua para criar sons específicos.

Terapia de alimentação e deglutição: O Fonoaudiólogo ensina os exercícios da criança para fortalecer os músculos da boca. Isso pode incluir massagem facial e vários exercícios de língua, lábio e mandíbula. Ela também pode usar diferentes texturas alimentares para estimular a consciência durante a ingestão e a ingestão.

 

Os benefícios da terapia da fala ou Fonoaudiologia

A terapia da fala pode ajudar as crianças a aprenderem a falar com mais clareza. Isso os ajuda a se sentir mais confiantes e menos frustrados em falar com os outros. Crianças que têm problemas de linguagem podem se beneficiar socialmente, emocionalmente e academicamente da terapia da fala.

Para crianças com problemas de leitura, como a dislexia, a terapia da fala pode ajudá-las a ouvir e distinguir sons específicos em palavras, Isso pode melhorar as habilidades de compreensão de leitura e incentivar as crianças a ler.

A terapia da fala é especialmente benéfica quando as crianças começam cedo na vida. Em um estudo, 70% das crianças pré-escolares com problemas de linguagem que passaram pela terapia da fala mostraram melhora nas habilidades de linguagem.

Clia Psicologia - Saúde e Educação

A Clia Psicologia, Saúde & Educação tem como maior objetivo promover a prevenção da saúde do individuo em seu aspecto biopsicossocial.

Deixe seu comentário

Fechar Menu